23 de julho de 2010

Um Nome de Origem Latina

As peripécias vividas com um Nome Latino

Logo após meu nascimento minha Mãe fez a escolha do nome: REGINA CÉLIA e como meu Pai não estava na cidade, lá se foi um compadre de meus pais até o CARTÓRIO DE REGISTROS providenciar minha CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
Ao dizer para o escrivão, um senhor já de cabelos grisalhos, o nome da criança, o mesmo disse:


“Que bom gosto, REGINA COELI – nome de origem latina que significa – RAINHA DO CÉU. Os pais devem ser muito católicos! Parabéns!”
O compadre da Mamãe meio sem jeito de discordar do Escrivão, confirmou o nome e retornou muito feliz com minha CERTIDÃO DE IDADE, contando o sucedido para Mamãe...


Tudo transcorreu dentro da normalidade até minha chegada na ESCOLA, isso há muitos anos atrás, ave!!!
Nessa época a matrícula era feita na 1ª série do Curso Primário.
Que alegria aprender a escrever meu nome: REGINA COELI, uma conquista de gente grande!!!


Mas as peripécias começaram a surgir quando eu tinha que dizer o nome e alguém tinha que escrevê-lo...
Mamãe ensinou que devia dizer REGINA CHELI (ou se puxasse mais para o Italiano poderia dizer: REDINA THELI).
Eu ficava desconsertada em ter que explicar a origem latina do nome (pois o Latim já era uma lingua extinta), e depois ainda tinha que soletrar os dois nomes para que a escrita saísse correta.
Eu via e ouvia diversas versões do nome:
REGINA CELI
REGINA CELLY
REGINA COELLY
REGINA CHELY
REGINA CÉLIA
REGINA COELHO
REGINA COLI
Mas o bendito REGINA COELI, não saia nunca!!
E eu ali esperando as pessoas refazerem a grafia do nome.


Eu só me sentia um pouco mais aliviada, quando participava das Missas que eram celebradas em LATIM e ouvia o afinadíssimo Coral da Igreja entoar magnificamente o:
Regina Coeli, laetare, alleluia, alleluia!!! Ou quando era rezada a LADAINHA DE NOSSA SENHORA, onde a RAINHA DO CÉU era enaltecida diversas vezes.


Fora disso toda vez que precisava apresentar meu nome para preenchimento de uma ficha, ou documento, tinha que me preparar para a soletração e explicação...
Nessa época eu ainda não tinha acesso ao TIO GOOGLE e quando me casei pensei seriamente em retirar o COELI (CHELI) do meu nome, mas como se tratava de um nome composto e Mamãe registrou os 8 filhos com nomes compostos, achei que seria uma indelicadeza retirar um dos nomes. Poderia manter REGINA sem o COELI, ou seja continuaria RAINHA, mas perderia o CÉU...


Cada nome possui um significado especial. Na maioria das vezes, este significado está diretamente ligado à sua origem e pode dizer algo sobre a personalidade da pessoa.
Fato considerado importante até existindo um ramo da lingüística destinado exclusivamente à explicação dos nomes: a ONOMÁSTICA - o estudo destinado a explicação dos nomes próprios.


Somente bem madura fui pesquisar sobre a origem e o significado do meu nome e então me senti agraciada: pelo seu significado tão bonito, pela escolha   indevida feita pelo compadre da Mamãe e reverti o que me incomodava em fonte de admiração...
Gosto do meu nome, tenho a maior paciência em soletrá-lo para as pessoas e ainda fico feliz em dizer a origem e o significado de REGINA COELI.


REGINA COELI: do Latim, significa Rainha do Céu - Indica voluntarismo e firmeza de decisão. É próprio de mulheres que, da mesma forma que os antigos sofistas gregos, usam os recursos verbais para convencer seus interlocutores.
Não vejo mais motivo de constrangimento, hoje vivemos em paz eu e meu nome. 

Regina Coeli 

23 comentários:

  1. Parabéns pelo nome tão bonito!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo nome, vejo que vc segue a risca o significado de seu nome!!!
    Gostei o post foi muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Regina Coeli,
    Ainda bem que ninguém inventou moda comigo.Acompanhei suas agruras com seu lindo nome e não foi fácil. Nessa hora fico feliz com meu Rita de Cássia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Regina, Rainha da sensibilidade...teu nome não só combina com vc, ele te "apresenta", te representando.

    Bonita a história, lindo o significado e, ainda mais, tua decisão em mantê-lo, transformar um engano em um presente.

    Beijos, Rainha do Céu, um ser admirável e tão querido por tantos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post! ahaha que confusão hein!
    Bjssss
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Amei o post!!!
    Acho muito bonito esse nome.E tb porque assim, vc fica com nome exclusivo.Vc e Nossa Senhora!!!
    bjos
    Tem sorteio no blog, acho que vc vai gostar !!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá Regina!
    Muito bom o post. Bem que você fez, assumir seu nome. É muito lindo e significativo. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo isso que você escreveu, Regina Coeli.
    Apesar de ter te dado alguns dissabores na infância e adolescência, quando a gente quer ser igual a todo mundo, seu nome a fez única.
    E, hoje, você é Regina Coeli e em nossos corações.

    Beijos,
    Eneida, Maristela, Sílvia, Regina, Télcia, Gabi, Zezé, Renata, Miramar

    ResponderExcluir
  9. Regina Coeli, nome perfeito para uma pessoa tão talentosa, generosa, inteligente e compassiva.
    Adorei seu depoimento e é muito bom conviver contigo, neste canto tão encantador e honesto.
    Gde abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  10. Querida Rainha
    Que história mais bonita essa do seu nome. Gostei de aprender sobre o significado.
    um beijo

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo NOSSO nome!!!!!
    Também acontece comigo quando tenho que me identificar: a pronúncia, as explicações... Mas nunca cheguei a ter um "conflito" com meu nome.
    Não muito diferente do seu, meu nome foi escolhido por minha avó materna e muito bem aceito por meu Pai (filho de italiano).
    A família de minha mãe é espanhola e muito católica, portanto, quanto a origem e significado, sempre tive as explicações de meus pais e sempre senti orgulho e amei meu nome.
    Ah! já ia me esquecendo, sou Regina Coeli, muito Prazer!
    Entrei no seu blog, por acaso, e fiquei apaixonada!!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece isso comigo tbm pois me chamo Regina coeli

      Excluir
  12. Maria Angela Gualberto3 de agosto de 2010 às 12:46

    Regina Coeli,
    Regina Theli,
    Regina Cheli,
    Regina coração do tamanho do mundo!
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  13. Amai a sua história. Lindo nome... maravilhoso! Em busca de uma curiosidade, encontrei uma história encantadora. Minha mãe, falecida há quase 5 meses, foi criada num convento, dos 9 aos 16 anos, e ela cantava lindamanete o 'Regina Coeli'. Fazendo a Novena de São Miguel Archanjo, deparei-me com uma citação sobre a Augusta Rainha, e resolvi procurar na net a letra do hino, que tantas vezes ouvi minha mãe cantar. Continuarei a busca. Bjos! Aençoada seja você Regina Coeli.

    ResponderExcluir
  14. Significado do Nome Regina:

    Fonte: http://nomes.clickgratis.com.br/

    Latim, significa rainha. Indica voluntarismo e firmeza de decisão. É próprio de mulheres que, da mesma forma que os antigos sofistas gregos, usam todos os recursos verbais para convencer seus interlocutores.

    ResponderExcluir
  15. ADOREI REGINA COELI A SUA CLAREZA EM DESCREVER TÃO CARINHOSAMENTE A SUA REALIDADE, A SUA VIVÊNCIA E AS VÁRIAS PASSAGENS HILARIANTES A RESPEITO DE SEU NOME. SEI EXATAMENTE O QUE É ISTO,POIS TAMBÉM ME CHAMO REGINA COELI,SÓ QUE MEU SOBRENOME É ESCORZA , IMAGINE O QUE SOFRI E SOFRO PARA EXPLICAR A GRAFIA, A PRONUNCIA E MUITAS VEZES A ORIGEM E SIGNIFICADO. MAS COMO VOCÊ, ADORO MEU NOME!!!!!NASCEMOS RAINHAS,NÃO SÓ DA TERRA, MAIS DO CÉU TAMBÉM!!!

    ResponderExcluir
  16. OI REGINA COELI,ENTREI NO SEU BLOG POR ACASO.PARABENIZO TODOS AQUELES QUE DERAM ESSE NOME A SUAS FILHAS ASSIM COMO O MEU PAI ESCOLHEU O MEU.ADORO O MEU NOME,MUITO PRAZER ME CHAMO REGINA COELI DE ALMEIDA.BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  17. Também me chamo Regina Coeli, e me identifiquei muito com seu depoimento, pois, as passagens que a Sra. relata são muito parecidas com as que eu tenho passado no decorrer da minha vida. Gostei muito do texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Qual fonte você usou para saber a origem do seu nome?

    ResponderExcluir
  19. Regina Coeli, um lindo nome com um belo significado. "Rainha do Céu" Deve ter muito orgulho desse do nome. Parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Meu sobrenome e Coelli, pelo visto o escrivão errou o meu,ouvi poucas pessoas pronunciar meu nome correto eu acho lindooooo ♥️

    ResponderExcluir
  21. Que interessante sua historia , amiga chará. Eu sou Regina Celia , e ao contrario do que ocorreu com você meus pais me puseram este nome em homenagem à Nossa Senhora , pois conheciam bem o seu significado.E foi meu pai que trouxe uma lista de opções de nomes de crianças e entre eles haviam as opções para o nome "Rainha do Céu" e minha mãe achou melhor a forma mais simples em portugues e não em latim justamente para no futuro não me trazer confusões com o nome. Entretanto , hoje , eu escrevo em um site para escritores e lá o meu nome de autora é *REGINA CAELI* , COM "A", uma outra forma latina de se escrever este nome...e tenho lá escritos em homenagem à nossa Mãezinha do Céu, um soneto , uma ode e orações de minha autoria, todos oriundos da minha grande devoção e do meu grande amor por MARIA SANTISSIMA!

    ResponderExcluir
  22. Meu nome. Maria Coeli. Passo por tudo igualzinho a vc. Minha mãe era mto religiosa. Prazer ler seu relato.

    ResponderExcluir