23 de janeiro de 2011

Frutas, que delícia!!!


Mais Qualidade de Vida com Hábitos Saudáveis


As frutas possuem um grande valor nutritivo, são muito necessárias ao organismo. Fornecem os minerais e as vitaminas, que regulam o funcionamento do corpo, protegendo-o contra as doenças.
Seus principais nutrientes são: Vitamina C, Vitamina A, Cálcio, Fósforo, Açúcar, Gorduras.


O único alimento que faz o cérebro trabalhar é a glicose.
A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está a limpar e a alimentar ao mesmo tempo.



O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente os seus nutrientes.
As frutas devem ser ingeridas sempre com o ESTÔMAGO VAZIO. Por quê?
A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado, passam rapidamente pelo estômago, dali vão para o intestino, onde libertam os seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas e começam a fermentar.
 


Você já comeu alguma fruta como sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto do dia, com um desconfortável sabor na boca?
Isso aconteceu porque a fruta não foi saboreada no momento certo.
As frutas de boa qualidade são mais saborosas e fornecem ao nosso organismo o máximo de seu valor nutritivo, então é preciso escolher frutas frescas, firmes, reagindo a uma leve pressão dos dedos, de boa aparência, perfeitas, sem sinais de danificação por insetos, na cor correspondente ao seu grau de maturidade e completamente maduras, se forem para consumo imediato. 


Os sucos feitos na hora de beber, não podem ser esquecidos.
A centrifugadora é uma boa pedida, pois extrai quase tudo da fruta e se consumido esse suco com o estômago vazio, ele será digerido tão depressa que pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.



Mas com o decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos; outras suprem ao organismo as necessárias vitaminas e os indispensáveis sais, como alimentos perfeitos as frutas gastam uma quantidade mínima de energia para serem digeridas e dão ao corpo o máximo retorno.
As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza. 

O Dr. William Castillo, chefe da clínica de cardiologia Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que se pode comer pois protege o organismo contra as doenças do coração.
As frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se torne espesso e obstrua as artérias, que quase sempre quando fracas provocam hemorragias internas e ataques cardíacos e ainda fortalecem os vasos capilares.


Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas.
Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.


Daí o valor de um chá morno depois de uma refeição.
Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda a emagrecer.


Como AMANTE INCONDICIONAL das FRUTAS, assim que li um precioso e-mail  encaminhado pela afilhada Rita de Cássia informando sobre a importância de incorporar  o  hábito saudável  da ingestão de frutas no nosso dia-a-dia, parti para minhas pesquisas  e montagem desse Post.
Frutas, ah! Uma delícia!!! Como gosto de saboreá-las!!!
Regina Coeli

3 comentários:

  1. Ai menina, que ótimas dicas, e que frutas lindas, hein?
    Fiquei com água na boca!...=D

    Amiga, obrigada por todo o carinho deixado lá no mosaicos. Amei!

    Te desejo uma semana maravilhosa.

    Fique com Deus

    Beijos

    Cid@

    ResponderExcluir
  2. Ola,querida Regina.
    Eu ja tinha lido algo sobre esse fato de comer frutas apos as refeiçoes nao fazer bem.As pessoas(a maioria) pensam que estao fazendo a coisa certa,quando na verdade estao provocando mal estar no organismo.Gosto de tomar meu chazinho de vez em quando,principalmente quando me sinto meio inchada.Belas dicas,amiga.Grande beijo.zenaide storino.


    PS.Querida,estou indo em março ao Brasil.Pode fazer minha boneca que nao vou perder essa oportunidade.Faça do seu jeito que nao vou dar pitaco,rsrr.

    ResponderExcluir
  3. Regina
    Eu adoro frutas e sempre como alguma no lanchinho. Mas também tomo suco de frutas durante as refeições, aí já não faz bem né?
    Vou tentar me lembrar dessas suas dicas.
    um beijo

    ResponderExcluir