25 de junho de 2010

Seja bem-vindo Inverno!!!

Então chegou o inverno...

O inverno desse ano teve início às 08h28min do dia 21 de junho, e marca o momento em que o Hemisfério Sul recebe a menor quantidade de energia proveniente do sol. Além da mudança da estação, este dia representa a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul e é chamado de Solstício de Inverno.


Do latim: hibernu, tempus hibernus = tempo hibernal - associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e por se recolherem durante o período de frio intenso.
Por ser o inverno a estação mais fria do ano, seus dias são mais curtos e escurece bem mais cedo.


Eu nasci na capital mineira, BELO HORIZONTE e sou uma amante do frio...
Mas, infelizmente, nesses mais de 60 anos de vida pouco pude usufruir das baixas temperaturas, pois resido em uma cidade mineira conhecida pela intensidade do seu calor... A temperatura por aqui é “BRAVA” mesmo!!!! Costumamos dizer que nosso verão é prolongado: de dezembro a dezembro, ou seja tem 12 meses.




Eu acho maravilhoso o inverno e quando ele chega eu fico em estado de graça!!!
Com a caída da temperatura no INVERNO, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, o aconchego é sempre maior, a alimentação é mais saborosa, a agitação dá lugar a calmaria e tudo fica muito mais agradável... 
  

Isso não quer dizer que eu amo as temperaturas abaixo de zero...
Não tenho a mínima vontade de passear e conhecer  lugares onde o inverso é extremamente rigoroso, onde tudo se congela e a paisagem é revestida pela brancura da neve.
Tenho certeza absoluta de que me entristeceria de vez ao presenciar tal espetáculo da natureza...


Quando vai chegando o mês de junho a minha mente viaja e me vejo entretida com as cores lindas das bandeirolas, dos balões, com a alegria da meninada e dos adultos se preparando para as FESTAS JUNINAS e me dou conta de que essas emoções são trazidas pela chegada do inverno...


Ah! Como é gostoso sentir o cheiro dos amendoins torrados, do canjicão quentinho, das broas, das pipocas branquinhas, das pamonhas com canela, das cocadas e dos pés-de-moleque saborosos, da paçoquinha, do quentão...


Eu vibro com aqueles estalos dos traques e bombinhas, com o crepitar da lenha das fogueiras, que invadem os espaços...
Para mim o INVERNO traz em seu bojo toda a descontração, simplicidade e o colorido das lindas FESTAS JUNINAS...




Interessante é que mesmo apaixonada pela contagiante alegria dessas festas, não tive a oportunidade de dançar uma única QUADRILHA, mas não faz mal, fico feliz em constatar que por essas bandas onde moro, as tradições dessas festas continuam sendo são preservadas.



O guarda-roupa de outono/inverno me encanta, tanto para os homens como para as  mulheres pela elegância, beleza e charme!!!

Eu admiro um casaco comprido, um blaser de lã , meias mais grossas, cachecóis, bolsas bonitas, sapatos fechados, botas e  um moleton de malha grossa para dormir...




Nessa época adoro apreciar os figurinos e passo bom tempo me deliciando com os composês que podem ser feitos com os diversos modelitos...




Por não resistir acabo comprando algumas peças próprias para o inverno, que na maioria das vezes continuam guardadas, por falta de oportunidade de colocá-las em uso...
Eu não poderia deixar passar de liso a chegada dessa estação do ano!!!
Porque nasci em julho, em pleno inverno e por incrível que pareça está fazendo frio na região onde eu moro, algo inusitado que não se tem a chance de presenciar por aqui...




Que o inverno venha do jeitinho que deve ser, de mansinho, com sobretudo, de cachecol, de gorro, de luvas, que venha diminuindo a temperatura, trazendo neblina noturna, que tome conta da cozinha, se aproxime do fogão para um cafezinho fumegante..
Que venha com moderação, para um cafuné na cabeça, um cheiro no pescoço, para o aconchego, sem as longas chuvas sobre os beirais, sem os ventos uivantes que agitam as águas e derrubam a vegetação ressequida, pois assim não terei temor em recebê-lo, estou de braços estendidos para lhe dar boas vindas INVERNO!!! 
Regina Coeli

9 comentários:

  1. Lindo teu post.Regina! Aqui temos um friozinho, mas cm uma umidade que nem calculas.

    Estou louca que chegue julho pra ir para um lugar de praia novamente.

    Não aguento isso aqui...beijos,lindo e bom inverno!chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Re
    ainda bem que vc gosta do inverno, porque estou sabendo que hoje à noite a temperatura aí chegará a 11graus. Se prepara, pode tirar teus cachecóis e todas roupítchas do armário, procura uma bela festa junina e aproveita bem o fim de semana, amiga.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo post Regina querida!
    Pois sou como você...gosto mais do frio que do verão escaldante...mas de um friozinho gostoso. Nunca um frio congelante...
    Lindas imagens...olha fiquei encantada de fato!
    Coisa boa é vir aqui...
    Um beijo gostoso
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Passando para deixar um beijo de bom domingo e agradecendo que "viajou" comigo rumo ao paraíso!!!rss
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  5. Gosto também de inverno...só que prefiro que seja só durante o final de semana, com um bom filminho, cobertas quentinhas e colchão grande e bem macio...eu só não falei de comidinhas gostosas porque é minha parte preferida e como me é bem sugestiva posso querer correr pra cozinha... e o bom senso avisa que não é uma boa ideia rsrs.
    Lindo post!!!!
    Adorei!
    Gde abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  6. Querida fada Regina, que texto lindo! Com uma declaração de amor destas não há como o inverno não chegar carinhoso e suave, trazendo aconchego e encantamento. Ah, desta vez ele se rende aos seus apelos, amiga!!!
    Que dia é seu aniversário? Não dava para imaginar outro signo... Vc é canceriana? AMO!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi,Regina!

    Que belo post de saudação ao inverno. Também gosto dessa época do ano, e pelos mesmos motivos que você. Aqui na terrinha, as festas juninas são o ponto alto da descontração, dos folguedos, da cultura, da arte, enfim... As comidas típicas, de milho, dão um sabor todo especial a essa festa tão calorosa.
    Um grande abraço pra você, e vamos nos preparar para o jogão de logo mais à tarde.
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  8. Querida Regina!
    Que post lindo sobre o inverno! Completo.
    Também adoro o inverno e tudo o que dele emana, pena que dura pouco entre nós e aqui mesmo onde moro, Niterói, não chegamos a sentir muito, por isso viajo sempre para a serra no final de semana, para minha casa na montanha, a fim de me enfiar num pijama de falnela, pantufas e curtir o friozinho da serra com lareira, vinho e maridex na costela. Coisa boa!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  9. Querida Regina!
    Que post lindo sobre o inverno! Completo.
    Também adoro o inverno e tudo o que dele emana, pena que dura pouco entre nós e aqui mesmo onde moro, Niterói, não chegamos a sentir muito, por isso viajo sempre para a serra no final de semana, para minha casa na montanha, a fim de me enfiar num pijama de falnela, pantufas e curtir o friozinho da serra com lareira, vinho e maridex na costela. Coisa boa!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir