14 de abril de 2011

Lutar uma palavra vibrante...

Simplicidade: o melhor caminho para atingir a riqueza de espírito

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas - CORA CORALINA, uma das principais escritoras brasileiras, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.


Mulher simples, doceira de profissão, viveu longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produzindo uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
CORA CORALINA, senhora de poderosas palavras, escrevia com simplicidade e seu desconhecimento acerca das regras da gramática contribuiu para que sua produção artística priorizasse a mensagem ao invés da forma. Preocupada em entender o mundo no qual estava inserida, e ainda compreender o real papel que deveria representar, CORA CORALINA parte em busca de respostas no seu cotidiano, vivendo cada minuto na complexa atmosfera da Cidade de Goiás, que permitiu a ela a descoberta de como a simplicidade pode ser o melhor caminho para atingir a mais alta riqueza de espírito.
Livros e outras obras:


- Estórias da Casa Velha da Ponte (contos)
- Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais (poesia)
- Meninos Verdes (infantil)
- Meu Livro de Cordel

- O Tesouro da Casa Velha
- A Moeda de Ouro que o Pato Engoliu (infantil)
- Vintém de Cobre
- As Cocadas (infantil)

Sendo abril o mês de seu falecimento e como sua admiradora, deixo resgistrado no FAZ DE CONTA minha homenagem  a essa ENCANTADORA MULHER:  CORA CORALINA.
O QUE É VIVER BEM?


Um repórter perguntou à CORA CORALINA o que é viver bem?

Ela disse-lhe:

“Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice”. E digo prá você, não pense.

Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.

Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê.

O bom é produzir sempre e não dormir de dia.

Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.

Eu não digo nunca que estou cansada. Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros.

Então silêncio!

Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não. Você acha que eu sou?

Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.


Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.

Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor.

“Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!”

CORA CORALINA

6 comentários:

  1. Linda homenagem à essa grande mulher! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Chegou minha querida Amiga? e já nos trás este texto tão lindo, desta mulher guerreira.Gostei da sua volta, amei seu texto! Beijos

    ResponderExcluir
  3. É demais né? E Cora Coralina tem toda razão né? Não podemos perder a esperança nunca, mesmo em tempos ruins. Ela começou a escrever com 72, Saramago se não me engano com 53. Ainda temos tempo...rs...rs..
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Postagem maravilhosa!!!
    Cora Coralina...exemplo para mim que já estou pré idosa rsrsrs
    Adorei tudo que li, e vou procurar ler mais sobre Cora Coralina.
    Principalmente o livro Estórias da casa velha da ponte, vi alguma coisa na TV e já fiquei curiosa e ansiosa para le-lo, agora com esta postagem fiquei mais ainda.
    Linda homenagem, linda mesmo...
    Que voce tenha um fianl de semana azule abençoado
    beijinhos
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  5. Conheci a casa de Cora e lá sentimos toda a presença dela - casa simples de uma mulher complexa; onde percebe-se Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, uma menina que fez até o terceiro ano primário, moça prendada que escrevia escondido desde os 14 anos, que rompeu convenções e fugiu em lombo de cavalo com um rapaz, um senhor 22 anos mais velho do que ela. Isso no começo do século e o amado sendo um homem separado. Vieram mais histórias de vida que fizeram Cora uma mulher incomparável! Sentiu? Sou fá! Obrigada por esse início de dia maravilhoso!! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Que belo texto! Admiro demais Cora Coralina. Uma prova de que sonhar vale a pena.
    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir