5 de outubro de 2012

Tempo de Florir

É Primavera, então elas  floriram... 



Já se passou um ano certinho...
Ao sair para um passeio com a Amiga Cantídia, lá de Valadares deparamos com uma Exposição de Orquídeas bem no centro da cidade, no hall de entrada da Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa: “A primavera anuncia sua chegada”... 2011



Apaixonada com plantas como sou aproveitei a oportunidade para fazer uma visita ao espaço e ficar conhecendo algumas espécies mais raras e exóticas, trazidas pelo Orquidário Flores do Lago lá de Patos MG para essa exposição. 

Como nenhuma outra família de plantas, as orquídeas despertam interesse, sendo que a grande maioria apresenta flores pequenas e folhagens vistosas, que os orquidicultores aproveitam para obter diferentes híbridos de grande efeito e apelo comercial.



Fiz muitas perguntas sobre o cultivo das Orquídeas e como não poderia deixar de ser voltamos para casa com 4 vasinhos de Orquídeas para serem colocadas no cachepô  da LATHIFA, minha Boneca Guardiã do Jardim Viçoso. 



As flores eram bem miudinhas, mas tiveram uma boa durabilidade...
Após o fenecimento das flores das Orquídeas  transplantei as 4 mudas para o tronco seco do Jardim Viçoso: uma Catleya amarela e três Dendrobium - Olho de Boneca. 


Com todo carinho fui cuidando delas ao longo do tempo...   
Teve período nos quais as mudas ficaram esmirradas, com folhas amareladas fazendo-me achar que elas não sobreviveriam. 
Mas para minha surpresa e alegria elas deram o ar da graça com a chegada da PRIMAVERA!!!



A que primeira a desabrochou foi a Orquídea Chuva de Ouro, muda que eu trouxe de Governador Valadares, daí a alguns dias floriu a Dendrobium Branca com beiradas rosa, tímida, bem delicada, mas não menos bela.
A Catleya amarela foi a muda mais viçosa, que eu trouxe, no entanto resolveu ficar enrustida, só gerando uma pequenina flor, como se vê na foto, que caiu logo, logo...

Ela talvez esteja se resguardando para ressurgir com todo o seu viço e encanto, na próxima temporada...



Não demorou muito e as outras duas espécies de Dendrobium - Olho de Boneca  magicamente abriram seus botões para dar lugar as maravilhosas flores brancas, um pouco maiores, com seus miolos carmezin e finalmente a Dendrobium com flores rosáceas e miolos amarelos, de uma delicadeza sem igual!!! Essa foi a muda que mais floresceu!



Eu não poderia deixar de fazer essa postagem, pois ainda hoje, já em outubro, continuo desfrutando do encanto exótico dessas Orquídeas que tão generosamente embelezam meu amado Jardim de Inverno... 
 


A Primavera sempre foi a minha Estação preferida!!!
Por três meses a MÃE GAIA se enfeita de todas as cores e exala inebriantes perfumes para trazer mais alegria e vida ao nosso planeta Terra. 
Abençoada seja MÃE NATUREZA!!!

Regina Coeli

5 comentários:

  1. Lindo seu jardim e suas plantas. Adoro flores porém...sou péssima cuidadora. Quem sabe um dia eu me conserto...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. REgina, que encantador é o seu jardim!Adoro Orquídeas!
    Um lindo final de semana.bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  3. Olho de boneca!
    Adorei... não sabia que existia uma flor com esse nome...
    Regina.... essa é a flor que simboliza todas nós que amamos fazer bonecas... lindo demais!!!!
    Bjs... um ótimo fim de semana pra vc... repleto de flores...

    Fatima

    ResponderExcluir
  4. Dindinha,
    Que lindas, estou morrendo de saudade de você e Tobby e doida para curtir essas lindezas ao vivo e a cores.
    Beijos,
    Ritoca

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina recentemente adquiri uma belezura chamada chuva de olho, mais tenho receio de não tratá-la devidamente, poderia me dar algumas dicas?
    Att, Lys

    ResponderExcluir