4 de setembro de 2010

Para quem gosta de uma boa leitura...

A Doçura do Mundo



"Você me ensina a dirigir?"
Essa é a frase final do livro “A DOÇURA DO MUNDO” que traduz basicamente o sentido dessa instigante leitura, tão impecavelmente desenvolvida por THRITY UMRIGAR: tomar as rédeas da vida e decidir seu próprio destino, com novos rumos e novas metas.

TEHMINA, após a morte do marido RUSTOM, mudou-se para os Estados Unidos para viver com o filho, a nora e o neto, deixando a Índia, Bombaim, os amigos e suas origens. Insegura ela ainda não havia se decidido se permaneceria naquela terra nova, onde só estivera de visita ao filho SORAB que se casara com uma americana, ou se voltaria à Bombaim. Essa dúvida permeia o livro, trazendo a discussão sobre sobrevivência e convivência sob o mesmo teto com a nora de costumes diferentes dos seus e o neto, COOKIE, que crescia longe dos ditames indianos.
Ao deparar-se com a visão dos outros em relação aos seus costumes, arraigados, e que, percebidos por outrem, tomavam outra proporção e a presença ainda viva e forte do marido que a guiara por tantos anos, deixando-a à deriva, sem ter o comandante para guiar o timão do barco, TEHMINA se sente confusa em sua ingenuidade, bondade e amor que balizaram toda a sua vida na Índia.


Suas atitudes e pensamentos sempre a conduziram a atos de coragem, nunca de indiferença, raiva ou rancor, em relação a sua vida...
Até a decisão final se continua a viver nos EUA ou se volta à Índia, o livro desenvolve a rotina e a vida dos SETHNA, desenrolando uma trama que proporciona ótima leitura, que nos cativa e emociona.
“A DOÇURA DO MUNDO” é uma história envolvente sobre vidas ligadas pelas tradições e cultura transformadas pelo amor.
Eu recomendo esse livro para quem aprecia uma boa leitura!
Regina Coeli


Não posso deixar de informar alguma coisa sobre essa fantástica escritora THRITY UMRIGAR, escritora e jornalista indiana, que nasceu em Mumbai e migrou para os EUA aos seus 21 anos.
Começou escrevendo poemas ainda menina como uma forma de botar para fora sentimentos presos, principalmente quando brigava com seus pais...
UMRIGAR é muito talentosa, sensível, fortemente, honesta e muitas vezes incisiva. Suas memoráveis personagens viverão por muito tempo em nossas memórias...
Ela foi premiada com o Nieman Fellowship de Harvard, tem Ph.D. em Inglês, vive atualmente em Cleveland, Ohio.
O que torna os livros da THRITY tão envolventes é a sua habilidade em levar os leitores a simpatizarem com seus temas.
Eu posso dizer isso “de cadeira”!!!
Regina Coeli

3 comentários:

  1. Oi Regina querida, fiquei muuuuito interessada! Não é que a frase final do livro fez sentido em minha vida atual? Não igual, mas tão parecido... o tomar as rédeas da própria vida. No meu caso, retomar.
    Vou em busca do livro, com certeza. Você me deixou com muita vontade de lê-lo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Pelojeito é muito bom mesmo@! um beijo,tudo de bom,chica e lindo fdsemana!

    ResponderExcluir
  3. Menina, esse livro parece mesmo ser muito bom! Já anotei na minha agenda!...:)

    Obrigada pela dica.

    Beijinhos, e um domingo luminoso prá você.

    Sua amiga,

    Cid@

    ResponderExcluir