30 de abril de 2011

Conhecendo um pouco mais sobre as Formigas

Um Passeio pelo Jardim...

Muitas espécies de FORMIGAS constroem Formigueiros, autênticas obras de engenharia, normalmente subterrâneas, com um complexo sistema de túneis e câmaras com funções especiais para o armazenamento de alimentos, para a Rainha, o “berçário”, onde são tratadas as larvas etc.
As SOCIEDADES das FORMIGAS são organizadas por divisão de tarefas, chamadas castas.
A função da reprodução é realizada pela Rainha e pelos machos. A Rainha permanece no Formigueiro, é maior que as outras Formigas, perde as asas após a fecundação e durante toda a sua vida põe ovos.
As outras funções como procura de alimentos, construção e manutenção do Formigueiro e sua defesa são realizadas por fêmeas estéreis, as Obreiras, que possuem asas para maior mobilidade no Formigueiro.


As Operárias tomam conta da cria (ovos, larvas e pupas), fazem a limpeza do formigueiro e coletam o alimento. Já as Formigas Soldados guardam a entrada do Formigueiro sem descanso.
As FORMIGAS se comunicam geralmente por uma química chamada FERONOMAS.
Quando uma Formiga Obreira encontra comida ela deixa uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras Formigas no caminho de volta para a colônia.
O Formigueiro é sempre localizado por pontos de referência deixados na área e pela posição do sol; os olhos das FORMIGAS têm células especializadas que detectam luz polarizada, usados para determinar direção.


As FORMIGAS são úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga quando invadem as casas, jardins e campos de cultivo. As Formigas-Carpinteiras destroem a madeira furando-a para fazer os seus ninhos.
Algumas espécies, chamadas Formigas-Assassinas, têm a tendência de atacar animais muito maiores que elas para se alimentarem ou para se defenderem. É raro atacarem o homem, mas podem dar picadas muito dolorosas e, se forem em grande número, podem causar dano permanente ou matar por alergia grave.
As FORMIGAS geralmente atacam e defendem-se ferroando, por vezes injetando compostos químicos no animal ou pessoa atacada, em especial, o ácido fórmico.


As FORMIGAS aparecem em muitas Fábulas e Histórias Infantis da cultura ocidental, representando o TRABALHO e ESFORÇO COOPERATIVO, assim como AGRESSIVIDADE e ESPÍRITO DE VINGANÇA.
Em partes de África, as FORMIGAS são consideradas Mensageiras dos Deuses. Algumas religiões dos índios norte-americanos consideram as FORMIGAS como os primeiros habitantes do mundo. Outras usam picadas de FORMIGAS em cerimônias de iniciação, como teste de resistência.
Desde a etapa em que são ovos, até se tornarem adultas, as FORMIGAS duram entre 6 a 10 semanas. As Operárias podem viver meses ou até aproximadamente 3 anos.
Há uma grande diversidade de FORMIGAS: Formigas-Correição, Formigas da Amazônia, Formigas Pote de Mel, Formigas-Tecelãs, Formigas-Cortadoras, Formiga-Argentina, Formiga-Cabaça, Formiga-Caiapó, Formiga-de-Ferrão, Formiga-de-Novato, Formiga-Feiticeira entre outras...
A maioria das espécies de FORMIGAS domésticas, são altamente repulsivas ao Cravo da Índia, sendo este um bom agente para combater a invasão das Formigas.


Essas FORMIGAS são inofensivas... Eu as adquiri lá na cidade de NOVA LIMA-MG onde muitos ARTESÃOS fazem verdadeiras OBRAS DE ARTE, utilizando latas, ferro, zinco e objetos encontrados em ferro velho, muito valorizadas pelos visitantes e turistas.
Fiquei encantada com essas FORMIGAS, assim como BORBOLETAS, MOLDURAS PARA ESPELHO, FLORES e tantas outras peças maravilhosas confeccionadas com o mesmo material!!!
Elas são feitas nos mais variados tamanhos e são usadas para decoração de jardim, paredes de varandas, muros de quintal.
Mais tarde fiquei sabendo que as minhas FORMIGAS, um trabalho tão criativo foram feitas pelo Artista MÁRCIO FERREIRA, de Nova Lima.
Como o dindim estava curto não adquiri outras peças e nem tive a chance de conhecer quem faz peças tão originais...
Como essa MAMÃE FORMIGA e suas FILHINHAS não conseguem atacar minhas plantinhas eu as fotografei enquanto passeavam pelo meu Jardim... Uma graça, não???
Regina Coeli

8 comentários:

  1. Olá vovó da Yasmin!
    Onde vc arruma esses "trem"? Pensei que ia ver umas formiguinhas inofensivas e tomo um banho de conhecimento. Legal!Mamãe e filhinhas lindas. Saudades de vc. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda essas formigas...E quantas coisas sobre elas,heim? Lindo de ver! beijos e um domingo bem legal!chica

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei dessas formigas artificiais. Nada contra as naturais, só que na minha casa elas fazem um estrago enorme. Já tentei cravo da índia e todas as receitas naturais que encontrei, e nada. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Lindísimas hormigas!!
    Un abrazo,
    Zuly Castillo
    http://pedacitosdetela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gracias por visitar mi blog!
    Zuly Castillo

    ResponderExcluir
  6. To contigo e nao abro,minha formiga mestre,rsrrs.Veio cheia de charme e nos conquistou,ne?Adorei a estoria.Bjs gdes,Zenaide Storino.

    ResponderExcluir
  7. Wow!! Já estava assustada com tamanhas formigas!! (rs*) Muito fofas para enfeitar o jardim! Acho que a organização das formigas se parece com as dos cupins. Esta é a praga que assola o litoral.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  8. gostei das formigas eu to aqui em rolim de moura rondonia terminando a minha formiga parabens pelas suas arte

    ResponderExcluir