25 de março de 2010

GALINHA D’ANGOLA

A espécie de GALINHA D’ANGOLA, trazida para o Brasil pelos portugueses foi a Numida meleagris galeata, originária do arquipélago de Cabo Verde – África.
São conhecidas atualmente, pelo menos trinta e duas variedades de GALINHAS D’ANGOLA, que podem ser diferenciadas pelo porte ou pela coloração da plumagem.
Em nosso País ela também é conhecida como: CAPOTE, COCÁ, TÔ FRACO, ANGOLINHA, PINTADA, GUINÉ ou ainda erroneamente GALINHOLA, as mais comuns são: Branca, Cinza Comum, Preta Malhada de Branco, Azul (a mais rara, freqüentemente utilizada como ave ornamental) e a Francesa (a mais pesada e com maior postura de ovos).


Ao longo dos anos esta espécie sofreu processos de melhoramento, particularmente na França, onde também é criada com fins comerciais e sua carne é tão valorizada como a dos faisões, sendo considerada um prato nobre.
Elas são muito barulhentas e quando se sentem ameaçadas, apresentam uma característica marcante e diferente de outras aves: preferem correr a voar e se empoleiram em uma árvore.
As GALINHAS D’ANGOLA, que originalmente eram aves selvagens, vivem em bandos lideradas por um macho, alimentando-se de sementes, folhas, frutos, insetos e outros invertebrados e até mesmo pequenos vertebrados, como lagartos, pequenas cobras e camundongos.


Hoje já domesticadas pesam duas vezes mais que suas antigas ancestrais. Na primavera, a fêmea põe uma dúzia de ovos em um buraco escavado no chão. Os pintinhos saem em 25 dias e logo ficam independentes dos pais.
Elas são aves polígamas, pois um macho cruza com várias fêmeas.


As GALINHAS D’ANGOLA ficam estressadas facilmente, sendo extremamente agitadas. Locomovem-se em bandos e precisam do bando para reproduzir, pois só assim sentem estímulo para o acasalamento. E, como grupo, são organizadas. Cada um tem seu líder, o que é fácil de constatar no momento em que se alimentam: o líder vigia enquanto os outros comem, e só depois de verificar que está tudo em ordem é que começa a comer.
As GALINHAS D’ANGOLA podem viver até sete anos, porém sua produtividade em um criatório é de no máximo quatro anos. Sua postura começa normalmente por volta do oitavo mês de vida e ocorre no período da primavera e verão.

6 comentários:

  1. Oi Regina aqui em casa temos um par de "angolistas" branco e mais 4 cinza que formam um bando bem agitado. São as galinha de bolinhas da minha mãe. Aqui elas custam caro e são dificeis de conseguir. Gosto muito delas e seu post foi bem esclarecedor brigadão e muitos beijos.

    ResponderExcluir
  2. Super esclarecimentos a respeito desa galhinha de bolinhas, eu acho um encanto. Meu netinho Mateus a chama de galhinha GANGOLA, ele tem apenas três anos e e´muito esperto.
    como eu gosto demais de enfeites de galinha tenho vários e Mateus sempre brinca com elas quando vem aqui em casa.
    Quando fizer a reforma do meu quintal penso em ter pelo menos um casal, eu as acho um encanto.
    Beijos e beijos Regina!
    Ah...já postei meu mimo e enviei para as amigas com seus blogs encantadores.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que aula. Quem é professora, é. Rs Meu filho do meio é apaixonado por galinhas, seja qual espécie e raça for.... para ele não tem nada mais lindo que uma angola, uma pescoço pelado.
    Aqui na minha cidade tem uma artista-artesã - que anda sumida - mas fez muito sucesso com o tema de galinhas d´angola, em telas, camisetas. As angolitas dela são do estilo da sua, bem peruas... tomam chá das cinco, vão ao vernissage. Uma graça.
    Recebi todas as dicas novas, porém não encontro alguns materiais por aqui na cidade. Mas estou fazendo o bicho...

    ResponderExcluir
  4. Regina me gustan mucho los comentarios que haces pero no los entiendo bien del todo si hicieras el favor de poner un traductor en el blog.
    Puedfe que sea un poco atrevida, pero entiendo un poco el portugues y ya se que el idioma es diferente ,entiendo las cosas a medias.

    Gracias. Rosa

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma galinha d,angola e ela e linda criei des d q era um ovo eka prefere a nossa companhia q a dos outrorg da sua especie.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Onde consigo comprar pintos de galinha de angola e peru próximo a Caxias Do Sul -RS. se puderem me enviar por e-mail agradeço .. julianomaino@pop.com.br

    ResponderExcluir