29 de junho de 2010

Uma aventura com o PATCHWORK

Um Panô para Copa/Cozinha

O PATCHWORK e o quilt são trabalhos manuais muito antigos e consiste em unir retalhos, formando combinações de cores e desenhos.
As primeiras evidências desse tipo de trabalho são muito antigas, datam de 3400 A.C.
No Brasil colonial e imperial, o quilt e o PATCHWORK eram atividades limitadas aos escravos, que usavam retalhos das roupas de seus senhores para a confecção de cobertas e roupas. Somente com a chegada dos imigrantes o PATCHWORK começou a ser mais difundido em nosso País.

Na década de 70, com o movimento hippie, o artesanato voltou a ter destaque. Desta forma, o quilt e o PATCHWORK ressurgiram com força total.
Os trabalhos de PATCHWORK podem ser desenvolvidos com a utilização de diversas técnicas e, geralmente, utiliza-se manta acrílica para criar um efeito acolchoado.

Para prender os retalhos ou fazer os arremates dos trabalhos de PATCHWORK, usa-se pespontos largos, mais conhecidos como quilt, uma espécie de alinhavo, utilizado para criar efeitos de relevo nos trabalhos. O quilt pode ser feito à mão ou a máquina de costura.

Com algumas técnicas e um pouco de imaginação, é possível criar trabalhos maravilhosos em PATCHWORK e quilt.
Com a evolução das máquinas de costura também surgiram acessórios especiais para o patchwork e o quilt (réguas, cortadores) e as técnicas vão sendo aperfeiçoadas a cada dia.

A indústria têxtil passou a desenvolver estampas e cores especiais e o patchwork invadiu as coleções de estilistas famosos e as passarelas do mundo todo.
As variadas técnicas do PATCHWORK e do quilt podem ser aplicadas na confecção de colchas, mantas, almofadas, panôs, roupas, peças decorativas para copa/cozinha, onde sua imaginação alcançar e as peças depois de prontas acabam fazendo sucesso...
O patchwork é muito mais que uma arte, é uma terapia!!!

Despertei meu interesse pelo PATCHWORK graças as informações de minha querida Irmã CARMEN LÚCIA sempre a frente do seu tempo, muito caprichosa e detalhista.
Sou grande admiradora das técnicas engenhosas do PATCHWORK, mas confesso que tenho muita dificuldade em lidar com os retalhos tão pequeninos...

Comecei esse PANÔ para COPA como um desafio e fui tomando gosto!!!
Optei pela manta acrílica mais grossa para a forração do meio, pois desejava obter um relevo mais pronunciado das figuras que foram dispostas a meu gosto e aplicadas com quilt sobre tecido xadrez preto e branco bem miudinho.
O PANÔ foi TOTALMENTE quiltado e costurado a mão...

Para o acabamento final apliquei Fuxicos de tamanhos diferentes e Palha da Costa nos laços.
Gastei boas horas de trabalho e muitas vezes os dedinhos foram furados, mas ao concluir o Projeto, achei que valeu a pena ter encarado mais esse desafio exercitando minha paciência...
Regina Coeli

17 comentários:

  1. Puxa, se valeu a pena!!Lindo trabalho e dedicação!beijos, parabéns!chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina
    Trabalho lindo!!!Parabéns!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  3. Deu saudade, Regina...quantos trabalhos manuais já fiz, horas e horas "gastas" nessa arte maravilhosa, criativa e terapêutica...

    Lindo mais esse trabalho teu. Vc os registra fotografando, eu fiz o mesmo com alguns artesanatos, mas principalmente com as telas que pintei. Como fiz presente de muitas delas, as imagens ficaram comigo (mas as que mais gostei estão penduradas pelas paredes...rs)

    Uma tarde cheia de trabalho e prazer, minha amiga artista!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Que labor tan preciosa has hecho Regina, me encanta como cuentas las cosas, besos

    Chelo

    ResponderExcluir
  5. Lindo, lindo, Regina! Tudo o que você faz fica muito bonito. É uma honra para o patchwork receber você, pode acreditar. Logo, logo você vai se apaixonar pelos pequenos pedaços de tecido.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  6. Amo trabalhos manuais, principalmente patchwork.
    Comprei 2 xales esse inverno, um mais lindo que o outro.
    Parabéns!!!!
    Lindo trabalho!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá Regina
    Nossa, ficou muito lindo. Eu já fiz muitos trabalhos manuais, mas costurar eu não sei não.
    Estou fazendo um tapete em arraiolo, mas me arrependi de ter começado um trabalho grande. Está demorando muito. Mas eu chego lá, daí mostro aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. que coisa mais cute Re
    Nem acreditei qdo vc disse que ele foi todo feito à mão...realmente quanta paciência vc tem amiga...e mais ainda qto talento. Eu estou com tanto retalho em casa, e sem saber o que fazer com eles...vc me daria algumas dicas para eu tentar fazer um panô à mão?

    Bjks!
    ah! dia 09 estarei em Minas( Monte Verde) conhece?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, que belíssimo trabalho!
    Você vende onde?
    Fiquei super interessada, seus trabalhos são muito bemn feitos.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  10. Dindinha,
    Esse panô ficou realmente lindo. Ví e acompanhei a confecção do mesmo ao vivo e a cores, você mais uma vez está de parabéns.
    Beijos.
    Ritoca

    ResponderExcluir
  11. Lindo de viver, amiga!!

    Você é danada mesmo, heim?

    Qualquer pessoa amaria ganhar um presente deste.

    Parabéns por toda essa criatividade.

    Beijinhos

    Cid@

    ResponderExcluir
  12. Regina, você vai gostar de assistir a um lindo folme que conta a história de várias mulheres que se reunem para fazer uma colcha de retalhos para a neta de uma delas. Ao longo do filme, elas vão contando à moça o seu passado, cada história mais linda.
    Procure nas locadoras, tenho certeza de que vai gostar.
    Colcha de retalhos (How to make an American quilt), de 1995.
    Com Wynona Ryder, Anne Bancroft, outras atrizes excelentes e Jean Simmons, já velhinha, mas ainda linda. Depois me conta se gostou.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Regina, seu blog é muito muito bonito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Lindo trabalho
    Gostaria de saber mais sobre patch feito à mão.
    obrigada,

    ResponderExcluir
  15. Maravilhoso!!!!!!!!
    Mãos e cabeça abençoadas!
    Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir