5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente

Antúrios sempre Viçosos

Fiquei muito feliz quando recebi de presente um belíssimo vaso de ANTÚRIO GIGANTE VERMELHO que mais tarde plantei em vaso e coloquei no meu mini jardim, em local banhado pelo sol.

 
O vaso estava lindo, mas depois de um bom tempo as folhas começaram a queimar...
Acreditando ser falta de água passei a aguá-lo com mais frequência e quase perdi minha linda muda de ANTÚRIO.


Conversei com meu jardineiro sobre o acontecido e finalmente fui atrás das dicas do MESTRE GOOGLE...
O socorro chegou a tempo de salvar meu ANTÚRIO, pois  tive a oportunidade de aprender muita coisa sobre os cuidados que se deve ter para mantê-los saudáveis  e bonitos para enfeitar e encantar os olhos:


1) As folhas amarelas aparecem quando a planta está em lugares úmidos e frios, então é preciso mudar o vaso para um local mais quente e arejado, e regar com menos frequência.

2) As manchas marrons nas folhas são consequência da presença de fungos. Será necessário cortar as folhas mais atacadas e fazer aplicações de fungicidas para eliminar o fungo totalmente, impedindo que a doença se espalhe para outras plantas.

3) Se aparecer pontos brancos nas folhas são as Cochonilhas Lanosas que costumam atacar os ANTÚRIOS. Deve-se removê-las com cotonete embebido em álcool, tomando o cuidado de não encostar nas folhas para que elas não fiquem queimadas. Se a planta estiver muito atacada, é recomendado aplicar um inseticida específico, de acordo com as indicações do fabricante.

4) O replantio do ANTÚRIO é feito, preferencialmente, a cada dois anos e nessa ocasião é aconselhável repor a matéria orgânica dos vasos, acrescentar terra vegetal, húmus de minhoca, torta de mamona, farinha de ossos, outros fertilizantes orgânicos, e até mesmo algumas pessoas sugerem a colocação de cascas de ovos secas, ao redor da planta.


Com esses novos conhecimentos a respeito do ANTÚRIOS, foi mais fácil manter bem viçosos, em vasos, os novos ANTÚRIOS PEQUENINOS ROSADOS que eu adquiri lá Feirinha de final de semana.


Os antúrios são plantas resistentes que se dão bem tanto em ambientes externos quanto internos, desde que fiquem à meia sombra, em locais quentes e úmidos.


Cada dia descubro uma nova flor e já cheguei mesmo a contar 18 flores nesse maravilhoso vaso de ANTÚRIO PEQUENINO ROSADO... Lindo, não??? 


A minha admiração por essas flores é tão grande que eu já as eternizei em óleo sobre tela: ANTÚRIOS CALIENTES, uma de minhas telas preferidas. 
Hoje comemoramos o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência Mundial do Clima - Estocolmo. 
Ainda que de forma acanhada eu estou fazendo a minha parte pela preservação da natureza, plantando um jardim em vasos e você????

Regina Coeli

11 comentários:

  1. Adorei ver e principalmente que conseguistes salvá-lo.Lindo! um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina!
    Que bonito se ocupar dessa maneira com as plantas. Afinal elas sentem o cuidado dispensado e nos presenteiam com a sua beleza!
    Muito lindo tudo o que contou...adorei.
    Parabéns.
    Beijo doce.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  3. Dindinha,
    Faço parte dessa estória.
    Até hoje me lembro do aperto que passei quando você viajou e ele estava na porta da sala tomando muito sol. As folhas queimaram todas. Mas com muito consegui arrasta-lo para um cantinho e está ai essa belezura.Ufa,viva a natureza.
    Beijos,
    Ritoca

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Regina!
    Lindo seu canteiro e sua forma de ajudar a manter o equilíbrio na antureza.
    Todos devemos ter, nem que seja uma pequena plantinha em nosso lar para trazer a natureza pra perto e assim humanizar mais nossa existência.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  5. Que preciosas plantas!!! a mi no se me da muy bien lo de las flores, más bien el encargado es mi marido. El óleo es precioso! lo pintaste tu????besos

    Chelo

    ResponderExcluir
  6. OI REGINA SUAS PLANTAS ESTÃO LINDAS ,É MUITO BOM OCUPAR NOSSO TEMPO COM ELAS !
    MINHA MÃE GANHOU UM DESSE COM FLÔR AMARELA É MUITO LINDO !

    ResponderExcluir
  7. Regina, que bonitas plantas!, me encantaron esa fotos familiares...descansando, compartiendo un café......que lindo!!!!!Felicitaciones!

    ResponderExcluir
  8. Oi Regina,

    Para chegar aqui fiz uma viagem bem prazerosa, começou assim: fui conferir a indicação da amiga Elaine, do Um pouco de mim e cheguei na casa da Tati, que é um encanto...estando por lá vi a história do amigo Francisco e não resisti em vir te visitar também, o nome do teu blog é apaixonante: Faz de conta... sempre faço de conta e dá muito resultado *rsrs*
    Regina, através de algumas postagens que li é um prazer conhecer vc, seu espaço é lindo, parabéns!!

    Beijos e ótima semana!

    Pati :)

    ResponderExcluir
  9. Minha querida Fada Regina, que post lindo! Seus antúrios estão lindos no vaso e ainda mais lindos na tela! Que bela pintura! Você é amor em essência. Adoro estar pertinho, mesmo que só da tela. Dia especial, eu preciso aprender a cuidar melhor de plantas, não tenho estas mãos mágicas que você tem (só com palavras...), mas ainda vou aprender, Ah, se vou! Eu cuido do meio ambiente de outras formas: reciclando o que posso, reduzindo o consumo o quanto dá, usando eco-bags (ainda) para pequenas compras... Vou tentando do meu jeito... Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ai menina, que lindos seus antúrios (me fez lembrar de minha mãe, que os amava).

    Quanto à tela... completamente sem palavras!... Você pinta bem demais! (invejinha boa...rs). Esse realmente é um dom, e não é prá qualquer um.
    Parabéns!!!

    Obrigada por todo o carinho que você deixou lá no meu mosaicos.
    Tenha uma excelente e abençoada semana.

    Beijo grande, da amiga,

    Cid@

    ResponderExcluir
  11. Olá. Tenho um vaso de anturios vermelhos pequenos que neste momento está com esse problema nas folhas.

    Ao pesquisar no Google encontrei o seu site. Como me aconselha a fazer para resolver este problema? Devo cortar totalmente as folhas com este problema, ou apenas a parte da folha que está com problema? Que fungicida devo usar? Obrigada. Fico a aguardar a sua resposta.

    ResponderExcluir