20 de julho de 2008

20 de Julho - Dia do Amigo

Hoje especialmente deixo aqui registrado, um texto adaptado por mim, que foi lido durante 2º ENCONTRO DA COMUNIDADE CASINHA DAS BONECAS, da qual muito me orgulho em ser integrante:




Amigas Irmãs

Uma jovem, confortavelmente instalada na varanda da casa, bebericava um delicioso chá gelado durante uma visita a sua mãe.
Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as novas responsabilidades, as obrigações da pessoa adulta, a mãe, pensativamente, remexia os cubos de gelo no seu copo quando lançou um olhar furtivo para sua amada filha e aconselhou:
“Querida, nunca se esqueça de suas ‘Irmãs’, elas serão cada vez mais importantes em sua vida, na medida em que você envelhecer...”
“Independentemente, do quanto você ame seu marido, os filhos que porventura virão a ter, você sempre, sempre, precisará das ‘Irmãs’.”
“Lembre-se, pois, de ocasionalmente, fazer algum programa com elas; compartilhar alegrias e tristezas; telefonar para saber como estão; comunicar-se através de recadinhos; encaminhar para elas pequenos agrados; cumprimentá-las pelos sucessos; encorajá-las nas horas de fraqueza; agradecer as pequenas gentilezas; papear e ouvi-las quando necessário..”
“Lembre-se minha filha, que ‘Irmã’ significa TODAS as mulheres que você conheceu, descobriu, aceitou, conviveu, conquistou: sua Mãe, suas Filhas, suas Parentes, suas Vizinhas, suas Amigas... Você precisará muito de outras MULHERES em sua vida!"
“Que estranho conselho”! Pensou a jovem...
Não estou entendendo, logo agora que acabo de ingressar no mundo das mulheres casadas! Logo agora que me sinto mais adulta, mais responsável... Com certeza meu marido e os filhos que haveremos de ter serão tudo que necessito para dar sentido à minha vida!”
Mas, contudo, ela seguiu o conselho de sua Mãe.
Nunca deixou de manter contato com suas “Irmãs” e percebia estar sempre aumentado o número de suas “Irmãs Amigas”.
Na medida em que os anos se passavam, um após o outro, paulatinamente, ela foi compreendendo o quanto sua Mãe foi sábia ao lhe dar esse conselho sobre a necessidade de se buscar e cultivar amizades sinceras como a de “Amigas Irmãs”...
A vida com seus mistérios vai operando mudanças, transformando nosso viver a cada dia...
Hoje com quase 60 anos de vida eu aprendi que:
- O tempo passa...
- A vida acontece...
- A distância separa...
- As crianças crescem...
- O amor fica mais frouxo e pode desaparecer...
- O amor perdura e traz a solidão com a viuvez...
- O coração se cansa e entristece...
- Os pais e parentes morrem...
- Os filhos alçam seus vôos...
- Os vizinhos se mudam...
- Os irmãos se dispersam...
- Os conhecidos esquecem os favores...
- As carreiras terminam...
MAS... As "Amigas Irmãs " estão sempre lá, não importa a quanto tempo e a quantos quilômetros de distância estão de nós...
Uma amiga nunca está mais distante do que o alcance de nossa necessidade...
Quando a gente precisa atravessar aquele caminho difícil, pedregoso e nos falta a coragem para fazê-lo, as “Amigas Irmãs”estarão lá na beira do caminho, encorajando-nos a prosseguir, rezando por nós, torcendo para que alcancemos o objetivo, interferindo a nosso seu favor..
Algumas delas até romperão as barreiras e caminharão ao nosso lado...
Outras estarão lá, carinhosamente, de braços abertos, nos esperando no final do caminho... As “Amigas Irmãs”, todas, sempre, estarão prontas para atenuar os nossos infortúnios, nos fazer sorrir, nos emocionar e nos surpreender com seu calor humano!
O mundo, nem tampouco EU seríamos os mesmos sem a certeza da existência dessas mulheres maravilhosas!!!
Quando iniciamos esta aventura chamada condição feminina, não sabíamos das incríveis alegrias e tristezas que teríamos de experimentar em nossa existência...
Não sabíamos o quanto precisaríamos umas das outras...
As "Amigas Irmãs " são os baluartes da nossa vida!

Por isso sai de tão longe, lá do interior das Minas Gerais, trazendo na bagagem pequenos MIMOS, corações todos trabalhado a mão e esse texto que com carinho muito especial, dedico e entrego a cada uma de vocês integrantes dessa Irmandade - COMUNIDADE CASINHA DAS BONECAS que numa bela manhã de primavera tive a sorte de descobrir
Minha vida se tornou bem melhor, por vocês de alguma forma, fazerem parte dela!!!
Muito obrigada “Amigas Irmãs”!!! Amo cada uma de vocês!!!

Regina Coeli de Almeida
2º Encontro da Comunidade da Casinha das Bonecas – São Paulo
12 de abril de 2008






2 comentários:

  1. Regina querida!
    O encontro foi maravilhoso,amei conhecer você pessoalmente e agradeço a Deus por isso, tenho certeza que a nossa amizade não foi por acaso, foi preparada por Ele!
    Agradeço por todo carinho que tens por mim, sempre doce, meiga e prestativa! Espero estar a altura de todo este amor! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Agora acho que paro de postar, preciso me recompor. De gota em gota já lavei meu teclado. Bjs.

    ResponderExcluir