18 de fevereiro de 2012

Tuia-strickita

Algo que nos aborreceu profundamente quando fizemos nossa mudança de cidade foi deixarmos para trás nossa linda TUIA que já alcançava mais de 4 metros de altura e a nossa ROMANZEIRA florida que nos presenteava com belíssimos frutos.


Touxemos de lá nossa mudinha de ROMÃ e estamos acompanhando o passo-a-passo do seu desenvolvimento para daqui a algum tempo elaborarmos a redação de uma postagem sobre ela. 



Duas mudas da aristocrática e charmosa TUIA KAIZUCA foram plantadas no JARDIM VIÇOSO. Uma delas não se aclimatou e veio a óbito... No entanto foi substituída por outra muda bem menor e ao que tudo indica estão desenvolvendo com toda a imponência que lhes é peculiar.

/

As Tuias são caracterizadas por troncos quase retos e folhas compostas de vários filamentos formados por pequenas escamas verdes, geralmente graças ao padrão de crescimento da planta são moldadas para ficarem em forma de cones bem esticados.


Mas a saudade da nossa antiga Tuia tão linda, nos fez adquirir em Ribeirão Preto-SP uma muda de mais ou menos uns 30 cm do JUNIPERUS CHINENSIS, Strickta  também chamado de TUIA STRICKITA. Trouxemos essa muda com todo carinho e observamos  todos os cuidados recomendados em sua embalagem durante esse período que antecedeu seu transplante.


Aproveitando uma estiada, numa manhã ensolarada do mês de janeiro eu e Rita de Cássia fizemos todo um ritual para transplantarmos a nossa pequenina muda da TUIA STRICTA depois de mantê-la durante uns 40 dias em seu pequeno vaso.




Já se passaram mais de 15 dias, as chuvas caem generosamente e a nossa TUIA STRICKITA se mantém com todo viço em seu novo recanto, bem no centro do Jardim de Entrada, defronte para a janela de nossa Sala de Visitas.
Já dá para ver seus brotinhos salientes crescendo em busca do sol.
Dentro de um ano alcançará as alturas com garbo destacando-se por sua beleza, durabilidade e versatilidade e nós "corujas" vamos acompanhando com fotos esse desabrochar de vida...
Até breve,
Regina Coeli 

10 comentários:

  1. Lindo teu jardim, bem cuidado, com carinho. E deves mesmo ter saudades da Tua TUIA. Mas essa há de crescer bem...beijos,lindo feridão,chica

    ResponderExcluir
  2. Que delícia ver você "esparramada" a cuidar do jardim. Acho que uma das coisas mais gratificantes da vida é cuidar de plantas. Elas são tão generosas e pedem quase nada em troca. Teu jardim está ficando muito lindo.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que maravilhaaaa...
    lindooo Jardim !!!
    espero que cuidem direitinho da qual você deixou linda e bela Tuia...
    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  4. O jardim da Casinha Viçosa floresce pra refletir o coração de vcs duas...almas perfumadas e coloridas que são!
    Lindo o ritual, que bacana compartilharem conosco!
    Bjos Regina, ótimo carnaval!

    ResponderExcluir
  5. Regina, lidar com o jardim é algo muito energizante e gratificante. Parece que a paz que sentimos é instantânea...e a corujice com as mudinhas, então, é uma delícia! Parecem nossas crias!
    Olha, a tuia strickita não dá trabalho. Tenho duas em meu jardim e elas não dão quase nenhum trabalho e estão sempre viçosas. Boa escolha! Sucesso com o teu jardim! Beijo grande!
    Renata

    ResponderExcluir
  6. Passando para lhe desejar uma otima quinta feira beijosss

    momentoparaserlembrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lindo..Lindo seu Novo Jardim!!!
    Fico tão satisfeita em ver pessoas como eu, cuidando das plantas e dos jardins...
    Nos dias de hoje as pessoas não se dão conta de como é relaxante e gratificante cuidar de um jardim e fazer viver aquilo que estamos plantando!!!!Meus sinceros PARABÉNS!!!
    Amei o Blog!!!

    Abraços Luciana.

    ResponderExcluir
  8. Ah, lindo post! Procurando mais dados da Strickita cheguei aqui. Valeu a visita.
    Feliz 2016 a todos, espalhe Amor e boas vibes!
    Sylvia

    ResponderExcluir
  9. Qual o nome dessa flor laranja próximo a tuia na foto?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, você sabe informar se a tuia strikta e a tuia holandesa pode ser plantada em local que tenha muito sol?

    ResponderExcluir