11 de maio de 2010

Uma lição de Amor

Aos finais de semana minha irmã/afilhada Rita de Cássia loca filmes para distrairmos um pouco: os de ação, suspense, sagas, policias e de época, são os preferidos dela, eu já tenho preferência pelas histórias baseadas na vida real, dramas e comédias românticas que me levam a refletir, repensar valores, enxergar além de...

Não faz muito tempo assisti "UMA LIÇÃO DE AMOR", um filme que emociona e conquista quem o assiste pelo conteúdo humano de sua história.
Aborda com uma sensibilidade impressionante o significado do amor, fazendo a gente perceber o quanto esse sentimento é fundamental na vida das pessoas.

Sam Dawson interpretado pelo extraordinário (Sean Penn) possui a idade mental equivalente a de uma criança de 7 anos e é uma pessoa que apresenta deficiências, visíveis a partir de seus tiques e de sua movimentação exagerada, mas que em seu ambiente de trabalho consegue cativar os colegas e na vida particular, vive rodeado de amigos que, como ele, também apresentam dificuldades advindas de impossibilidades mentais.

Em acontecimento muda a vida de Sam para sempre... Ao abrigar uma mulher sem-teto, acaba engravidando-a. Cumprido o período de gestação, Sam sai do hospital acompanhado da mãe, com o bebê no colo. A mãe foge e abandona Sam e a recém-nascida. Inicia-se dessa forma uma relação totalmente diferenciada de paternidade.
Sam acolhe e cuida da criança com o auxílio de uma vizinha reclusa.
Alguns anos passam e a pequena Lucy Diamond Dawson, magistralmente vivida pela linda (Dakota Fanning), se torna uma menina muito esperta e saudável, com quase 7 anos de idade.

Quando a assistência social descobre que Sam está criando a pequena Lucy, inicia-se uma luta judicial pelos direitos de criação e educação da menina. Lucy passa aos cuidados do juizado e, Sam tem que provar, com o auxílio de sua advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer) que é plenamente capaz de amar e criar Lucy.
A trilha sonora do filme apresenta sucessos inesquecíveis dos Beatles, que serviram de inspiração para a vida do personagem Sam e o estimularam a dar o nome Lucy Diamond a sua filha (título de uma das mais famosas canções do mais conhecido grupo de rock de todos os tempos, "Lucy in the Sky with Diamonds", que serviria de mensagem cifrada para LSD, ácido lisérgico, droga pesada, utilizada com freqüência nos anos 1960 e 1970).

Prepare suas emoções para assistir "UMA LIÇÃO DE AMOR"...
Eu descobri, ao conhecer um pouco mais sobre a deficiência de "Sam", que preciso aprender a amar e a olhar o mundo com os olhos de uma criança.

Regina Coeli

3 comentários:

  1. Doce Regina, que postagem linda!! Este filme é mesmo maravilhoso. Não o vi inteiro, peguei começado e agora entendi como ele era o pai da menina. Fiquei com vontade de assistir novamente, desta vez, desde a primeira cena. Adorei a maneira como contou. Sempre muito sensível e delicada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de narrativa Regina, assisti a esse filme mais de uma vez, pois sempre que o indicava para alguma pessoa, acabava assistindo novamente.
    É comovente e delicado, e realmente concluimos que se movidos pelo amor, podemos tudo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Regina.
    Agradeço sua visita e a forma carinhosa com que me acolhe.

    Tenha um lindo dia.
    Beijo.

    ResponderExcluir