2 de novembro de 2012

Um Troféu para as Bonequeiras

Olhos nos olhos e muito sorrisos


Ao abrir minha página do FACEBOOK deparei com esse Troféu  e os seguintes dizeres:"Se eu pudesse presenteá-las com uma espécie de troféu pelo tamanho do amor que vocês são capazes de doar, escolheria esse! Parabéns BONEQUEIRAS por mais um Projeto concluído, vencido e amado!" Wanessa Alves.

Fiquei emocionada com a simbolismo do gesto dessa BONEQUEIRA SEM FRONTEIRA, que me fez refletir sobre a beleza dessa Arte de Aço Retorcido e sobre o significado que dou a esse instrumento de trabalho - a TESOURA.

Com minhas tesouras recorto os mais variados tipos de tecidos, modelando uma infinidade de projetos, cujas peças são unidas com linhas e agulhas, recheadas com fibra siliconada, adornadas com fitas e acessórios, para finalmente se transformarem em pequeninas CRIATURAS DE PANO portadoras de amor e carinho para quem as recebe, sejam adultos ou crianças.
 
  
"A boneca tem uma importância e intimidade no brincar infantil que não ocorre com os outros brinquedos. Independentemente da idade ou do gênero, a boneca é para a criança um companheiro, um amigo muito próximo de seu coração. Acompanha a criança em todos os seus caminhos, na cama, no brincar, no consolo de suas tristezas e nas suas alegrias."
Do livro MINHA QUERIDA BONECA - Karin Evelyn Scheven
 
 

Não tem muito tempo abracei a causa das  BONEQUEIRAS SEM FRONTEIRAS, com entusiasmo e dedicação e hoje não poderia deixar de partilhar com vocês toda alegria que invade meu coração.


Nesse último final de semana foi cumprida mais uma Missão, fruto do desafio proposto há 4 meses pelo GRUPO BONEQUEIRAS SEM FRONTEIRAS com a entrega de centenas Bonecas, Bichinhos, Naninhas, Amigos Imaginários, Monstrinhos as crianças dos Quilombos: PORTO VELHO, IVAPORUNDUVA e ANDRÉ LOPES do Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do Estado de São Paulo. 

A História e as Ações realizadas pelo Grupo você poderá conhecer melhor e acompanhar pelo nosso BLOG, tão carinhosamente editado.
Uma entrega que finalizou o grandioso trabalho envolvendo centenas de pessoas das mais diferentes faixas etárias, dos mais diferentes lugares quer seja:


- na idealização e confecção das peças com troca permanente de experiências;
- no rico processo de aprendizagem e partilha entre os integrantes do Grupo;
- no encaminhamento das peças prontas via Correio ou Caronas Solidárias;


- na recepção, no acomodamento e guarda das Bonecas e afins por um bom período de tempo em espaços residenciais cedidos por BONEQUEIRAS; 



- na manutenção de todas as ações via internet, sempre visando a sinergia do Grupo;
- na organização e distribuição desses PRESENTES DE AMOR, para as crianças e idosas.
950 km de estrada a maioria sem asfalto, com chuva forte, ventania, árvores derrubadas pelo caminho... Amor rompendo fronteiras!



Mas o que se descobre, as lições que se aprende, a solidariedade encontrada, as respostas felizes das crianças, de seus familiares, eternizadas através das fotografias, não dá para ser descrito com palavras, dá somente para sentir e deixar  as emoções invadirem o coração na certeza de que tudo valeu a pena!!!

Agora é só respirar fundo e voltar a atenção para as novas Diretrizes, Ações e Planos que serão desenvolvidos pelas BONEQUEIRAS SEM FRONTEIRAS ainda nesse final de ano e em 2013.


A próxima Ação deverá acontecer em 27, 28 de dezembro com uma entrega  das Bonecas, Bichinhos, Amigos Imaginários, Naninhas para as crianças cujos pais trabalham e moram nos manguezais do Recife-PE, em situação de extrema pobreza.  



As crianças que habitam os manguezais são em sua maioria brancas ou sararas, mas há negras e pardas também, o que nos direciona a fazer pesquisas e estudos sobre a realidade de vida dessas famílias, para então confeccionarmos nossas Bonecas e Bichinhos para elas. 


Atenta aos objetivos e missão do Grupo, nossa Coordenadora a Pedagoga doutoranda ANDRÉA CORDEIRO, como uma autêntica Educadora, bastante sensibilizada fez seus agradecimentos e reafirmou sua paixão pelo trabalho desenvolvido por todos, inclusive pelos BONEQUEIROS, (sim, temos no Grupo: Homens: Poetas, Maridos Apaixonados, Motoristas Caroneiros, Fotógrafos, Cinegrafistas, Designer, Contadores de História, que se tornaram BONEQUEIROS) sem esquecer de relembrar, que só para não perdermos o foco e a humildade, em dias que a gente fica “assanhadinha” demais por ter conseguido fazer algo bacana é bom refletir que: 


“Ego demais matará seu talento!”.
Então, como uma ESCUDEIRA FIEL desse abençoado Projeto recolho em meu coração, com imenso carinho, o significativo TROFÉU, que juntamente com os outros 573 BONEQUEIROS eu recebi da WANESSA ALVES e cá no recôndito das distantes terras mineiras, ao som da amada Sandra de Sá: OLHOS COLORIDOS.


já vou pensando nas Bonequinhas de roupas coloridas, com suas lindas sombrinhas e cabelinhos sarará que vou confeccionar para as crianças dos manguezais de Recife-PE, terra hospitaleira, também de rico folclore e do frevo caliente.

Regina Coeli

11 comentários:

  1. Vim visitar e encontro este troféu lindo, que reputo como "meu" também, uma vez que estou irremediavelmente ligada às Bonequeiras. Que lindo o seu post. Eu adoro o que você escreve, é sempre tão cheio de emoção. Obrigada por partilhar conosco todo o seu carinho. Bjks. Neli

    ResponderExcluir
  2. Regina, vc é uma querida!
    Fiquei mto emocionada com a forma como vc colocou as palavras, como vc colocou nossos sentimentos por esse grupo e esses projetos!
    Obrigada mha linda por ser tão sensível ao nosso jeito de amar essa causa! Obrigada pelas palavras de carinho e pela emoção imensa que invade meu coração agora com esse post tão amável! Obrigada Deus, por ter colocado no mundo pessoas tão lindas e tão bonecas, no seu melhor conceito de bonequês...rsss
    Bjsssss
    Wanessa

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai !Lendo esta postagem, é melhor calar, pensar e gostar de você de tudo que você escreve.A minha cartinha chegou.Muito obrigado,beijos

    ResponderExcluir
  4. Querida Regina,

    não tem como não se emocionar com esse post e essas fotos...
    parabéns! pra vc e todos que participaram desse projeto maravilhoso!!!
    muitas bençãos!...vcs são gente que faz!!!!

    um beijo no seu coração,
    Fátima

    ResponderExcluir
  5. Que lindo post minha amiga...com um unico post vc disse tanta coisa! E com certeza nos emocionou muito. Vc é a doçura em pessoa e muito me alegro do dia em que vim aqui te convidar a conhecer as bonequeiras, pois sem você com certeza ele estaria incompleto.
    Mesmo nunca tendo um contato físico, sinto sempre através de suas palavras um gostoso abraço em cada uma das bonequeiras.
    Te adoro minha querida!
    Edna

    ResponderExcluir
  6. Dindinha,
    Sensível como sempre você nos levou nessa viagem encantada ao mundo da imaginação. Não importa a realidade que nos cerca, ser feliz é questão de opção. Veja a alegria dessas crianças. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto. Beijos.
    Ritoca

    ResponderExcluir
  7. Ei Regina, que lindo post, parabéns! mais belo ainda é o gesto das bonequeiras que aliás não conhecia até então. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. oi Regina
    bem bolado o troffèu
    mas o melhor é ver estas carinhas de aleria
    parabéns pelo lindo trabalhos de voces
    isto não tem preço mesmo
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  9. Olá Regina
    Vim desejar-lhe um a boa semana e encontro este trabalho maravilhoso feito por você. Parabéns!
    Boa semana.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho, pelo troféu (muito merecido). É emocionante ver esses crianças abraçadinhas com as bonequinhas e bichinhos. Parabéns a todos que participaram.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo trabalho social e pelo trabalho artisticos tudo perfeito .Sou de Recife , estava na internet procurando um contato com artesã para desenvolver um trabalho para mim , de confecção de tres bonecos para uma apresentação que vou realizar no encerramento de um curso , gostaria de saber se vocês realizam esse trabalho profissionalmente , pois achei lindas as bonecas. Se por acaso alguem tiver interesse, meu celular 99779755 , meu e-mail. ivania_sena@hotmail.com -meu nome Ivânia.

    ResponderExcluir