9 de fevereiro de 2012

Você conhece este Livro?

"Um mendigo com um violino, vivendo de um carrinho de mercado e idolatrando uma estátua de Beethoven, vem a ser um ex-aluno da Julliard. Meu encontro casual confirmara uma regra de ouro no jornalismo: todo mundo tem uma história, portanto saia da sala de redação e converse com as pessoas. Nunca se sabe o que se pode descobrir." STEVE LOPEZ


Steve Lopez, um jornalista do Los Angeles Times, quando estava a procura de uma boa matéria para sua Coluna, encontra o sem-teto Nathaniel Antony Ayers Júnior tocando de forma tão envolvente o seu violino de duas cordas no Skid Row de Los Angeles e ficou bastante admirado. De imediato pensou em fazer sobre ele uma das suas crônicas, mas o que vai descobrindo ao longo da sua investigação deixa-o cada vez mais motivado a conhecer um pouco mais sobre a vida extraordinária daquele homem e isso não caberia somente em uma crônica.



Nathaniel era um negro que estudou na Juilliard, uma das mais renomadas Escolas de Música de Los Angeles, era dono de um brilhantismo incrível e tinha tudo para ser um músico de sucesso. No entanto, a pressão dentro da escola, sua intolerância e excentricidade, junto com a esquizofrenia o levaram para fora de Juilliard e ele acabou tocando na rua em meio a uma orquestra de buzinas, caminhões e sirenes, onde mal se ouviam suas cordas, mesmo depois de diversas tentativas de tratamentos.
Steve e Nathaniel aprendem a se comunicar através da música e Lopez imagina-se capaz de convencê-lo a abandonar as ruas de Los Angeles e a voltar a tocar. Altos e baixos se alternam em seus contatos quase que diários, com momentos de triunfos seguidos sempre de desilusões, mas nenhum dos dois desistiu.


Embora a intenção inicial de Lopez fosse salvar Nathaniel, acaba por constatar que a sua própria vida mudou profundamente.
De uma simples coluna de jornal, isso passou a ser uma jornada para transformar Nathaniel Ayers numa pessoa melhor, com moradia e um possível tratamento, e praticamente se tornou um objetivo de vida para Steve Lopes. 
Quando ele menos esperava, passou a receber presentes dos leitores, que eram para serem entregues a Nathaniel, assim como ajuda e ações solidárias apareceram de todos os cantos vindo de pessoas tocadas pela história desse músico sem teto. O mais importante, no entanto foi conseguir chamar a atenção das autoridades e do público para o Skid Row uma área muito perigosa de Los Angeles, onde ficam os viciados, os moradores de rua, prostitutas e onde vivia Nathaniel...
Se você tiver curiosidade, pode dar uma pesquisada no site Los Angeles Time e conhecer as matérias redigidas po Lopez, estão todas lá...


Dai a composição do livro: O SOLISTA - Editora Nova Fronteira
O que até então poderia parecer uma coisa simples, acabou virando em diversos momentos, um fardo para o jornalista, que as vezes deixava sua esposa e filha  pequenina um pouco de lado.


Steve Lopes com um humor imparcial e uma prosa envolvente escreve uma inspiradora história sobre desilusão e esperança com uma sinceridade sem igual...
A história é tocante, real,
e provoca emoções em quem se deixa envolver, como no meu caso. 
Não fala de coisas bonitas, aborda o mundo intrigante das doenças mentais e o trabalho das instituições para com os moradores de rua.


O SOLISTA trata daquele lado que a gente muitas vezes prefere não enxergar: a miséria, o abandono, as limitações do ser humano.

Eu gosto de leituras que me fazem rever valores, que me trazem conhecimentos novos, que me instigam a conhecer mais sobre o assunto exposto...
Cumprimento STEVE LOPEZ pelas descobertas feitas, por ter abraçado a causa de Nathaniel e ter mobilizidado a opinião pública para essas questões.
Eu li o SOLISTA em três dias e recomendo sua leitura.
Regina Coeli

5 comentários:

  1. Fizeste ótima resenha e deve ser muito bom o livro.Enredo legal!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que história bonita. Acho que vale a pena ler o livro todo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. "...todo mundo tem uma história"
    ADOREI!
    EU DIRIA Q TODO MUNDO TEM VÁRIAS.
    Valeu a dica ;]
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina, tudo bem amada? Cheguei a pouco de viagem e Passei pra te desejar um bom dia, agradecer pelo comentário carinhoso, e parabenizá-la por todo... Todo mundo tem uma história. Maravilhoso!Por isso que digo: Vale a pena gastar tempo com as pessoas. beijos...

    ResponderExcluir
  5. Que linda essa história,até me arrepiei.Por isso não podemos julgar e sim tentar conhecer primeiro.
    Parabéns pelo post.
    Edpaula
    artesecosturinhas.com

    ResponderExcluir