29 de julho de 2010

Um exemplo de organização e trabalho

Conhecendo mais sobre as Abelhas


Depois de assistir o filme: A VIDA SECRETA DAS ABELHAS despertei o interesse em conhecer um pouco mais sobre esses pequeninos insetos, pesquisei bastante e encontrei fatos curiosos e interessantes sobre as abelhas.
Compartilho com vocês algumas das minhas descobertas, sem a pretensão de fazer desse POST um tratado científico.


As abelhas são insetos que vivem agrupados em colônia dentro de colméias e são conhecidas há mais de 40 mil anos. São insetos extremamente organizados e trabalhadores. Em cada colméia existe cerca de 60 mil abelhas.


- Toda colméia possui uma fêmea que tem os órgãos sexuais completamente formados é a Abelha Rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia. A Abelha Rainha é a responsável pela reproduçãoda colmeia. 


- As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas.
- Quando a comida é escassa e geralmente no inverno, as abelhas operárias fecham as entradas e deixam os machos morrerem do lado de fora de frio e fome.

- Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as Abelhas Operárias são aquelas que de acordo com sua idade limpam a colméia, cuidam das larvas, produzem cera, constroem o favo, armazenam alimento e protegem a colméia. Pelo fato de viver em constante trabalho, vivem de um a quatro meses dependendo de seu cansaço físico. Os Zangões (em pouca quantidade), tem a função de fazer o acasalamento com a Rainha e garantir a reprodução. 


- A comunicação das abelhas é feita através de movimentos que fazem quando estão voando. Pelo cheiro elas descobrem o tipo de flor que armazena alimento, voltam à colméia e dançam para as companheiras indicando onde está o alimento.


- As abelhas produzem o mel, a geléia real, o pólen, a própolis e o veneno. O mel é conhecido desde a antiguidade, foi o único alimento doce usado pelo homem até quando foi substituído por açúcares. O mel é o único doce rico em proteínas, sais minerais, vitaminas, enzimas, dextrinas, aminoácidos e hormônios naturais e essenciais para a vida do homem. Possui ação antibactericida como poucos alimentos.


- A geléia real é o alimento da Abelha Rainha, contém quantidades significativas de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzima, substâncias minerais, substâncias biocatalizadores nos processos de regeneração das células.


- O pólen possui elementos indispensáveis para a vida de um ser vivo pelo fato de ter bastante vitaminas, proteínas e hormônio, mas em estudo realizado na França, percebeu o ganho de peso nas pessoas que usavam o pólen para algum fim. O pólen é conhecido como o pão das abelhas.


- A própolis é um poderoso antibiótico natural formado por ceras e resinas de brotos dentre outras partes de tecido vegetal. Leva ainda enzimas salivares e materiais inorgânicos. Possui ações bactericidas, antiinflamatórias, cicatrizantes, anestésicas e antifúngicas.


- as abelhas são incríveis pela capacidade de organização, localização de flores, armazenamento do mel em suas colméias, usam de todo o cuidado para que fiquem livre de qualquer contaminação.
O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores.


- As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça, possuem antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores.


- Quando se sentem ameaçadas, as abelhas podem picar animais eo homem utilizando o seu ferrão. A ferroada é dolorida e é injetado veneno. Embora este veneno seja inofensivo a grande parte dos seres humanos, pode levar a morte se uma pessoa for alérgica ou se uma pessoa não-alérgica receber ferroadas de grande quantidade deste inseto.


- A APICULTURA é o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las, convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real e própolis.
As abelhas melíferas são criadas em áreas onde haja abundância de plantas produtoras de néctar.


No Brasil a APICULTURA é muito difundida.
Pesquisando sobre a vida das ABELHAS pude constatar um belo exemplo de organização e trabalho entre esses pequeninos insetos...
Na minha casa sempre fiz uso do MEL DE ABELHAS e da PRÓPOLIS.
Fotos retiradas da INTERNET
Regina Coeli

7 comentários:

  1. Bom dia, amiga Regina!
    Mais um lindo post que você acaba de produzir e acho que irá de novo para aquele blog sobre natureza.
    A vida das abelhas é algo que me encanta e desperta curiosidade, pois a ajuda entre elas e o respeito à hierarquia, deveria ser copiado na íntegra por nós, seres racionais, mas nem tanto. hehe
    Seu post está em sintonia com o que fiz hoje.]
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  2. Rainha Regina
    Estou aprendendo muito aqui. Se bem que, será que disciplina a gente tem que aprender até o fim da vida? Acho que agora é só exercitar não?
    Mas a vida das abelhas é muito bonita mesmo.
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Folgo em saber que gosta de abelhas e que se deu ao trabalho de escrever sobre elas.
    Eu sou português e apicultor.
    Como tal, verifico que tem algumas incorreções no seu texto e algumas fotografias não são de abelhas.
    Infelizmente, as fontes na net não são de fiar.
    Pode encontrar informação em: www.apicultura.forumeiros.com
    JJPires

    ResponderExcluir
  4. Ola,querida Regina.
    Foi otima essa sua aula sobre a vida das abelhas.Um assunto bem interessante,embora eu tenha muito medo de abelhas,rsrsr.Grande abraco amiga.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  5. Ola,Regina.
    Citei vc no meu blog,nao poderia deixar de ser,amiga.Mas foi por uma boa causa e depois mostrei,sem pudor,os meus netos com os seus trabalhos.Fique feliz,minha amiga.
    Grande beijo.Com carinho grande.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  6. Regina
    Voltei. Hoje estava lendo os blogs que estão participando da Blogagem Coletiva - Sentimentos. Você viu?
    Fiquei triste quando não te achei. Já estava imaginando as histórias.
    Se quiser, ainda está em tempo tá?
    beijos

    ResponderExcluir