4 de abril de 2012


Via Sacra da CF - 2012
"Que a saúde se difunda sobre a Terra"
Durante a Quaresma, somos convidados a meditar os passos de Jesus até a morte na Cruz e ressurreição. Trata-se da Via-Sacra - (Do latim: Via-Crucis - caminho da Cruz).
Ao meditar cada Estação, somos chamados a percorrer a caminhada feita por Cristo. O mesmo Cristo que, hoje, nos chama a uma profunda conversão diária, configurando-se a Ele nos atos e na coragem de anunciar o Reino de Amor e Paz de Deus.


Nossa Comunidade - Nossa Senhora da Abadia, mesmo debaixo de chuva, professou sua fé percorrendo 14 casas pré- estabelecidas, meditando sobre a caminhada e morte de Jesus no Calvário.

1ª Estação - Jesus é condenado à morte
Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos!
Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo!


Que o seguimento de seus passos nos fortaleça neste amor, nos ajude a tomar nossas cruzes e nos faça próximos daqueles sofredores que necessitam de cuidado.  
Ó Maria, saúde dos enfermos, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para o serviço aos doentes e a defesa da boa saúde pública para todos.


2ª Estação - Jesus carrega a cruz
A Cruz de Jesus é o sinal do amor do PAI para conosco!
Lembramo-nos dos crucificados pela carência de assistência à saúde.
Inspirai-nos ações que cooperem para que uma assistência de saúde pública, de qualidade, seja um bem oferecido a todos. Que a saúde se difunda sobre a terra...


3ª Estação - Jesus cai pela primeira vez
Jesus caiu por terra. Ele se faz solidário aos sofrimentos humanos, como aos que são submetidos a filas e à má acolhida no atendimento de saúde pública.


Que este amor nos sustente em nossas lutas em prol da vida e do auxílio às pessoas que sofrem. Que nas quedas, nos voltemos confiantes para Vós e prossigamos a caminhada. 

4ª Estação - Jesus se encontra com sua mãe
A cena do encontro de Jesus com sua Mãe é de dor profunda, mas vivida na fé. Assim, Maria também se faz solidária a todos os sofredores, como aos que carregam a cruz das doenças,  “não admira que Maria, Mãe e modelo da Igreja, seja evocada e venerada como ‘Saúde dos enfermos’. (PAPA BENTO XVI).


Que a dor dos corações partidos pelas situações de doença e mau atendimento, na Saúde Pública, sensibilize os corações. Faça crescer a solidariedade ao que sofre e o empenho em prol de melhorias no sistema de saúde pública. 

5ª Estação - Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
Os que sofrem ao carregar a cruz das doenças, pela condição de fragilidade e vulnerabilidade, constituem-se em sinais dos valores que são essenciais em nossa vida, em meio a tantas coisas supérfluas.
 Eles se tornam radares de alta sensibilidade. A resposta frente a esta realidade é nossa solidariedade samaritana.


Quantos exemplos e testemunhos heroicos encontramos em nossas comunidades e entre os que trabalham na área da saúde.
Amado PAI, inspirai-nos ações, como a do Cireneu que tomou a Cruz de Jesus, e levai-nos a socorrer as pessoas doentes e enfermas, aliviando-Ihes  o sofrimento. 

6ª Estação - Verônica enxuga o rosto de Jesus
O gesto de Verônica também nos lembra o dever de cuidar da vida. Para isso, não deixemos que barreiras nos distanciem dos que sofrem.


O PAI, fortalecei-nos neste amor para que sejamos, a exemplo de Verônica, corajosos no socorrer a vida em todas as situações de sofrimento, especialmente na enfermidade. 

7ª Estação - Jesus cai pela segunda vez
Já sem forças e sofrendo as consequências da terrível  flagelação, alquebrado pelo peso da cruz, invadido pela dor do abandono dos amigos, Jesus tropeçou e caiu mais uma vez.


Em nossa sociedade, muitas pessoas são abandonadas no sofrimento da doença e da velhice. Seus parentes e amigos nem sempre são capazes de lhes dedicar tempo ou de permanecer com eles, sob a alegação de “cuidar da vida que continua”. Além disso, temos aqueles abandonados em filas ou em macas nos corredores de hospitais.

8ª Estação - Jesus consola as mulheres
Os recursos financeiros destinados à saúde pública em todo o Brasil são insuficientes. Várias propostas de lei para regulamentar os repasses à saúde foram colocadas em debate no Congresso Nacional, mas, até hoje, nenhuma foi aprovada em definitivo. “Chorai por vós mesmas e por vossos filhos!”


Até um novo imposto sobre movimentação financeira foi criado para custear a saúde, a CPMF. Ele, no entanto, foi usado para melhorar os números da arrecadação tributária brasileira e não representou, em nenhum momento, agregação de novos recursos à saúde pública, no período de sua vigência.
Que o amor aos que mais precisam de digno atendimento de saúde pública, nos faça lutar contra desvios e falta de financiamento ao sistema de saúde pública. 

9ª Estação - Jesus cai pela terceira vez
Passou a vida fazendo o bem, anunciou o Reino do Pai e acabou sendo rejeitado, sobretudo pelos que viam seus interesses contrariados e não queriam um mundo novo de justiça e paz.


Desejamos que este mundo novo se concretize no atendimento da saúde, muitas vezes desumano, em virtude da medicina reduzir o ser humano à sua dimensão biológica, orgânica. É o momento de dar um basta à atuação de profissionais ‘mecânicos e insensíveis’.
Há clamor, especialmente dos mais pobres, por profissionais ‘humanos e sensíveis’.
Ó Deus, que nossas relações, iluminadas por este amor sejam cada vez mais condizentes com a dignidade de pessoa que nos concedestes. 

10ª Estação - Jesus é despido de suas vestes

“Repartiram entre si as minhas vestes e tiraram a sorte sobre minha túnica”.
Em sua vida neste mundo, Jesus renunciou à posse e ao domínio.



Se o domínio é exercido de modo tirano, destrói a vida, desumaniza a pessoa, escraviza o semelhante. Por renunciar ao domínio, Jesus se colocava a serviço de todos, mostrando um caminho de justiça e de paz.
Fortalecei-nos neste amor. Que o domínio não impeça um bom atendimento à saúde de todos, especialmente, aos mais necessitados. 

11ª Estação - Jesus é pregado na cruz
Jesus exerceu o cuidado para com os seus até o fim. A todos procurou salvar, não se descuidou desta responsabilidade. Hoje as comunidades também são chamadas à responsabilidade para com o sistema de saúde pública, sobretudo pela participação ativa em Conselhos e Conferências de Saúde, que, muitas vezes, ficam sem nossa devida atenção.


 Ó Deus, fortalecei-nos neste amor para que não sejamos omissos em nossas responsabilidades de cidadania. Dai-nos a graça do empenho na formulação e vigilância das ações da saúde pública.

12ª Estação - Jesus morre na cruz
A paixão de Cristo representa a máxima expressão do sofrimento humano, que, nesta entrega do Redentor, recebe uma significação nova e profunda, ao ser associado ao amor. A cruz de Cristo tornou-se uma fonte da qual brotam rios de água viva. Nela e por ela, “Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho unigênito, para que Todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).


Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal do vosso amor para conosco!
Que o sofrimento aceito e a entrega no amor de teu Filho nos ajude a tomar nossas cruzes cotidianas. 

13ª Estação - Jesus é descido da cruz -

Jesus estava morto. O silêncio invadiu o céu e a terra. Maria recebeu em seus braços o filho despedaçado, inerte e pesado. Nesta Via-Sacra, com Maria, acolhemos em nossos braços o corpo do Senhor e nos lembramos de tantas situações de sofrimento e morte que nos afligem.

Ó Deus, fortalecei-nos neste amor para que possamos completar a paixão de Cristo através de atitudes. Alimentai a nossa esperança para que não desanimemos em nossas lutas diante das situações de morte. Por Jesus, nosso Senhor. 

14ª Estação - Jesus é sepultado
O sofrimento e a morte são de difícil aceitação para a humanidade. Considerando nosso contexto cultural, marcado pelo hedonismo, estas realidades geram desconforto, inquietação e até mesmo revolta, pois as pessoas são impulsionadas à busca de uma felicidade ligada à noção de prazer e à rejeição de esforços.

Nessa Via-Sacra, solidários com Jesus e unidos às comunidades e a todos as pessoas que sofrem e lutam pela vida, cremos “em Jesus Cristo que padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos”. Cremos que a morte é a passagem necessária para a plenitude da vida. A última palavra de Jesus para nós não é morte, pois ele entra na morte para vencê-Ia.
Amado PAI, fortalecei-nos sempre nesse amor, para que produzamos frutos que alimentem a esperança na ressurreição.


Participar desse momento FORTE DE ORAÇÃO, caminhando lado a lado com os Irmãos e Irmãs de fé foi para nós uma verdadeira bênção! 
Recebê-los em nossa CASINHA VIÇOSA muito nos honrou! Agradecemos a todos pela caminhada conjunta.
Regina Coeli

4 comentários:

  1. Que lindo post Regina, emocionante como a época do ano...
    Passei para te desejar uma Feliz Páscoa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina.
    Tanto tempo sem lhe visitar, mas, hoje Jesus me encaminhou para seu cantinho para que eu participasse também dessa Via-Sacra, e para que eu tivesse um momento de oração.
    Que Deus nos abençoi a todos e nos dê força para carregarmos nossas cruzes.
    Feliz Páscoa
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  3. Que a todos seja a Páscoa uma benção, uma força de renovação para o dia a dia.
    Feliz Páscoa!
    Iêda

    ResponderExcluir