31 de agosto de 2010

Vamos viajar?

Uma aventura bem longe de casa...
Durante toda a minha vida tive poucas chances de viajar...
Trabalhei vários anos em dois empregos. As vezes as férias de ambos não coincidiam e eu acabava ficando enquanto os demais membros da família faziam suas viagens, seus passeios...


Desde as 08h00 de quinta-feira, dia 26 de agosto iniciei com meu filho caçula RAFAEL uma longa viagem.
Entre os trechos terrestres e áreos percorremos 4000 km nesses 5 últimos dias, com escalas em 4 Estados. Uma aventura e tanto!!!


Ele foi participar de um Concurso Público, na sua área de atuação, na UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS no Mato Grosso do Sul, que em julho desse ano completou 5 anos de instalação.


DOURADOS é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundado em 1935, DOURADOS teve desenvolvimento lento até a segunda década do século XX, por deficiência dos meios de transporte e vias de comunicação, com centros maiores.


A abertura de rodovias, acelerou seu desenvolvimento e DOURADOS tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 1970.


Entre os eventos que atraem muitos visitantes à cidade estão a FESTA DO PEIXE, com concurso de pesca, a EXPOAGRO (Feira Agropecuária de Dourados) e o CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS.


Outro atrativo muito apreciado pelos turistas é o ARTESANATO local que é bastante conhecido.
Ficamos hospedados no IBIS HOTEL, que segundo a KARINA, filha da Terra é um dos muitos prédios existentes na cidade de Dourados. Um Hotel sem sofisticação, mas com atendimento muito bom!!



O Hotel tem como vizinho do lado esquerdo o SHOPPING AVENIDA com bastante lojas modernas, muito bem  apresentadas, movimentada praça de alimentação, ótimo supermercado, onde crianças, jovens e adultos se encontram para suas compras, passeios e bate papos.


Com mais de 200 mil habitantes, DOURADOS é considerada a segunda cidade do Estado de Mato Grosso do Sul em população, só perdendo para Campo Grande- Capital.
Ficamos Impressionados com o elevado número de japoneses e seus descentes que escolheram Dourados para morar, estudar, trabalhar e criar suas famílias. Muito simpáticos e sorridentes...


Essa metrópole é servida por linhas regulares de transporte aéreo, um terminal rodoviário com viagens programadas para os principais centros do país, linhas de ônibus municipais, possui também um notável desenvolvimento comercial e de prestação de serviços.


Nos anos 1990, além do crescimento da agropecuária, o desenvolvimento do comércio e de serviços foi decisivo para que DOURADOS se consolidasse como pólo regional, de serviços e agropecuário para uma região com quase 1 milhão de pessoas, incluindo parte do Paraguai, o que lhe confere o merecido título de PORTAL DO MERCOSUL.


Aqui aparece a CATEDRAL IMACULADA CONCEIÇÃO bem no centro da cidade de DOURADOS. Mesmo com uma arquitetura rústica ela se mantem magestosa, uma matriz muito bonita!!

Numa das principais avenidas de DOURADOS deparamos com a CÂMARA MUNICIPAL, com sua arquitetura moderna, que dá destaque as placas de vidros tranparentes.


Passamos um dia na cidade de PONTA PORÃ que era local de parada de carreteiros que faziam o transporte de erva-mate e era habitada por algumas tribos de índios, como os Nhandevas e os Caiuás.
A cidade foi originada através de expedições militares e da concessão dada pelo governo Imperial a Thomas Laranjeiras, para a exploração da erva-mate.
Em 19l3, foi instalado oficialmente o Município de PONTA PORÃ.


A erva-mate é uma das riquezas da região, o chá mate é usado diariamente pelos moradores de PONTA PORÃ. Há de se destacar as maravilhosas culturas da soja e do milho. Muitas foram as fotos tiradas dessas plantações através da janela do ônibus.


No entanto a atração mais evidente de PONTA PORÃ é a extrema proximidade com a cidade Paraguaia PEDRO JUAN CABALLERO, cuja divisa é apenas o canteiro central da Avenida Internacional. Com apenas um passo, cruza-se a fronteira onde se pode encontrar produtos importados de todo o mundo. Nessa praça o monumento: BIEVENIDOS A PEDRO JUAN CABALLERO, onde se vê a fusão de brasileiro com paraguaio. 


PONTA PORÃ é uma divisa estratégica para o Brasil e um dos grandes centros turísticos do Estado. Lá se pode observar a mistura de costumes e o interessante intercâmbio culinário, lingüístico e cultural entre essas duas cidades de países diferentes. PONTA PORÃ, em língua Guarani, significa “Largo Bonito”.


A fronteira urbana com a cidade paraguaia de PEDRO JUAN CABALLERO atrai brasileiros ávidos pela compra de produtos importados a preços acessíveis.
Do outro lado da larga Avenida Internacional, que faz a divisa entre os dois países, as lojas de rua e os shoppings disputam os clientes que chegam de várias partes do País em busca de bebidas, perfumes, roupas, eletrônicos entre outros.


O SHOPPING CHINA na cidade de PEDRO JUAN CABALLERO - Paraguai, vale à pena ser visitado! Foi eleito o maior SHOPPING CENTER da America Latina.
São 1000 m de construção, 50 caixas. Ai trabalham em sintonia Brasileiros e Paraguaios e circula pelo comércio: dólares, real e peso.
Haja disposição para conhecer os milhares de produtos importados colocados a venda.
Quem está montando casa e quer comprar artigos eletrônicos e complementos, eletrodomésticos, roupas de cama, mesa e banho não pode deixar de passar lá se estiver próximo a PONTA PORÃ.


Para dar conta do movimento, PONTA PORÃ oferece boas opções de hospedagem e de restaurantes de cozinha internacional. Os bares garantem a animada vida noturna.
Esse é o CASSINO e o Hotel AMAMBAY, muito badalados e frequentados em PEDRO JUAN CABALLERO - Paraguai, onde o jogo é permitido. Bonita construção!!!
  

A sensação de segurança ao atravessar a rua entre os dois países é intrigante... Quando estamos do lado paraguaio, vemos pessoas armadas, com vestuário despojado, poeira vermelha, ruas calçadas com pé-de-moleques, sem asfalto, mas basta atravessar a avenida  e já estamos em nossa Pátria, nos sentimos em casa e a sensação de segurança é bem maior...


Essa aventura nos rendeu novos conhecimentos, nos deu a chance de passarmos 5 dias bem diferentes da rotina, divertindo, desfrutando da boa receptividade dos Matogrossences e dos Paraguaios.


Ao raiar da segunda-feira voltamos para casa cansados mas felizes pela oportunidade que tivemos de estar juntos nessa viagem!!
Regina Coeli

13 comentários:

  1. Querida Regina, que maravilha poder estar ao lado de seu filho e nessa deliciosa aventura.
    Aproveitem muito! E nos conte cada detalhe.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Regina
    Que viagem gostosa heim? Só a companhia que você teve já era tudo de bom não é?
    Eu nunca estive por esses lados. Meu irmão e minha cunhada já foram 2 vezes para Ponta-Porã, atravessaram e fizeram muitas compras excelentes. Estou com vontade de ir antes do final do ano e sua dica valeu muito.
    Obrigada
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. UAU! Foi na verdade uma viagem cultural a que você nos proporcionou!
    Que coisa boa poder viajar com o filhote, né?
    E como foi o concurso? Ele está animado? E se ele for aprovado, você se muda com ele para Dourados? Vai troar o pão de queijo pelo tererê? hehehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Viajar é tudo de bom!
    Quero férias rsrsrrssr!!
    Bjsss
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Nem precisamos viajar depois de ler este post. Já fiz esse mesmo roteiro e não fiquei conhecendo nem metade de tudo o que você nos ensinou. Obrigada, querida Regina, e boa sorte para seu filho.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  6. El viaje fue muy bueno. Gracias por la compañía madre.

    ResponderExcluir
  7. Alo,Regina.
    Que viagem gostosa,hein?Saiu por ai,com seu filho e curtiu muito.Isso e que e bom,Regina.Adorei seu relato e as coisas que aprendi.Eta,Brasil grande,so.Beijo gde,querida.zenaide storino.
    Obs:seu filho e muito lindo,viu?

    ResponderExcluir
  8. Menina, que postagem maravilhosa e rica em detalhes! Amei!!!

    Já viajei por essas "bandas" também, há bastante tempo atrás, e também acompanhada dos filhos.
    Agora, pelo visto, está tudo muito mais moderno e bonito. Gostei demais de ver.

    Parabéns por esse seu caçula, que com toda certeza é um orgulho na sua vida.

    Parabéns também pelo blog, que é tudo de bom. Amo passear por aqui.

    Beijinhos, e um ótimo feriadão prá você.

    Sua amiga,

    Cid@

    ResponderExcluir
  9. Oi Regina. Tudo bem?

    Sou a Annia e trabalho na comunicação digital da cia. aérea KLM.

    Lendo seu post sobre a sua viagem com o seu filho, achei que teria interesse em fazer uma lembrança dessa viagem. Por isso, gostaria de compartilhar com você a campanha de etiquetas personalizadas para bagagem da KLM, que permite que você customize suas tags com fotos, desenhos ou qualquer outra imagem que quiser.

    Para fazer as etiquetas, GRATUITAMENTE,basta acessar o hotsite: www.baggagelabel.klm.com ou a Fan Page do Facebook http://www.facebook.com/KLMBrasil?v=app_7146470109, seguir as instruções e você receberá as etiquetas na sua casa!

    Aproveite para fazer ainda este final de semana, pois a promoção acaba no domingo, 19 de setembro!

    Qualquer dúvida que tiver me avise!
    Abraços!
    Annia Vuolo
    (annia.vuolo@edelman.com)

    ResponderExcluir
  10. Olá Regina!

    Adorei seu blog, literalmente uma viagem rsss..
    Entrei por um acaso nele e de cara me deparei com sua viagem a minha cidade (Dourados/MS)! Poucas vezes alguém descreveu a história da minha cidade tão bem, parabéns!!
    No entanto tenho que discordar quando voce diz que o Hotel Ibis é um dos poucos prédios da cidade! Dourados tem muitos prédios, muitos mesmo.
    Infelizmente não sei te dizer exatamente o numero, mas sao muitos. Dourados tem 200mil habitantes, nao poderia ser diferente né?
    Bom, é isso! Sucesso com seu blog!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse post. Aquela foto do pasto ficou linda, digna de wallpaper. Mas pedro juan caballero é tão ruim assim? não existe polícia lá?

    ResponderExcluir
  12. Só uma correção, as moedas que circulam na região de fronteira (Brasil - Paraguai) são o Real, o Dolár e o Guaraní. O Peso não tem circulação no Paraguai.

    ResponderExcluir