25 de agosto de 2011

JARDIM DE INVERNO - ANTES e DEPOIS

UM SONHO REALIZADO 

Sempre tive vontade de ter em nossa casa um JARDIM DE INVERNO.
Não importava o tamanho do espaço, o que importava era a oportunidade, o prazer de cultivar plantas dentro de casa... 
Assim que fechamos o contrato da compra da "CASINHA VIÇOSA" um dos pontos que me chamou a atenção, que me cativou foi a existência de um JARDIM DE INVERNO.
Quando nossa mudança chegou o espaço destinado ao JARDIM DE INVERNO era assim:


Colocar tudo no lugar certo e do nosso jeito, demandou tempo...
Simplesmente transportamos alguns vasos e mudas para esse espaço,  até decidirmos como seria  o projeto e quem iria executar os serviços paisagísticos para dar vida ao nosso JARDIM DE INVERNO, tão desejado... 


Como sou curiosa iniciei uma pesquisa sobre as espécie próprias para o plantio em JARDINS DE INVERNO e como cuidar delas.
Enquanto isso o tempo passava... Íamos colocando as pratinhas de R$1,00 dentro da PÍRULA, nossa Porquinha de Barro, para obter uma boa quantia para nos ajudar no pagamento das despesas...


Aqui em Araxá os projetos paisagísticos são bem "SALGADOS"...
Sabíamos que seria necessário ajuntar um montante razoável para realizarmos esse sonho acalentado por tanto tempo...
Tivemos que cultivar a paciência e ajuntar mais "dindim"... 


Enquanto isso eu aprendia sobre a melhor maneira de cultivar algumas espécies de plantas em ambientes semi fechados.
Já não via a hora de apreciar e deleitar com esse "CANTINHO ESPECIAL" da CASINHA VIÇOSA...


Foi ai que minha FADA MADRINHA - Rita de Cássia então entrou em ação e me deu de presente de aniversário o paisagismo do JARDIM DE INVERNO. 
Ah! Foi bom demais nem dava para acreditar!!!
Eu escolhi as PALMEIRAS RAPHIS EXCELSA para o fundo do jardim, próximas a janela do meu dormitório, as mudas estavam com uma boa altura.

Nas laterais rente as paredes foram plantadas as ERUNDINAS BAMBUSIFOLIA, conhecidas como Orquídeas de Chão na cor rosa e os CLOROFITOS ELATUM, (Crotons Rasteiros verde e branco), contornando as paredes.


Um tronco seco foi fixado no solo para receber algumas mudas de Orquídeas que eu trouxe de GV. Foram ainda plantadas no solo três mudas de CORDYLINE TERMINALIS, também conhecidas como Dracena  Vermelha.


Para o piso do jardim foi usado separador de canteiros entre as partes recobertas com Argila Expandida e Seixos Rolados Brancos.
Os meus ANTÚRIOS miúdos em tom goiaba permaneceram no vaso grande, algo que me incomodou, não ficou do meu agrado... 


Com o passar dos dias o JARDIM DE INVERNO ia ficando mais viçoso, ele foi se transformando em um local encantador, até mesmo o nosso cãozinho TOBBY se rendeu a magia do ambiente...


Antes que a Primavera chegasse fui dando meu toque pessoal no paisagismo do JARDIM DE INVERNO, fazendo algumas modificações até obter esse novo visual, que agora me agrada plenamente!!!
Bem no cantinho próximo  a porta de vidro da sala plantei minha pequena muda de ZAMIOCUCA - ela está bem verdinha.


Tão logo a linda florada da ORQUÍDEA CYMBIDIUM que estava no vaso feneceu, eu a transplantei para bem próximo da base do tronco seco, uma vez que essa espécie  também floresce no solo.

As várias mudas do meu ANTÚRIO ROSA foram retiradas do vaso grande que  estava deslocado entre os seixos rolados brancos, para serem cuidadosamente transplantadas para o solo...


Volta e meia dou uma chegada até a janela do meu quarto e fico "curtindo" a beleza, o viço de minhas plantinhas.
Outras vezes a noite acendo a luz do JARDIM DE INVERNO, sento em minha cadeira de balanço e  não me canso de apreciar a riqueza e o encantamento desse pedacinho de terra! Isso não tem preço!!!


Compartilho com vocês a minha alegria, agradeço a Rita de Cássia por realizar meu sonho e a Deus por ter olhos e sensibilidade para admirar a natureza!!
Regina Coeli

22 comentários:

  1. Ficou muito lindo.....gostei...um cantinho com planta da um novo astral para a casa....curta bstante....beijos.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo um privilégio ter um sonho realizado e um sonho tão lindo como o seu! Imagino como você deve ficar feliz vendo este pedacinho de natureza todos os dias, todas as horas. Parabéns, querida Regina!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Tens mesmo que estar alegre.Ficou lindo e adorei a porquinha,srsr Muito legal ver a mudança radical! beijos,ótimo fds,chica

    ResponderExcluir
  4. Coisa mais linda Regina, eu amei.
    Sou péssima com flores, a´te meus cactos, não vão pra frente, heheh
    Amei.
    VC merece, ele é tão li ndo como vc.
    Que grande presente.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Foi um encanto para mim lhe conhecer, amei seu jardim de inverno, parabéns! Obrigada por compartilhar conosco esse cantinho tão especial e com isso nos incentivar a criarmos nossos cantinhos aconchegantes dentro de nossa casa e até mesmo dentro de nós, né mesmo? Bjs da recém amiga Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Ah, encantador...ficou lindo demais.
    Também amo a natureza, Re, e a reverencio. Ela é sagrada e nos traz paz e purificação. A casa fica cheia de energias boas...

    Amei esse post, esse jardim lindo, a cachorrinha curtindo é muito engraçado, a porquinha recheada, tudo lindo demais!

    Um beijo com carinho
    Liz

    ResponderExcluir
  7. Receber uma saudação de mim.
    Quero dizer o jardim é lindo. Feito com amor.
    Fotos muito agradável.
    Fim de semana feliz :-)
    Zuly Castillo U. - COSTA RICA

    ResponderExcluir
  8. Precioso jardin,Regina.Pasate por mi blog tienes un regalo.
    http://untallerenlaluna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Achei super bacana a sua idéia e o melhor: O seu empenho em realizá-la.parabéns ficou Lindo!

    ResponderExcluir
  10. Cada detalhe Regina, ganha vida nas tuas palavras...fui acompanhando e vendo a transformação desse cantinho mágico antes mesmo de ver a foto seguinte.
    Teu sonho era muito parecido com o meu que espero realizar tb, assim que mudar pra minha casa nova. No projeto tem jardim, pergolado, balanço, flores e folhagens e um jardim de inverno que possa apreciar de meu quarto e estúdio de trabalho.
    Tua sensibilidade me emociona.

    Um grande beijo pra vc e tua madrinha preciosa!

    ResponderExcluir
  11. Regina, vc está de parabéns, pelo seu desejo realizado (jardim de inverno é tudo de bom!!...) e pelo bom gosto do seu projeto! Que Deus te proporcione muitas e muitas oportunidades de curtir seu primoroso jardim!!... bjsss...

    ResponderExcluir
  12. Regina, seu jardim de inverno ficou super aconchegante!! Tobby não é bobo não!! ;) Parabéns pela persistência no sonho, só assim realizamos!! Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  13. Ficou muito lindo!
    Amei!!! :)

    Nada como um sonho realizado, não é amiga?
    Bom demais!

    Só fiquei com peninha da porquinha.
    Ela era tão fofa!
    Da próxima vez, compre daqueles cofrinhos que da para abrir por baixo...aí, é só encher de novo!
    :)

    Sua casa é mesmo super aconchegante, e é por isso mesmo, que suas postagens ficam tão encantadoras.

    Beijinhos pra você e para a Rita de Cássia.

    Parabéns por tudo!

    Fiquem com Deus.

    Cid@

    ResponderExcluir
  14. Sei que estas plantas e flores estão mais felizes do que nunca, pois elas sentem que serão cuidadas por mãos de fada. Ficou muito lindo.
    Bjus,
    Rosi.

    ResponderExcluir
  15. Ficou maravilhoso o seu jardim de inverno. Um espaço pequeno onde as espécies escolhidas deram um visual lindíssimo.O melhor de tudo é podermos cultivar nossas plantas, independente de estar sol ou chuva, apreciá-las todas as horas... Curta bastante o seu jardim. Que Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  16. Lindo seu jardim de inverno. Na minha opinião e no meu gosto só falta uma coisinha, uma fonte de água que pode até ser de bambu e é fácil de fazer. Na net até ensina como fazer e parece fácil,por exemplo: http://luciana-vieira.blogspot.com/2010/06/fontes-de-agua-e-prosperidade-faca-voce.html. Bjim e parabéns.

    ResponderExcluir
  17. AMEI SEU JARDIM DE INVERNO.É TÃO BOM QUANDO REALIZAMOS UM SONHO!PROVA QUE QUANDO PERSISTIMOS E CORREMOS ATRÁS DO QUE QUEREMOS,PODEMOS TORNAR ESTE SONHO REALIDADE.É O PODER DA FÉ QUE TUDO TRANSFORMA E REALIZA.BEIJOS.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, muito lindo mesmo! Trabalho de profissional!

    ResponderExcluir
  19. Assim como transformamos jardins, podemos também transformar corações. Claro se crermos em Deus e nos anjos que passam por nós.(Anjos, como vocês;Regina e Rita).Fico feliz de ter ganhado mas duas flores em meu coração. Feliz Natal e um Próspero Ano repleto da paz de Deus.Sejam sempre contagiantes.

    ResponderExcluir
  20. ficou lindo, quero fazer um tambem, gostaria de saber qual o tamanho do seu e o teto e coberto ou aberto, você pode me ajudar.

    bjs

    jô.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Simplesmente incrível a transformação do espaço. Tens muito bom gosto, amei o resultado. Não é só em Araxá que este tipo de serviço é "salgado" não, aqui em minha cidade também custa "os olhos da cara" (e depois como apreciar a beleza do jardim?). Mas, munida das informações preciosas que tão gentilmente compartilhou, quando estiver na minha casa nova (daqui 3 meses), vou tentar me arriscar a fazer eu mesma.
    Parabéns pelo seu. Muito lindo.
    1Beijo carinhoso por nos mostrar que sonhos podem se tornar reais, se soubermos persistir.

    ResponderExcluir
  22. Oi Re estou amando seu cantinho muito lindo adorei seu jardim aparece pra uma visitinha já te seguindo
    Bjs da Ro.

    ResponderExcluir