CERES - GO
O Presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de congregar agricultores de todo País, iniciou um processo de agricultura moderna para ocupar os espaços urbanos da Região Centro-Oeste, criando a Colônia Agrícola Nacional de Goiás – CANG, que à época atraiu pessoas de todas as partes, principalmente os Mineiros, pelas ofertas de lotes rurais em terras férteis.
Em 4 de setembro de 1953, o distrito foi elevado à categoria de município - CERES, nome da Deusa dos Cereais reverenciada na mitologia greco-romana.
Seu primeiro administrador foi o Eng. Bernardo Sayão Carvalho de Araújo, mais tarde construtor da Rodovia Belém-Brasília.
Essa emancipação acelerou o processo migratório na região e inicialmente o nome do Município CERES foi coerente, visto que a produção de cereais era sua principal atividade econômica.
Com o passar do tempo, ocorreram alterações econômicas e sociais, transformando CERES em um Município Urbano e um Pólo de Serviços da regional.
A cidade de CERES é cortada pelo Rio das Almas que a separa da cidade de RIALMA apenas por uma ponte.
O município é também grande produtor de abacaxi, banana, melancia, mandioca, cana-de-açúcar, batata, cará, laranja e produtos hortifrutigranjeiros. Ai também se localiza um grande criatório de Bicho da Seda do Estado de Goiás.
Possui ainda indústrias de móveis, carroças e serralherias, fábrica de queijos, sorvete, cerâmica, indústria de farinha, torrefadoras de café entre outras.
- Escola de Música Art'Livre Formação Musical, que oferece cursos de violão popular, violão clássico, viola caipira, guitarra, contra-baixo e técnica vocal. A escola tem revelado muitos talentos por meio dos recitais realizados semestralmente.
Registro meus agradecimentos ao povo goiano, em especial aos responsáveis e integrantes da SECRETARIA DA FAZENDA - DELEGACIA FISCAL DE RIALMA-GO e aos Diretores dos Educandários que acolherem com carinho meu filho HUMBERTO desde a sua chegada a esse Estado promissor.
Um dos destaques da cidade é o CENTRO CULTURAL DE CERES construído numa área de 1.527m², com instalação em três níveis, um marco cultural no interior do Estado. Com incentivo do Poder Público o CENTRO CULTURAL DE CERES, proporciona a comunidade e a toda região uma diversidade de opções culturais, pois o local oferece uma boa estrutura, com um auditório que pode funcionar como cine teatro, museu, um mezanino para abrigar exposições de arte, biblioteca virtual e lanchonete.
O Setor Educacional de CERES se apresenta com sete Escolas Municipais, doze Estaduais, uma Federal que gera Ensino Técnico e Médio integrado, Cursos Superiores para todo o Vale do São Patrício - INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES e três Particulares, além de Cursos Preparatórios para Vestibular.
Meu filho leciona QUÍMICA e MATEMÁTICA em CERES tendo já conquistado o respeito e a admiração de seus superiores e de seus alunos.
A cidade tem como referência cultural:
- Escola de Música Clave de Sol, que oferece cursos de teoria musical, piano, teclado e flauta doce.
- Escola de Música Art'Livre Formação Musical, que oferece cursos de violão popular, violão clássico, viola caipira, guitarra, contra-baixo e técnica vocal. A escola tem revelado muitos talentos por meio dos recitais realizados semestralmente.
- CORAL AD GLORIAM, criado há mais de 15 anos, com 60 vozes, verdadeiro orgulho para CERES.
No Setor Médico-Hospitalar CERES é referência no interior goiano, é a cidade brasileira com maior número de leitos hospitalares por habitante.
CERES se diferencia das cidades do interior goiano por possuir uma Comunidade Religiosa com forte presença de denominações protestantes. Desde o seu início, a cidade recebeu religiosos Presbiterianos e Batistas, além de outros, dando início a vocação educativa da cidade. O COLÉGIO ÁLVARO DE MELO, da Associação Educativa Evangélica, é um dos frutos deste trabalho pioneiro.
A presença católica é de igual modo marcante pela missão dos Frades e Irmãs Franciscanos que ao chegarem em CERES deram início a construção dos edifícios que hoje abrigam o COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO.
A arquitetura dos templos religiosos merece destaque na cidade e região.
A vida noturna ceresina, com os tradicionais bares de música ao vivo, são verdadeiros celeiros de talentos musicais, o famoso banquinho e o violão produziram talentos conhecidos em todo o Estado.
Pude desfrutar da diversificada culinária goiana nesse período que estive em CERES/RIALMA.
São muitos os eventos que ganham espaço e importância em CERES:
Desfiles Cívicos, Gincanas do CERES Clube Recreativo, Comemorações religiosas da Semana Santa, Retiros de Carnaval no APC, Comemoração do Dia de São Patrício -Padroeiro de CERES, Semana do Contabilista, Semanas Culturais, promovidas pelo SENAC, Feiras Culturais;
Etapas do Campeonato Goiano de MotoCross, Corrida de Pedestres, Festas Juninas na Praça Cívica de Ceres, Jogos Estudantis, Semana de Bernardo Sayão, Feira da Indústria e Comércio de CERES e RIALMA – FEICER, Aniversário da cidade, Exposição Agropecuária, Feiras de Ciências, Jornadas Médicas, Expocultural, Semanas Culturais, Exposições de Artes, Comemoração do Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Baile Réveillon e muitos outros.
Registro meus agradecimentos ao povo goiano, em especial aos responsáveis e integrantes da SECRETARIA DA FAZENDA - DELEGACIA FISCAL DE RIALMA-GO e aos Diretores dos Educandários que acolherem com carinho meu filho HUMBERTO desde a sua chegada a esse Estado promissor.
Regina Coeli
Obrigada pela informação preciosa e pelas belíssimas fotos.
ResponderExcluirAtravés de seu blog ficamos conhecendo muito mais do nosso Brasil maravilhoso.
Beijos,
Eneida
É isso aí,viajar é lindo e prazeroso. Acredite, estou conhecendo o Brasil através do seu blog e de suas belíssimas narrações sobre suas viagens.
ResponderExcluirBjus,
Rosi.
Ceres realmente é uma cidade de interior muito bonita e planejada... Mas o mais legal daqui são as pessoas, muito carismaticas e simples... Hoje me sinto um cidadão Ceresino.... kkkkk
ResponderExcluirHumberto
Junta as duas cidades não dá uma, não tem nada aqui, nenhuma opção de lazer, tudo parado, duas cidades mortas; viver aqui é um desafio.
ResponderExcluir