8 de janeiro de 2014

Eles estão amadurecendo...

Araçá carregadinho



O Araçazeiro é uma Myrtaceae encontrada em estado silvestre em solo brasileiro, da Bahia até o Rio Grande do Sul. O seu nome vem do Tupi Guarani e significa “fruto que tem olhos” em alusão as sépalas que dão a aparência de olho no fruto.


É uma árvore muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Seu tronco é tortuoso e apresenta casca lisa, escamosa, na cor cinza a marrom avermelhada, com ramos providos de pelos muito finos quando jovens. As folhas são opostas, simples, inteiras, com forma elíptica com 5 a 10 cm de comprimento. As flores são solitárias, axilares e brancas, com longos estames. O período de florescimento é longo, estendendo-se de junho a dezembro.


A frutificação do Araçazeiro também se estende por um longo tempo, ocorrendo durante a primavera e verão. Os frutos são do tipo baga, pequenos, globosos, de casca vermelha ou amarela, com polpa de cor creme a esbranquiçada, suculenta, doce e ácida, de sabor e aspecto semelhantes à goiaba, e com numerosas sementes. 


Os frutos, ricos em vitamina C, podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas, licores ou marmeladas. Eles também são muito apreciados pela fauna silvestre, que se encarrega de espalhar as sementes. 


O araçazeiro é uma árvore ideal para pomares domésticos. Por ser de pequeno porte, não exige muito espaço para crescer e dar os frutos que toda família poderá apreciar, além de proporcionar o embelezamento da propriedade, traz conforto ambiental, com a diminuição da incidência de luz e calor no verão, possui o poder de atrair e abrigar uma infinidade de pássaros silvestres, que vem degustar seus deliciosos frutos.  


Tem mais de 5 anos que acompanho o desenvolvimento do meu pé de Araçá e essa é a primeira vez que  o vejo, apesar de jovem, tão carregadinho de frutos.


Agora ele é bem maior que eu, deve ter alcançado uns 2,20m de altura e seus galhos se acomodam tanto para o lado da janela do dormitório quanto para o do muro da Casinha Viçosa.
Ele tem história e você poderá conhecê-la clicando aqui.

 

Tenho de ficar bem esperta, pois as Maritacas, Bem-te-vis, Pombinhas,  Bicos de Lacre, Pardais, Colibris, Cardeais, aparecem em bandos no JARDIM VIÇOSO para saborear os frutos tão logo eles amadurecem.
Ah! Se eu não chegar primeiro acabo “ficando a ver navios”. 


Minha netinha goiana, a Yasmin conheceu o Araçá aqui em casa, no ano passado e amou... Dentro de poucos dias ela virá passar uma temporada aqui conosco.
Já posso imaginar a festa que vamos fazer ao degustarmos os Araçás bem madurinhos....
Regina Coeli

6 comentários:

  1. que delícia!!! Eu não conhecia essa fruta não, mas já estou querendo uma aqui em casa. rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Drika,
    Que bom receber sua visita!!!
    Se você conseguir plantar em sua casa vai adorar...
    O Araçá é como uma goiaba pequenina, quando maduro,doce com um pouquinho de acidez.
    Eu amo! Lembro muito do meu tempo de criança quando os colhia e voltava com o vestidinho levantado contendo muitos frutinhos.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Regina.
    Essa fruta eu não conhecia...
    Obrigada, viu?
    Abração. Em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  4. Oi Minha querida Sonia,

    Quanto prazer revê-la por aqui!!!
    O Araçá é muito encontrado pelas bandas de cá!
    Delícia de frutinha!
    Agradeço pela simpática visita.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esta frtinha
    Adoro seu quintal
    Amo seus posts e amo você de <3

    Fica aqui conosco?!

    Bjs...sentimos sua falta

    ResponderExcluir
  6. Oi Minha Amiga Mineira,
    Que bom ver você por aqui!!!
    Nós temos a oportunidade de saborear os deliciosos Araçás...
    Isso é muito bom!!!
    Sua visita sempre me traz alegria!
    Abração carinhoso.

    ResponderExcluir