26 de abril de 2010

Blogagem Coletiva - Cor Roxa

Desde muito jovem sempre admirei a beleza dos CAMPOS DE LAVANDA, mas nunca aprofundei meus conhecimentos sobre essa planta. Aproveitando a escolha da cor ROXA com suas diversas nuances, para a BLOGAGEM COLETIVA dessa semana, senti-me motivada a pesquisar sobre a LAVANDA e compartilhar minhas descobertas com meus amigos Blogueiros.


A cor ROXA remete ao significado de prosperidade, grandeza, nobreza e respeito. O VIOLETA nos sugere dignidade, justiça, individualidade, influencia as emoções e os humores. Não é aconselhável para o revestimento de grandes ambientes. O LILÁS significa calma, delicadeza, intuição, mistério e equivale a um pensamento meditativo e místico.


O nome, LAVANDA vem do Latim lavare, ou seja, lavar. O Sul da França é o maior produtor mundial de LAVANDA e lá são cultivadas mais de 30 espécies conhecidas da planta. Seu óleo aromático é muito apreciado pela perfumaria desde os tempos dos romanos.

Durante a II Guerra Mundial, uma Europa na penúria lançou mão da LAVANDA, aclamada pelo povo como planta curativa, porque não tinham outro remédio - e, assim, pôs à prova essa espécie usando-a para tratar os feridos. A partir daí surgiram vários estudos indicando os inúmeros efeitos dessa planta quanto diminuir o nervosismo e combater micróbios. Mas a versatilidade não é a única explicação para o fato de o óleo de Lavanda ser o mais procurado nas lojas especializadas em Aromaterapia do mundo inteiro.


Outro segredo do sucesso da LAVANDA é que ela pode ser usada sem medo, não tem efeitos tóxicos e, ainda é uma das raras essências que dispensam a diluição em óleo vegetal para ser aplicada na pele. Apesar disso, diluí-la pode ser uma boa pedida nas massagens. Assim, consegue-se espalhar uma boa quantidade, aumentando a área de contato com a pele e as chances de absorção dos princípios ativos.


Alguns dos seus efeitos da LAVANDA atestados pela Aromaterapia:
- Antibacteriano – O óleo ataca várias bactérias. O mais recente estudo é da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrando sua ação contra tipos da temida estreptococo, que causa infecções hospitalares.
- Calmante – Alguns de seus princípios sedam o sistema nervoso, por isso é aplicada para combater a irritabilidade, o estresse e a insônia.
- Contra a Candidíase – É capaz de matar o fungo, cândida albicans, causador do problema, quando diluído em banhos de assento. Também resolve outras infecções por fungos, como certas micoses de pele.


- Antiinflamatório – Ela contém substâncias que barram moléculas envolvidas nos processos inflamatórios. Por isso, apresenta ótimos resultados em machucados. - Analgésico – com o efeito maior no uso tópico, mas também alivia as cólicas, as dores de cabeça e das articulações, porque aí se soma a ação antiinflamatória.
- Contra a pressão alta – Estudos europeus e japoneses indicam que a lavanda ajuda a tratar a hipertensão, relaxando minúsculos músculos que participam da contração dos vasos sangüíneos. O óleo da flor da Lavanda é essencialmente medicinal.
Dados e fotografias retirados da INTERNET

Entre as diferentes espécies de lavanda que crescem na Provença, podemos encontrar a Lavanda Fina que produz o melhor óleo essencial, esta é a lavanda imortalizada pelos criadores de perfumes de Grasse e a escolhida pela L'Occitane.


Os produtores deste óleo essencial da Provença obtiveram a denominação de origem controlada D.O.C. em francês A.O.C que garante a qualidade deste ingrediente feito das suas flores cultivadas a mais de 800 metros de altitude. Cada ano, a L'Occitane celebra a colheita da lavanda.


Os campos de lavanda estendem-se pela Provença e enchem o ar com o seu perfume de lavanda selvagem. No momento de colher o que a Natureza oferece chega, as raparigas jovens apanham as flores, fazem pequenos ramos e atiram-nos para os cestos. Depois, seguindo a tradição, a colheita é destilada em destiladores a vapor. Após a destilação, nasce o óleo essencial de lavanda.

A LAVANDA na Primavera

Primavera é a estação de renovação - é quando o frígido solo do inverno finalmente dá passagem para as plantas e flores, para que - ao despertarem de sua longa hibernação - nos ofereçam suas renovadas cores e fragrâncias e, juntamente com tudo isto, a esperançosa perspectiva do Renascimento.


A LAVANDA na primavera reflete um novo crescimento, nutrição e esperança. Ela nos instiga a celebrar a vida, a liberar tudo que é velho e abraçar o novo – o excitante despertar de seu crescimento renovado. Dar as boas vindas a outro ciclo de vida, utilizando o aromático Óleo Essencial de Lavanda, traz a oportunidade de regeneração, crescimento e cura.

A LAVANDA no Verão


Essa estação quente nos oferece longos dias e noites curtas. Nos dias alegres de verão, nossos corpos recebem grande quantidade de luz - isto nos faz despertar a consciência da capacidade que o Sol tem de nos aquecer e nos energizar, bem como seu poderoso poder de cura.


A LAVANDA oferece graciosamente seu precioso conteúdo terapêutico, no ápice do esplendor do Sol – ambos nos influenciam positivamente, tanto no nível espiritual quando no físico. Suas energias nos tornam luminosos e radiantes. Assim como a luz do Sol tem o poder de nos elevar e nos energizar com sua resplandecente luz, a LAVANDA também nos assiste na iluminação de nossos pensamentos e sentimentos.

A LAVANDA no Outono


Após a estação da florada, a LAVANDA descansa; seus galhos secam nas plantas, e sua cor aprofunda-se para misturar-se com as matizes do outono. No outono o recuo do sol cruza o Equador. Então, os dias e noites terão a mesma medida de tempo. Este é o momento de buscar pelo equilíbrio e a harmonia interna.A LAVANDA, por sua habilidade adaptogênica, oferece-nos sua inestimável ajuda, para que possamos manter em ajustado alinhamento nossos pensamentos e sentimentos.


Outono é tempo de colheita - é justamente quando notamos que as sementes que plantamos, amadurecem e se aprimoram, proporcionando o momento da colheita. As folhas mudam de cor, os dias encurtam-se e nosso espírito naturalmente se volta para o interior. Avaliamos nossa força e nossas fraquezas. Com a ajuda da LAVANDA, haverá um esforço para desenvolvermos o fortalecimento das virtudes e minimizar as fraquezas.

A LAVANDA no Inverno


O inverno é tempo de escuridão, descanso e recuperação. Dá-nos a oportunidade de voltarmos para nosso interior... A LAVANDA, no inverno, propicia-nos a capacidade de encontrarmos a força interior e nossas fontes de recursos internos.


Essa estação promove e estimula atitudes criativas e ajuda-nos a restaurar nossa luz individual e a acessarmos nosso calor interno. É nesta estação do ano que – apropriadamente - devemos voltar nosso foco para as ações, os relacionamentos e as coisas que são de fato importantes para nossas vidas.

Informações colhidas das Pesquisas da Aromaterapeuta Vera O'Neill
Imagens: Lavandes & Lavandins - Christiane Meunier Provence des Lavandes - Plurielle et singuliére – Photos Gérard Sioen Norfolk Lavender A family business

6 comentários:

  1. Lavender is beautiful! and smell well! Hugs:)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Regina!
    Lindíssimo post.
    Que sincronicidade! Meu post sobre a cor violeta/lilás é sobre o mesmo tema: os campos de lavanda de Provence e sobre o óleo essencial e seu uso na aromaterapia!
    Aliás seu blog é um encanto!
    Tenha um lindo dia envolvido com lilás!
    Beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  3. Que delícia Regina...deu pra sentir o cheirinho com tanta Provence e lavanda no ar nessa segunda feira!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo falar da lavanda nas quatro estações. Adorei! As fotos estão lindas também. Linda postagem. Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Regina,
    Parabéns pela extensa e detalhada e rica pesquisa sobre a lavanda!
    Sabe que esses campos de lavanda ao Sul da França povoam os meus sonhos.Um dia ainda vou lá para conferir tudo de pertinho.
    Beijinhos
    Yoyo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Regina!
    Dá vontade de ficar horas olhando, cheirando, sentindo o sol, a brisa...E ficar em paz.
    beijos,Iêda

    ResponderExcluir