11 de agosto de 2010

Uma visita ilustre

Alegria do reencontro

O dia de ontem foi mesmo repleto de emoções!!!
A convite da Amiga Silvia Maria fui até o aeroporto recepcionar a Profª Drª INGUELORE SCHEUNEMANN DE SOUZA ex-Reitora da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE.
Uma mulher INTELIGENTE, VISIONÁRIA, PESQUISADORA DE RENOME, uma mulher a frente de seu tempo...


A Profª Drª. INGUELORE, uma gaúcha de Pelotas,  foi eleita Reitora da UNIVALE através de concurso realizado pela primeira vez no Brasil, no mesmo estilo das universidades norte-americanas. Ela concorreu com 51 candidatos, dentre eles um ex-secretário de Ensino Superior do MEC, um ex-presidente da Associação Nacional de Dirigentes do Ensino Superior, ex-reitores e ex-secretários de Estado da Educação. Saiba mais aqui.

 

A primeira seleção foi feita por currículo e a professora ficou entre os seis primeiros classificados. Na segunda, os seis foram entrevistados por uma Banca composta por Conselheiros da Comunidade e renomados Educadores nacionais. O mandato teria a duração de três anos, podendo ser reconduzido por mais três anos. Para assumir a reitoria da UNIVALE, ela recusou o convite de uma Cátedra Especial de Graduação e Pós-graduação em temas ligados ao Brasil, para dar aula na Universidade Castilla La Mancha, na Espanha.
Autoridades militares, religiosas, empresários, academia, sociedade civil de Governador Valadares e região participaram das solenidades de sua posse em 2004.

Infelizmente por falta de visão e vaidade exarcebada de alguns cidadãos valadarenses a Magnífica Reitora, foi exonerada do cargo de forma abrupta e deselegante, após 2 anos de mandato, mesmo sob protesto da Comunidade Acadêmica e de muitos valadarenses.
Durante 2 anos, eu tive o privilégio de conviver com a Profª Drª. INGUELORE quando desepenhava as funções de Assistente do Gabinete da Reitoria.
Uma mulher de fibra, compromissada com suas atribuições, desenvolveu projetos e ações para trazer recursos e promover inovações para a universidade.
Além de sua inquestionável  inteligência, competência, sua simpatia e educação cativaram o alunado e aqui ela conquistou muitos AMIGOS.
Nossa cidade perdeu e muito com o retorno da Profª Drª. INGUELORE para o sul do País...


Do aeroporto nos dirigimos a casa da SILVIA MARIA, onde ao lado de mais duas Amigas ANGELA e ÁUREA NARDELY desfrutamos de bons momentos, atenuamos a saudade e ainda saboreamos um delicioso lanche, carinhosamente, preparado pela SILVIA MARIA.
A Profª Drª. INGUELORE, numa demonstração de grandeza interior aceitou convite da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG para proferir uma palestra abordando o tema: "Ciência e Tecnologia - Situação Atual para o Desenvolvimento Regional", na sede da OAB local.
 
 
A ilustre Profª Drª INGUELORE aqui chegou como representante do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para El Desarollo, com sede na Espanha, Instituto BioAtlântica-IBio e Fundação Gorceix/UFOP .
Com desenvoltura que lhe é peculiar a Profª Drª INGUELORE abordou esse tema tão importante, inesgotável e que influi na vida de todos nós no dia a dia e no celeiro local, regional e global, deixando o alerta para que as ações inovadoras de nossos líderes precisam começar já...


Sabatinada pelos Estagiários da ADESG após sua brilhante explanação ela deu show de sabedoria e domínio do tema com respostas abrangentes e esclarecedoras de como utilizar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação para recuperar e promover a sustentabilidade e desenvolvimento regionais.


Após sua brilhante explanação, alguns estagiários da ADESG, e os convidados especias AMIGOS da Profª Drª INGUELORE: Jornalista Áurea Nardely - Assessora da Prefeita de GV, Profª Dea Maria Ponciano, Profª Zenólia Maria de Almeida, Profª Silvia Maria Coelho Perim, Prof. Dr. Marcelo Marigo - ex Reitor da UNIVALE e sua esposa Srª Sueli Marigo e eu a acompanhamos num Jantar de Adesão no IBITURUNA HOTEL, local  aconchegante para reuniões desse tipo.


O que mais me emocionou foi constatar como a Profª  Drª INGUELORE vive com intensidade, um momento muito especial  de sua vida, ao lado do esposo Eng. ELIEZER BATISTA DASILVA Engenheiro Ferroviário, Administrador de empresas brasileiro, que se notabilizou na presidência da Companhia Vale do Rio Doce, de 1961 a 1964 e de 1979 a 1986 transformando a mineradora em uma das maiores companhias do planeta, e por sua atuação no Programa Grande Carajás (PGC), a primeira iniciativa de exploração das riquezas da província mineral dos Carajás.


Foi Ministro das Minas e Energia, um cidadão engajado na política que sempre fez a diferença por onde passou. Poliglota autodidata, aprendeu sozinho russo, inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, e adquiriu noções básicas de grego.
Recentemente, o casal teve a oportunidade de assistir o documentário contando a ilustre trajetória de vida do Eng. ELIEZER, filme lançado no Rio de Janeiro onde residem atualmente.


Fiquei imensamente feliz em saber que essa Mulher Iluminada continua com uma vida completamente preenchida, mas não se cansa de compartilhar os conhecimentos adquiridos, de colaborar, de orientar, de incentivar todos aqueles que a procuram.
Mesmo sendo hostilizada por alguns cidadãos valadarenses, ela ainda dedica um carinho especial por essa Terra em consideração aos inúmeros AMIGOS e admiradores que aqui descobriu e conquistou.  
Minha Querida Profª. Drª INGUELORE, sinto-me honrada em ter convivido de perto com você, ter aprendido com seu exemplo!
Agradecida por tudo desejo-lhe de todo coração: sucesso, muito sucesso pois você merece!!!!
Na simplicidade dessa homenagem registro o respeito e o carinho que lhe devoto!
Regina Coeli 

6 comentários:

  1. Linda homenagem a esta grande mulher!
    E estas são as pessoas que fazem desse país, ainda, o melhor para se viver. E o mais bacana de tudo - não precisou de maquiador especial, marketeiro de plantão para ensinar-lhe como falar diante do público, tem conhecimento adquirido pelo estudo e esforço e todos os atributos que você bem mencionou.
    Vida longa a esta grande educadora!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita homenagem a essa querida amiga.Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente nem todos reconhecem ou sabem dar valor a uma jóia preciosa!! Grande homenagem!! E certamente, ela sabe quem são seus verdadeiros amigos e por isso retornou à sua terra. Beijus,

    ResponderExcluir
  4. OLá Regina,

    Belíssima homenagem. O Mundo precisa de mais pessoas como ela. Firme, determinada, estudiosa, competente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Mª Angela Gualberto18 de agosto de 2010 às 10:01

    Regina,

    Estou com o coração repleto de emoção.
    Enquanto lia suas palavras, viajei naqueles dias que eu, você e Sílvia tivemos o privilégio de compartilhamos com a Profª Inguelore na Reitoria.
    Me perdoa por usar o seu dom com as palavras, mas, obrigada por expressar todo o meu sentimento.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir