23 de maio de 2010

Momentos mágicos: Olé!

Essa semana que passou foi de intensa atividade para dar conta de um desafio que aceitei.
Tive que colocar a prova minha capacidade criativa...
Finalmente premiada com um resultado surpreendente, achei por bem fazer uma reflexão mais apurada sobre a criatividade.
Ao nos depararmos com alguma coisa trivial, algo complexo, uma necessidade de externar algo que nos incomoda, um problema a resolver, temos que fazer uso da criatividade...

O processo criativo perpassa por etapas:
1) PREPARAÇÃO – nela definimos com clareza o que queremos e passarmos a pensar e repensar sobre possíveis soluções para o problema surgem muitas idéias e nenhuma parece nos satisfazer.


2) INCUBAÇÃO - é quando cansados ou com outras atividades para fazer deixamos de lado a questão e guardamos essas ideias numa gaveta no nosso cérebro, que fica à disposição do nosso inconsciente. Como diz Daniel Goleman: "Ficamos mais receptivos de sugestões da mente inconsciente nos momentos de devaneio, quando não estamos pensando em nada em particular. Por isso, o sonhar acordado é tão útil na busca da criatividade".




3) INSPIRAÇÃO - é aquele momento que surge de repente e nos dá uma idéia do que fazer, da solução, da base e aparece quando menos se espera. Achei!!! É um momento peculiar e importante por estarmos mais envolvidos com a emoção do que com a razão. O coração fala mais alto do que a mente.


4) VERIFICAÇÃO - nessa etapa podemos provar, testar e verificar se aquela centelha, que trouxe uma felicidade incomum no momento anterior, pode ser aplicada, se é viável. Mas quando as idéias não podem ser verificadas, sentimo-nos frustrados, essa frustração no processo criativo é tão normal quanto aprender a andar...Tentamos uma, duas, muitas vezes, até que conseguimos achar a solução do problema. Uma regra oculta da criatividade: PRATICAR, PRATICAR E PRATICAR!!!
O ideal é construirmos um ambiente criativo que permita constantes desafios:

- buscar a pessoa criativa que existe dentro de nós;
- praticar, errar e aprender, reaprendendo, pois as pessoas criativas são fluentes, tem muitas idéias, flexibilidade, originalidade, são sensíveis, elaboram constantemente, buscam a liberdade com vigor e luta;
- optar por um lugar onde o bom humor impere;
Criatividade é como musculação, os resultados costumam aparecer depois de um tempo de malhação, suor e cansaço...
Quando a criatividade é despertada aguça o desejo de inovar, de explorar novas formas de fazer as coisas, de transformar sonhos em realidade.




Segundo Elizabeth Gilbert, autora do Bestseller "Comer, Rezar, Amar", os gênios aprenderam a captar momentos de intuição e transcrever para algo físico (uma música, um livro, uma inovação, uma jogada brilhante, uma dança, uma obra de arte etc). É um momento de transcendência quando algo mágico acontece. Um momento de "Olé!".


Quando você faz o que ama, seu canal intuitivo estará em boa forma e você naturalmente terá vários momentos mágicos. "Olé", segundo a história que narra a invasão da Espanha pelos Mouros, é uma variação da pronúncia da palavra "Alá". Ainda hoje, durante as danças flamencas ou nas touradas, as pessoas gritam "Olé" quando sentem que o artista fez algo impossível ou mágico. Então, "Olé" é quando algo divino se manifesta no mundo.
Nessa semana vivenciei momentos mágicos... Olé!!!Olé!!!


Regina Coeli

5 comentários:

  1. Querida Regina,
    Gostei muito de ler, o que escreveu. Realmente criatividade é Inspiração e Transpiração, para quando é possível, gritar a plenos pulmões OLÉ!...Um Olé para nós e sempre um olé para os outros, que o conseguem.
    Bom domingo?
    Desejo que sim.
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  2. OLÉ para você, Regina ! Estamos ansiosas para ver o resultado de seu desafio. Mas temos a certeza de que foi digno de muitíssimos OLÉS , em se tratando de você.

    Beijos,

    eneida

    ResponderExcluir
  3. Eu sei por que! Eu sei por que!! Nem me aguento de tanta curiosidade, ansiedade, felicidade...
    Falávamos sobre ele hoje aqui em casa. Não vejo a hora de descortinar sua criatividade aqui em casa. Feliz demais por você ter aceitado o desafio.
    Ai, que o carteiro não chega... hehehe
    Amei ler sobre o processo criativo. Adorei a frase sobre materializar intuição. Ótimo texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Aiaiaiia, acho que isso tem haver com a surpresa que vc e a Tati estão preparando.
    Quanta ansiedade!!!!
    Só sei que vindo de vcs , deve ser algo muito bom!!!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. regina gostei do texto!! criatividade é um dom que poucos tem e paciência para por em pratica!! e você é uma privilegiada!!! bjsss
    elzinhaa

    ResponderExcluir