28 de outubro de 2010

Viajando,viajando... 1

Passeio pelo Estado de Goiás

Ah! Finalmente de volta ao LAR depois de duas semanas fora...
Gosto de registrar os bons momentos, as descobertas feitas, as aprendizagens, o conhecimento de novas regiões, cidades, o que é típico em cada lugar visitado, pois com o passar do tempo muitas lembranças se perdem...
Sai das Minas Gerais e percorri muitos quilômetros, em viagens aéreas, de ônibus e de carro.
Era gente que não acabava mais se deslocando em véspera de feriado prolongado e confesso que tive de ficar bem atenta para não perder meus horários...


A recepção foi calorosa e pude abraçar meu filho mais velho o HUMBERTO e a esposa CLAUDINELE, lá no saguão de entrada do aeroporto de SANTA GENOVEVA, em Goiânia, também bastante movimentado, de onde seguimos de carro para a cidade de CERES no Estado de Goiás onde eles residem e onde fiquei hospedada.


A partir dai, mais pé na estrada!!! Nosso primeiro passeio foi a PIRENÓPOLIS.
Para se chegar lá, percorremos uma estrada bem conservada subindo uma serra paralela à dos Pireneus desfrutando das paisagens do cerrado.
PIRENÓPOLIS é uma cidade do interior de Goiás, estabelecida pelos Bandeirantes no ano de 1724 – recebeu esse nome por causa da SERRA DOS PIRINEUS que circunda a cidade.


Ficou isolada durante grande parte do século XX, sendo redescoberta por volta de 1970, com a vinda da capital Brasília para o Centro Oeste.
Foi importante centro urbano dos séculos XVIII e XIX, com mineração de ouro, comércio e agricultura, em especial a produção de algodão para exportação.


Possui ao leste uma vegetação campestre e rochosa com rios que compõem a Bacia Platina, e a Oeste uma extensa planície de vegetação mais densa cujos rios compõem a Bacia do Tocantins.
Do seu entorno até o centro da cidade é possível apreciar as Canelas-de-Emas, Sempre-Vivas, Margaridas, Cactos, Bromélias, Orquídeas, Barbatimão, Murici, Pimenta-de-Macaco, Pau-Terra, Mangaba, Ipês, Coqueiros entre outras.

O tempo parece ter sido congelado nessa cidade retratando com fidedignidade a história arquitetônica da época.
Tombada como Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, foi transformada em respeitado Pólo Turístico, com um Centro Histórico belamente ornado com Casarões e Igrejas do século XVIII:


- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
- Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico
- Cine Teatro Pireneus, em estilo art-décor
- Casa de Câmara e Cadeia construídas em 1919 como réplica idêntica das originais de 1733.

Fizemos uma visita especial a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos entre 1728 e 1738, com estilo colonial simples, construção em taipa de pilão (barro e cascalho socados), com torres e fachadas estruturadas em madeira. A nave e o piso eram feitos em madeira possuindo em seu interior rica talha, havia ainda o altar-mor, mais quatro altares laterais, todos ornados com laminações de ouro, além do arco cruzeiro.


A igreja foi construída de forma que, a qualquer hora do dia, o sol pudesse iluminar a sua fachada. Em 1766, Reginaldo Fragoso de Albuquerque foi contratado para pintar os elementos artísticos que existiam na Matriz.


No arco do Cruzeiro existia duas estátuas bem grandes de anjos e um cortinado com franjas, ambos esculpidos em madeira, datados de 1770 e no teto da Capela-mor estava pintada a imagem da Nossa Senhora do Rosário - 1864.
Havia, nas torres, uma pia batismal em madeira, sua pintura imitava precisamente a pedra sabão, e na torre do campanário existiam 3 sinos datados de 1803 e 1865 e um relógio de pêndulo alemão, que funcionava, datado de 1885.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário foi destruída por um incêndio na madrugada de 5 de setembro de 2002.
Devido ao tempo seco e à construção altamente inflamável da igreja, os esforços da população local para apagar o fogo não foram bem sucedidos. Apenas uma das paredes ficou de pé e a torre da igreja ameaçava desabar. Quase tudo foi perdido no incêndio...


Com ajuda e esforço de muitos a Matriz foi restaurada e aberta a visitação pública.
Muitas Relíquias foram conservadas e expostas a visitação.
Os fatos históricos muito me interessam, razão pela qual me emocionei bastante ao visitar essa Matriz.


PIRENÓPOLIS tem mais de 20.000 habitantes, uma topografia privilegiada, possui clima agradável e a presença de muitas Cachoeiras, Reservas Ecológicas, Parques e até Mirantes, que agradam os ecoturistas e os amantes da natureza.


De suas formações rochosas provém matéria-prima para a exploração mineral do quartzito, rocha muito usada na construção civil, especialmente para pisos exteriores, conhecida comercialmente como Pedra de Pirenópolis, Pedra Goiana, Pedra Mineira ou Pedra de São Tomé, muito apreciadas aqui nas Minas Gerais.


PIRENÓPOLIS oferece aos seus visitantes uma farta culinária típica da região goiana, uma rica estada com agradáveis passeios.
Palco das tradicionais Festas Folclóricas como a CAVALHADA – uma atividade que gira em torno de uma representação dramática equestre de uma luta entre Mouros e Cristãos pela soberania da Península Ibérica (durante a Idade Média na Europa), a festa alegrada por centenas de mascarados, montados a cavalo ou não.


Essa festa é considerada como uma das mais belas e expressivas do Brasil!!
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - festejo religioso que dura cerca de 20 dias e é de origem portuguesa e foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. Mantém como símbolos o Imperador do Divino, a Coroa, o Cetro a as Bandeiras.



Ambas acontecem durante as festividades de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, e reúnem diversas outras manifestações, como CONGADOS, REINADOS, JUIZADO, FOLIAS, QUEIMA DE FOGOS, PASTORINHAS, MISSAS e a NOVENA DO DIVINO, com seus cânticos em Latim.



O artesanato típico de PIRENÓPOLIS provém da produção de bens de consumo básicos da população, como os tecidos rústicos feitos em teares de madeira e a cerâmica utilitária.
Na década de 80, foi introduzido pelos HIPPIES o artesanato de jóias de prata, muito difundido no município. Pelo incremento do turismo, diversos artistas e artesões vieram se estabelecer em PIRENÓPOLIS o que aumentou consideravelmente a diversidade e a produção artística do município.
Berço de ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO, vale a pena descobrir tanta riqueza e beleza.
Regina Coeli

6 comentários:

  1. Eita mulher passeadeira! rsrs Fico feliz que esteja se divertindo. E como estão o filhote e a nora?
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Coisa boa essa viagem,heim? Lindas fotos!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Pirenópolis, pois foi após uma viagem para "Piri" que pedi minha esposa em namoro... E nossa relação já está rendendo o primeiro fruto THUTHU. Bjos
    Humberto

    ResponderExcluir
  4. Ola,querida Regina.
    Que cidade apaixonante,Pirinopolis.Gostei demais de conhece-la atraves das suas imagens.Da vontade de sentar por ali e ficar "assuntando" e vendo o tempo passar devagar.Adorei as fotos,inclusive as suas,que te mostram muito bonita e charmosa.E que bom rever a familia e ter uma recepcao tao amorosa.Pena o acervo da igreja ter se perdido,ne?E uma grande perda mesmo.Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  5. realmente piri é um lugar encantador... moro em corumba, vc deve ter passado por aqui! mas piri se destaca... bjs
    isabella

    ResponderExcluir