19 de agosto de 2010

Boneca Artesanal - RAGGEDY DOLL

Você sabe o que é uma RAGGEDY DOLL?




As RAGGEDYS DOLLS são Bonecas de Pano, feitas com tecido rústico, algodão cru, ou pano assado, seus cabelos são de cor vermelha/grená e podem ser feitos com tirinhas de tecido ou lã, o nariz tem a forma triangular tanto grande como pequeno, para os olhos usa-se botões pretos, podem ser mais gordinhas ou magricelas, a cabeça sempre se destaca do corpo, muitas vezes aparecem descalças, outras vezes com botinhas rotas e meias listradas de vermelho ou marinho.
 As mulheres americanas confeccionam esse estilo de Boneca para presentear as filhas ou para decorar seus sítios e fazendas. 

Usava-se para o enchimento retalhos miudinhos, espuma sendo que atualmente, para evitar alergia usa-se o algodão siliconado.
Para a confecção das roupas são empregados os tecidos tingidos manchados, xadrezes, estampadinhos florais, listrados, cores fortes mescladas com tons pastéis,
o que na maioria das vezes dá a impressão de uma peça rota e envelhecida...
Geralmente a RAGGEDY DOLL traz consigo algum animal campesino como: gato, cachorro, coelho, ovelha, galinha, ganso, ou algum legume grande plantados nos sítios como abóbora, beringela, tomate, ou corações grandes bem rústicos.

A vontade de confeccionar esse tipo de BONECA só veio depois de minha passagem em SANTOS-SP e da preciosa AULA com a BONEQUEIRA e ARTESÃ MAIOR - EDNA LOPES SALES que é uma apaixonada por este estilo de Boneca Primitiva.
Depois de pesquisar bastante sobre as RAGGEDYS acabei me apaixonado por elas... Essa é a CARLU com seu gatinho RONROM, uma RAGGEDY que idealizei com imenso carinho para minha Irmã Carmen Lúcia que tanto admirava as RAGGEDYS DOLLS.
Regina Coeli

4 comentários:

  1. Dindinha,
    Você sabe que não gosto dessas bonecas narigudas, mas hoje ao ler seu post e rever a CARLU fiz uma "releitura" da mesma. Vi com novos olhos? Saudosismo? Não sei. Simplesmente amei.
    Beijos,
    Ritoca

    ResponderExcluir
  2. Fofa demais!

    Também me apaixonei por ela!...:)

    Tenha uma ótima semana, amiga.

    Beijinhos

    Cid@

    ResponderExcluir
  3. Oiii minha querida, como sempre o seu blog é uma viagem de inspiração para mim. Amei sua explicação sobre a boneca Raggedy e mais ainda a linda Carlu. Suas mãos são de fada mesmo.
    Apesar da distância e da correria do dia a dia que não nos permite falarmos mais amiúde, vc está sempre no meu coração, viu!
    beijokas super carinhosas

    ResponderExcluir
  4. Coeliiii!!!!
    Amiga preciosa!!! Você é uma enciclopédia aberta e ainda por cima grátis!!! rsss
    Agora que vi sua postagem!!!
    Maravilhosa!!!
    Amo Raggedy!!!
    Sua Carlu é liiiiinnnnnnda!!!!
    Tive o prazer (Como fiquei feliz!!!) de ganhar um anjo Raggedy da Prel, que sabia da minha paixão e me presenteou...
    Maravilhoso!! Obrigada por esse presentão!!!!
    Como conversei com a Prel, elas não são unanimidade... muita gente não curte... mas pra quem gosta, elas são: TUDO!!
    bjuuuuu no seu coração
    Sua menina loira: Gi

    ResponderExcluir