28 de março de 2010

Uma boa leitura

THRITY UMRIGAR é escritora e jornalista indiana, nasceu em Mumbai e migrou para os EUA aos seus 21 anos. Ela começou sua arte escrevendo poemas desde menina como uma forma de botar pra fora sentimentos presos, principalmente quando brigava com seus pais, e acredita que Bob Dylan e Emily Dickinson inspiraram seu talento tornando-a louca e fascinada por palavras.
Umrigar é uma escritora talentosa, sensível, fortemente, honesta e muitas vezes incisiva. Suas memoráveis personagens viverão por muito tempo.
Ela foi premiada ainda com o Nieman Fellowship de Harvard, tem Ph.D. em Inglês e hoje vive em Cleveland, Ohio.
O que torna os livros da THRITY tão envolventes é a sua habilidade em levar os leitores a simpatizarem com seus temas.
Eu posso dizer isso “de cadeira”!!!



“A DISTÂNCIA ENTRE NÓS”, apresenta um retrato claro das diferenças sociais na Índia. A história gira em torno de duas mulheres: SERA e BHIMA, cujos destinos estão ligados não por laços de amizade e sim de submissão entre a empregada e a patroa.
Distantes pelas diferenças entre classes, elas se aproximam na condição de mulheres oprimidas, que dedicaram as vidas para cuidar dos outros, e suas existências vão se construindo juntas, sempre alimentadas por uma relação de atração e repulsa.
Quando encontramos BHIMA pela primeira vez, ela está dividindo com MAYA um colchão fino. MAYA é a neta sobre quem ela depositou todos seus sonhos e esperanças, que só desmoronaram devido a uma gravidez inesperada e suas conseqüências desastrosas.
Mais tarde ficamos sabendo que SERA e sua família usaram seu poder e dinheiro para influenciar as vidas de BHIMA e MAYA, fornecendo fundos para a educação universitária de MAYA. Também ficamos sabendo que a vida privilegiada de SERA não é como parece ser; depois de anos sofridos com a crueldade de sua sogra, ela teve de encarar os abusos emocionais e físicos de seu marido, dor esta que somente BHIMA podia ver e aliviar. Apesar das tragédias e triunfos SERA a e BHIMA sempre partilharam uma ligação que transcendia classe e raça, um laço partilhado pelas duas mulheres cujos destinos pareciam sempre estar nas mãos de outros, fora do controle delas. Uma história que retrata tragédia e esperança, provocante e perturbadora...
Apaixonei pela linguagem sutil, mas incisiva da THRITY UMRIGAR por mostrar a realidade das mulheres indianas, com uma trama inteligente e envolvente, que captou minha atenção do início ao fim do livro.

Um comentário:

  1. olá
    eu li tambem a doçura do mundo e um lugar para todos.
    adorei os livros desta escritora

    ResponderExcluir