27 de setembro de 2012

Eles estão a caminho...



Pequenas doses de AMOR
Durante 26 dias dediquei de 2 a 3 horas do meu tempo para confeccionar as 10 Bonequinhas Negras e os 20 Amigos Imaginários para as crianças Quilombolas do Vale do Ribeira em São Paulo.


450 crianças serão agraciadas com Bonecas e Bichinhos de Pano, confeccionadas pelas BONEQUEIRAS SEM FRONTEIRAS, Grupo coordenado pela doutoranda Andréa Cordeiro de Curitiba, do qual me orgulho em fazer parte. Essa Ação se concretizará no final do mês de outubro.


Eu amo confeccionar Bonecas, mas assim em maior quantidade foi um verdadeiro desafio para mim, considerando que sou muito “marcha lenta”e detalhista...


Ai veio o tempo para a escolha e definição dos moldes com algumas releituras, diminuições e aumentos para se chegar aos moldes definitivos, que foram utilizados.
Outras horas para a escolha dos tecidos, dos composês, das linhas, dos enfeites que pudessem embelezar e enriquecer as roupas das Bonequinhas e o visual dos Amigos Imaginários. 


Um bom tempo foi dedicado para transferir os moldes para os tecidos, alfinetar, costurar a máquina e recortar todos eles.


Para em seguida desvirar as peças e promover a pintura dos olhos, nariz e boca das Bonequinhas, fase que demanda paciência e firmeza nas mãos. 
Mais horas para proceder ao enchimento de cada peça com fibra siliconada, etapa que requer atenção para evitar o surgimento da tão conhecida e temida “celulite”... 


Um bom tempo para fazer as costuras a mão, fixar os braços e pernas e os arremates das partes abertas de cada peça.
Então tudo vai tomando forma... Cada ação foi executada com muita calma e carinho.


Outras horas foram dedicadas para a costura a máquina das roupas de baixo e vestidos das Bonecas e a fixação dos enfeites e dos arremates feitos com costura a mão, assim como a escolha das lãs, montagem dos cabelinhos com as tranças, fixação com pontinhos invisíveis nas cabeças das bonecas, fixação das gregas (com cola de pano e bordado), viés coloridos, fuxicos e outros enfeites no corpo dos Amiguinhos Imaginários.


Finalmente, maquiagem e os retoques finais e toda a produção se torna real diante dos olhos, cansados sim, mas brilhantes de alegria por ter abraçado essa causa!!!
Para essa Ação das BONEQUEIRAS SEM FRONTEIRAS foi sugerida a confecção de bonecas negras e pardas, por acreditamos ser um caminho importante para a valorização da auto-estima e do reconhecimento da identidade afro-brasileira das crianças.



“A criança negra ou parda merece ter "a sua boneca" como seu espelho, onde possa identificar sua beleza, suas características étnicas. Através da identificação étnica com a boneca, a criança se fortalece, valoriza a si e aos seus semelhantes e reconhece, para toda a vida, suas raízes, livre de preconceitos ou estereótipos. É bom poder crescer assim.” Andréa Cordeiro 




Minha imaginação ganhou asas e voei para outras galaxias para fazer minha estreia na confecção dos Amigos Imaginários, também conhecidos como Naninhas: brinquedos de pano, não muito grandes, coloridos, alegres, para as crianças menores brincarem e dormirem junto com eles.


Ou então monstrinhos simpáticos, mais detalhados para doação aos meninos. 
Foi um verdadeiro festival de cores e acessórios: muito viés floral, sianinhas largas e estreitas, linhas de bordar coloridas, fuxiquinhos para os olhos...
Eu me diverti bastante!!!

 
Essas são 30 pequeninas doses de amor que serão distribuídas para as crianças Quilombolas do Vale do Ribeira- São Paulo.
Quer saber mais um pouquinho sobre essas Comunidades Paulistas?


Um agradecimento especial a minha irmã RITA DE CÁSSIA pela doação do custo do transporte da Fibra Siliconada, que veio de Santa Catarina para o enchimento das peças e a minha simpática vizinha EULÁLIA pela paciência em conduzir-me até a agência dos CORREIOS onde fiz a postagem da grande caixa para São Paulo e por aguardar, pacientemente, meu retorno.  


Agora sinto-me leve como uma borboleta, com o coração repleto de muita paz, pronta para alçar outros voos, em outras fronteiras!!!

Regina Coeli

20 comentários:

  1. Dindinha,
    Ipi ipi urra !!!!!!! Você conseguiu. Ficaram muito fofos e levam junto muito carinho desse seu grande coração.
    Farão muitas crianças felizes, mas com certeza a alegria maior está sendo sua em fazer parte desse lindo projeto.
    Beijos,
    Ritoca

    ResponderExcluir
  2. Hola Regina, eres un Angel bondadoso y bueno , esos niños estaran encantados cuando reciban esos muñecos tan lindos.Muchos besos May

    ResponderExcluir
  3. Que colección tan bonita de muñecas!!!! me encanta esa iniciativa, es muy bonita, cuantos niños lo agradecerán, besos

    Chelo

    ResponderExcluir
  4. Que Deus a proteja e te dê muita saúde e disposição. Caramba, 30 bonecas, você tá doida?...kkk. Que trabalhão...Mas a hora já pensou o momento que uma criança pegar uma dessas lindezas na mão? Todo o esforço e sacrifício estará recompensado. Parabéns por você ter se engajado numa tarefa imensa dessas e ter dado conta do recado. (Sabe que nunca pintei as carinhas das bonecas antes de enchê-las? Vou tentar qualquer hora).
    Bjs querida e parabéns pela iniciativa e todo o trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Orgulhosa de você d+...
    Quanta diferença vc está fazendo na vida destas crianças e tb no grupo.
    Vc é D+
    <3

    Edna

    ResponderExcluir
  6. Regina, você é um achado neste mundo, sabia? Nenhuma palavra expressa minha gratidão. Seja muito feliz! <3

    ResponderExcluir
  7. Que alegria visitar seu blog, pela primeira vez, e encontrar um trabalho tão lindo. As bonecas e monstrinhos ficaram maravilhosos. Parabéns e que }Deus abençoe você e família. Nos vemos nas Bonequeiras. Bjks, Neli

    ResponderExcluir
  8. Adorei ver teu processo de produção. Esse negocio contagia a gente não é? Dá para ver o amor em cada detalhe, tudo perfeitinho. Adoro seu detalhismo, e adoro sua presença no grupo. Um grande abraço amiga, e agora aguenta ate o dia da entrega final! :)

    ResponderExcluir
  9. Isso é puro amor!
    =D Belissimo trabalho.
    Go Bonequeiras! Go!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que bela postagem, amei!!!
    Voce é demais da conta!!!Ternura em pessoa!!
    Beijo,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  11. Oi Regina...estou sem palavras de tanta emoção.
    São pessoas como vc que me fzem acreditar q o mundo ainda tem esperança.
    Obrigada por sua dedicação....
    Adorei o seu blog e já estou te seguindo...e se vc quiser mais uma amiga de Marilia-SP...eu ficaria muito grata por sua amizade
    Milhoes de bjusss

    Juuuuuu

    ResponderExcluir
  12. Regina querida, que lindo post! Foi através do teu relato que cheguei ao grupo e me sinto muito feliz por poder ter contribuído! Só tenho a te agradecer pois a sensação de fazer parte deste grupo é mesmo maravilhosa!
    Tuas bonecas estão encantadoras, já tinha te dito! O carinho é visível em cada detalhe, as carinhas são maravilhosas, com olhinhos expressivos e sorrisos cativantes! Parabéns pelo lindo trabalho!!
    Obrigada pelo exemplo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oh Regina, me fez chorar logo de manhã...rsrs
    Minha mineira querida, te admiro dum tanto que não tem noção..
    Essa ternura e esse amor, sem palavras.
    Adorei o post, parabéns pela dedicação!
    Beijo grande!

    Babi

    ResponderExcluir
  14. Regina, que postagem mais linda do mundo! Sou muito feliz por ter conhecido você, seu trabalho, a beleza que você espalha no mundo!! Obrigada por tanto carinho, tanta dedicação, tanto amor!! Sou sua fã!!

    ResponderExcluir
  15. Mãezinha, que trabalho maravilhoso, não só pela técnica empregada, mas pelo cunho social. Parabéns, te amo

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo trabalho!!!! Deus abençoe.
    Muito lindo seu trabalho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns!
    Que coisa mais linda essas bonecas!!!
    Ficaram muito show!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  18. Querida...
    Que lindo post...
    Tenho certeza que cada criança que receber esse seu encanto... ficará muito feliz...
    Parabéns!.... vc é gente que faz! e eu gosto disso!
    Um beijo no seu coração generoso!

    Fatima
    fats.arteira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Quanta delicadeza e dedicação neste gesto, Regina! Minha admiração por você cresce a cada dia que leio suas palavras e vejo seus trabalhos. Deus abençoe tuas mãos, sempre.

    Com carinho e admiração, um grande beijo,

    Eneida

    ResponderExcluir
  20. Isso é catequese, fazer o tempo acontecer de forma viva e eficaz na vida do outro.
    Sou grata a Deus por ter te conhecido. Amo Você, Vanessa Reis.

    ResponderExcluir