15 de outubro de 2010

Obrigada Professores!!!

15 de Outubro

Os Professores passam por nossa vida e deixam suas marcas, sejam elas negativas ou positivas.
A criação dessa data tem a ver com a criança, a educação e o professor, e nesse contexto, encontramos uma chave significativa para abrirmos a dimensão do desenvolvimento. Investir na criança e no professor significa promover desenvolvimento em todas as áreas humanas.


A comemoração do Dia do Professor tem a sua origem num decreto imperial. No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava da descentralização do ensino, da contratação e do salário dos professores, das disciplinas básicas que todos os alunos deveriam aprender, currículo mínimo e das escolas dos meninos e das meninas. A lei tinha limites como, por exemplo, todos deveriam aprender a ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas, mas só os meninos aprendiam geometria prática, enquanto as meninas estudavam economia do lar. A escola ajudava a definir e limitar os espaços conforme o sexo dos estudantes.
Apesar da limitação foi uma lei importante e na década de 1930, o dia 15 de outubro começou a ser comemorado como o dia do professor.
Em 1963, a data começou a fazer parte do calendário do país por força de um decreto, do Presidente João Goulart.


Nessa mesma época o grande Educador Paulo Freire implantava no País o Projeto de Alfabetização de Adultos.
Não é novidade falar que há problemas em relação à docência e educação, em nossa Pátria: faltam condições materiais, físicas, humanas, estruturais, conhecimento científico, visão de desenvolvimento e de sistemas de ensino, mas o muito que há por fazer é responsabilidade de todos nós cidadãos brasileiros...
Com meus pais aprendi a respeitar os professores. Com meus professores aprendi a gostar de estudar e acabei despertando minha vocação para o Magistério...
Desse tempo guardo recordações inesquecíveis!!


Agradeço aos meus professores por me deixarem a visão da pesquisa e da formação continuada, gosto muito de aprender assim como tenho prazer em ensinar!!! 
Peço a Deus muitas bênçãos para todos os Professores e que a sociedade valorize mais o trabalho por eles desenvolvido.
Meu abraço especial e carinho vão para meus dois filhos: HUMBERTO e RAFAEL, que apesar de tão jovens enfrentam com seriedade as dificuldades da sala de aula.
A rotina de vocês é dura, mas vocês adotaram a matemática de vida, dividindo os conhecimentos para uma melhor solução.
Parabéns PROFESSORES!!

Regina Coeli

4 comentários:

  1. Parabéns a você pelo dia de hoje!!!

    ResponderExcluir
  2. Dindinha,
    Se alguém merece parabéns, esse alguém é você.Educadora por opção você fez a diferença na vida de muitos dos seus "pupilos" Qual deles não lembra com carinho da famosa "Tia Rege", que ensinava brincando e fazia do aprendizado um prazer.
    Beijos saudosos.
    Ritoca

    ResponderExcluir
  3. Regina, desejo assim como você, muitas felicidades e prosperidaes aos professores, pois eles merecem!
    Muito bonita a sua homenagem.

    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Regina
    Muito bom o seu post, e os professores merecem todas as homenagens mesmo.
    Não sabia que você era dessa área. Então, parabéns a você e aos seus filhos, que abraçaram essa profissão tão bonita.
    beijos

    ResponderExcluir