12 de dezembro de 2012

UM NATAL DE PARTILHA

BONEQUEIRAS SEM FRONTEIRAS EM AÇÃO

Aproveitando uma carona do sobrinho Júnior, esposa e afilhada chegamos até a cidade de FRANCA-SP, onde passamos um dia agradabilíssimo com a querida Amiga MARIA ALICE e seu esposo MARCOS.


Passeamos pela bela cidade de FRANCA, apesar do calor intenso, fizemos compras na "25 de março" de lá, uma verdadeira tentação para nós amantes dos tecidos e afins, passeamos e bebericamos no Shopping...
O almoço foi excelente, tudo muito gostoso, num local amplo, arejado, onde conversamos despreocupados sobre o nosso dia-a-dia. 
  

A tarde delicioso café na casa deles, ao ar livre, de frente para muitas árvores  carregadinhas de frutas, com direito a sanduíches variados, quitutes saborosos, frutas frescas, sucos naturais e a companhia dos filhos e netos do casal, que simpaticamente nos acolheram.


A conversa rendeu tanto, o ambiente estava tão bom, que até esquecemos de fotografar o momento.
Na manhã seguinte MARIA ALICE veio tomar café conosco no Hotel e em seguida seguiu viagem para uma cidade vizinha, para cumprir compromisso com o cerimonial de um casamento.
Não demorou muito para a chegada da MARTHA JACINTHO, o esposo HENRIQUE e do casal simpatia: ELEIDA BENETTI e o esposo CARLOS que vieram de RIBEIRÃO PRETO-SP para a entrega das BONECAS MATRIOSKAS feitas pelas BONEQUEIRAS SEM FRONTEIRAS, das mais diferente localidades do Brasil para as 44 idosas do LAR DONA LEONOR.

Já na casa do HENRIQUE,  após a tradicional troca de mimos e lembrancinhas,   empacotamos e etiquetamos as MATRIOSKAS num clima de  muita descontração e camaradagem, enquanto um cafezinho esperto era preparado na cozinha...


Depois de tudo organizado, saimos para o almoço no ARROZ COM FEIJÃO. 
A sintonia foi perfeita, todos estavam bem a vontade...
Rimos, brincamos e nos preparamos para a nossa grande missão na cidade de FRANCA.
Carlos vestiu sua roupa de PAPAI NOEL e lá fomos nós com os corações acelerados levar nosso carinho e uma BONECA MATRIOSKA para cada idosa ali residente. 
A visita ao LAR DONA LEONOR foi uma experiência única cujas palavras acabam ficando empobrecidas para descrever... 



O Nosso Lar Instituição Espírita - LAR DONA LEONOR, foi fundado por Dona Leonor, já falecida e hoje Coordenado por MARIA DAS GRAÇAS DE MATOS tem a missão de atender da melhor forma a população idosa que lá já chega fragilizada. 
O atendimento concerne o ser integral em seu aspecto biopsicosocial, através do atendimento de profissionais de farmácia, enfermagem, assistência social, terapia ocupacional, fisioterapia e medicina.

 

Fomos acolhidos com simpatia pela plantonista do dia e suas auxiliares. Tudo muito limpo e organizado, já decorado desde a recepção com toques natalinos.

No espaçoso Salão/Refeitório encontramos as MARIAS, as REGINAS, as JOANAS, as RITAS, as AMÉLIAS, as ANTONIAS, as RUTES, as LAURAS, as ANAS, mulheres que como nós constituíram família e ainda continuam tecendo suas histórias de vida...




Com uma doçura sem igual PAPAI NOEL conversava com cada uma das Idosas, fazendo gestos de carinho, desejando saúde para depois entregar o presente encaminhado pelas Bonequeiras Sem Fronteiras.


Encantou-me a ternura de sua esposa ELEIDA, que enxugava com uma toalhinha branca, o rosto molhado de suor do marido, pois o calor estava acima do suportável...  



Não me prendi a nomes, mas deixei gravado em minha memória todos aqueles semblantes e corpos já desgastados pelo tempo...

Uns alegres, outros muito doces, outros quase infantis, outros tantos sem luz (causado pela deficiência visual), alguns muito distantes, ainda outros curiosos, mais outros assustados e tive a doce oportunidade de beijar cada fronte enrugada pelo decorrer do tempo, emoldurada pelos cabelos grisalhos, que tanto amo! 



Depois de ouvir alguns relatos das idosas, receber abraços apertados, muitos agradecimentos cheguei a algumas conclusões:


- PAPAI NOEL existe!!!! Esse que nos acompanhou tinha Alma de Criança e encantadores Olhos Azuis...

- O AMOR e a SOLIDARIEDADE ainda encontram espaço nos corações das pessoas...



- Pequenos gestos de carinho fazem maravilhas...

- Doar um pouquinho do nosso tempo para alegrar outros corações acaba sendo um presente para nós!

- Estou convicta de que esse foi o meu mais precioso NATAL!!!


Estou em paz e agradeço:

- a ANDRÉIA CORDEIRO Coordenadora desse abençoado GRUPO por manter acesa entre nós a vontade de agir para o bem comum e pela confiança a nós depositada;

- a todos os BONEQUEIROS e BONEQUEIRAS que comungam esses ideais e não medem esforços para levar alegria, onde ela é escassa;

- a MARTA JACHINTO e HENRIQUE pela acolhida hospitaleira;

- a ELEIDA e o CARLOS – PAPAI NOEL pela alegria e companheirismo;

- a RITA DE CÁSSIA, minha zelosa irmã por me acompanhar e apoiar nessa AÇÃO AMOROSA.

- a cada IDOSA do LAR DONA LEONOR da cidade de FRANCA, por hoje fazerem parte de minha história pessoal!

Somos privilegiados por estarmos onde estamos!

Regina Coeli

7 comentários:

  1. FRANCAmente falando: Deus é bom demais! Amei cada momento ! Como combinamos, agora rumo a um fim de semana onde reunirei também minhas amigas e vamos nos divertir.Obrigada,beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo post Regina querida, eu tb encerro o ano com uma sensação de bençãos, e feliz por estar entre tanta gente do bem. Um grande e afetuoso abraço, e a preomessa que ainda vamos nos encontrar!

    ResponderExcluir
  3. Emocionante seu relato, querida Regina. Maravilho o trabalho que vocês fizeram. Sejam abençoadas suas ações e seus gestos. Sem dúvida nenhuma, um grande exemplo para todos nós.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a você e a todos e todas que colaboraram para esse evento. Aposto que mais do que as idosas que receberam as bonecas, foram vocês as que sairam mais satisfeitas. Ações como esta é que ainda nos dá esperança de que o mundo "ainda" tem salvação.
    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  5. ai que vontade que me dar de te apertarrrrr
    Vc é o doce mais doce que existe Re.

    Te amooo
    Bjk
    Edna Moda

    ResponderExcluir
  6. Que lindo post, só hoje eu pude ver...tanto carinho...

    ResponderExcluir