9 de outubro de 2012

Esculturas em relevo com tecido



Ousadia criativa, deleite para os olhos!
Nesses últimos anos tenho pesquisado muito sobre as artes em geral.
Santo Pai! Com quanta beleza, originalidade e bom gosto eu tenho me deparado!!
Muitas vezes me emociono diante de tanta ousadia criativa!!!
Realmente a imaginação é algo fascinante, fantástica e como pode ser explorada para a construção do belo!!!
Não tem muito tempo descobri a arte da SALLEY MAVOR que ao longo da vida apaixonou pelos retalhos, lãs e linhas e começou a criar os pequenos bordados.
No Rhode Island School of Design, ela redescobriu o deleite da infância em costurar e criar cenas em miniatura. Manipulando materiais diversificados com agulhas e linhas ela comunica suas ideias de forma clara e cria cenas originais em relevo, miniaturas, cenários rasos, com figuras impostas em fundos de tecido embelezados os mais diferentes pontos de bordados.

Seu trabalho é decorativo e detalhado, retrata os ambientes utilizando padrões e objetos encontrados na natureza, todos costurados à mão com agulha e linha. Depois de compor cada cena, as imagens originais são fotografadas muitas vezes por ela mesma e usadas para ilustrar livros para crianças. Cada obra é de uma riqueza sem igual!!! Fico até a imaginar... 
SALLEY MAVOR usa muitos tipos diferentes de tecido, lã e linhas tingidas, pequenos acessórios, plantas e galhos secos, arames, botões, fibras naturais, mini contas de bijouterias, conchinhas, no seu trabalho artístico.

Ela descreve seu trabalho como parte de um movimento de arte lenta, pois é muito demorado e não muito prático, tal forma de trabalhar a atrai: costura envoltórios, borda, esculpi e embeleza de todas as maneiras que se possa pensar, tudo, tudo feito somente a mão...
Através dos processos repetitivos, táteis, encontra uma satisfação calma ao decorar peças de feltro, peças com bordados para depois combiná-los com outros materiais tridimensionais.

Um desafio que agrada seus olhos e de todos aqueles que tomam conhecimento de sua arte!
Em seu site: o Wee Folk Studio ela apresenta como são realizados alguns processos de montagem de seus personagens. Nunca vi nada semelhante a esses pássaros... Vale a pena conferir!



Cada ilustração requer descobrir algo novo: a maneira de construir uma casa de madeira flutuante, de fazer uma cesta pequena, uma folhagem de árvore, a plumagem de um pássaro, o céu, a relva, as flores, o que demanda tempo para escolher e realizar a arte final.



Ela tem vários trabalhos premiados, mas o que mais me impressionou pela riqueza dos detalhes foi o "Auto-retrato: uma história pessoal de Moda".

Nesse trabalho SALLEY MAVOR fez uma escultura em relevo original semelhante a uma mandala e incorporou ao tecido, bonecas em miniatura, que representam anos da sua vida.

As bonecas em  espiral a partir do centro, vão surgindo através do tempo, desde o seu nascimento até os seus 52 anos. Cada boneca está vestida com uma roupa que ela teria a cada ano. 

Muitas mulheres que nasceram na década de 50 se sentem retratadas pelas bonecas vestindo calças remendadas boca de sino, blusa camponesa e saco de ombro tecido, para não mencionar o poncho de alpaca na boneca do próximo ano.

Essa peça é totalmente costurada a mão, incluindo o padrão de nó infinito francês em suas laterais.

Atualmente ela vive em Cape Cod, na cidade de Falmouth, Massachusetts. 

Graças ao acesso a internet, as fronteiras são derrubadas o que nos possibilita tomar conhecimento de trabalhos tão fantásticos como o dessa maravilhosa Artista, a quem aplaudo e rendo, minhas homenagens.

Seu amor a arte embeleza a vida e certamente despertará muitos talentos desejosos de seguir seus passos...

Parabéns SALLEY MAVOR!!
Regina Coeli

8 comentários:

  1. Maravilhoso e muito inspirador o trabalho dessa moça. Adorei conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosas cenas,quanta criatividade e bom gosto,é o que penso , não fosse a internet,dificil seria nossos olhos sentirem todo esse prazer, num clic descobrimos artistas sensiveis ,trabalhando com bordados,portanto criando de um jeito,que chega a emocionar!!
    Regina obrigada por me mostrar essa maravilha!!!
    Um abração^^

    ResponderExcluir
  3. Encantador! Obrigada por compartilhar. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Regina que maravilhoso o trabalhoso dessa artista.
    É encantador, uma arte mesmo.
    Fiquei encantada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por nos mostrar trabalho de tal envergadura, querida Regina! Nunca imaginei que pudesse ver algo assim! Estou maravilhada!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  6. Nossa, é de deixar qualquer uma maluca. Obrigada por nos apresentar a artista e sua arte.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Regina cielo,esta artista es maravillosa al igual que su precioso trabajo.MUchos mimos desde España.May

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, já é madrugada mas a insônia devido as dores da fibro me leva a estae por aqui. Seu passeio foi realmente maravilhoso, lembrou a fazenda do meu avô. E os trabalhos dessa artesã me deixaram de boca aberta! Quanta criatividade e bom gosto! Você tem me apresentado um mundo bom, com cheiro de café e pão quentinho, onde as pessoas simplesmente vivem tranquilas e felizes. Obrigada, beijos no coração e boa noite.

    ResponderExcluir