20 de maio de 2010

Saudade de Você Mamãe!

O tempo passa tão depressa!

Hoje levantei saudosista...
A lembrança de minha Mãe se instalou fortemente em minha memória...
Ela nasceu na cidade mineira de Cataguases, era filha de um português que veio ainda menino para o Brasil e de uma mineira franzina e de pouca escolaridade.
Viveu ao lado de um único irmão: tímido, de pouca conversa e ambição enquanto ela desde muito cedo se colocou a frente do seu tempo...
Uma jovem esguia, de traços bonitos, comunicativa, religiosa e sempre atuante...
No Colégio das Irmãs Marcelinas de Muriaé-MG fez parte do Time de Vôlei Feminino, destacando-se pelos saques fulminantes que desarticulavam as adversárias, nesse Colégio concluiu o equivalente ao Ensino Médio de hoje, na Área Comercial, assim como trabalhou como Balconista na melhor Loja de Calçados da cidade - A FUTURISTA, uma ousadia para uma moça de sua época...


Casou-se logo depois dos 20 anos com um jovem “matuto”, cuja escolaridade não chegava a 4ª série primária e logo vieram os filhos em número de oito: 4 homens e 4 mulheres.
Deus chamou 4 para junto Dele e deixou-a com a responsabilidade de criar e educar os outros 4 e ela ainda adotou como filha uma menina que peguei para criar, com um dia de nascida, pois naquele tempo eu ainda não tinha maior idade, era solteira e o Juiz não permitiu que eu a adotasse.
A vida de Mamãe não foi nem um pouco fácil e tenho a certeza absoluta que muitas vezes ela teve que se virar para dar conta do recado: cuidar dos filhos e do marido, organizar a casa, cozinhar, lavar, passar a roupa da família, e administrar o parco dinheiro conseguido por Papai em seus humildes empregos.


Na cozinha muitas vezes ela reinventava os pratos tradicionais para alimentar com mais sabor a sua prole...
A luta diária desfez seus sonhos, boicotou sua vaidade, atenuou sua capacidade intelectual, roubou-lhe momentos de descontração e esse desgaste deixou-a insatisfeita e a amargura fez morada em seu coração...
Acredito que os sentimentos de minha Mãe ficaram enrustidos e não me lembro de receber dela beijos, abraços, carinhos, cafunés, elogios e nem mesmo lembro de um sorriso dela...
Somente muito mais tarde é que fui compreender tudo isso...
Eu me entristeço sempre ao lembrar que Mamãe não conheceu um SHOPPING, não usou uma escada rolante, não pisou na areia de uma praia, não provou a água salgada do mar (como nós autênticos mineiros fazemos), não conheceu essa parafernália de eletrodomésticos modernos, viajou muito pouco, e se foi 4 dias antes do meu caçula Rafael nascer...
Lembranças materiais de Mamãe, quase não tenho...
Em 1979, quando nossa casa foi invadida por 1,78m de água, pela maior enchente que se tem notícia na região, perdemos a maioria de nossos bens e outros tantos ficaram danificados.
Os retratos desintegraram, assim como documentos, papéis, livros revistas...
As roupas pessoais, de cama, mesa e banho não puderam ser recuperadas, o mesmo acontecendo com a maioria dos móveis e utensílios.
Essa semana ao reorganizar guarda-roupas, baús e gavetas a saudade invadiu meu coração ao deparar com essas peças valiosas, que não sei como explicar, saíram intactas da enchente:


- o TAPETE DE BARBANTE que deu tanto trabalho para ela terminar, isso graças a sua teimosia, mesmo sem ter orientação de alguém entendido na arte de crochetar;


- as TIRAS AMARELAS DE CROCHÊ que ela demorou tanto para tecer, para mais tarde transformá-las em uma Colcha de Solteiro, o que não aconteceu;


- o MISSAL (caríssimo para a época), um presente que ela me deu no dia em que completei 14 anos, usado por mim durante muitos anos para acompanhar as missas daquela época ainda celebradas em Latim.
E então me dei conta de quanto tempo havia passado...


Se Mamãe estivesse aqui hoje, 20 de maio, estaria completando 90 anos.
Baixinho repito o versículo que ela sempre citava: “Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fora eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que onde eu esteja, também vós estejais.”(Jo -1 a 3).
Pela minha fé eu sei que ela está bem, contempla a Face de Deus e habita uma das moradas do Pai, isso conforta meu coração!!!

Dela eu tenho apenas essas três lembranças materiais, mas o mais precioso foram as lições que eu aprendi com minha MÃE LAURA e coloquei em prática em minha vida pessoal e profisssional:
- a lealdade;
- a religiosidade;
- a retidão;
- a bondade;
- a fortaleza;
- a persistência;
- a simplicidade;
- a resignação na doença;
- a palavra encorajadora;
- o gosto pelo estudo e pela escrita;
- a vontade de aprender sempre,
- o desafio de encontrar soluções;
- a interação com as pessoas;
- o respeito pelos mais velhos;
- a admiração pelas artes manuais;
- a gratidão por tudo que é recebido;
- a paciência para com as crianças e os animais;
- a benevolência para com os menos favorecidos;
Maio era um mês esperado por ela, porque comemorava o Dia das Mães, seu aniversário no dia 20, o aniversário do primeiro neto no dia 25, de uma filha dia 27 e o aniversário de seu casamento no dia 31.
Nesse 20 de maio rendo homenagem a minha Mãe LAURA, louvo a Deus por ter sido gerada em seu ventre e registro para ela minha eterna gratidão, pois com seus ensinamentos aprendi a valorizar a vida e contribuir para tornar esse mundo melhor.



Regina Coeli

19 comentários:

  1. Linda Regina, que homenagem... Imagino sua emoção ao escrever por minha emoção ao ler... Fez-me chorar... Mesmo que não se lembre de afagos e carinhos a afetividade estava lá, é muito forte em você.
    Que mãe guerreira e sábia. A vida a endureceu, mas era forte, reta. Um grande exemplo. Fico orgulhosa por você, querida.
    Que hoje ela receba, nos planos elevados, nosso carinho. Que os anjos lhe rendam homenagens!
    Um grande beijo, Fique com Deus.
    Tati.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    É a primeira vez que entro em seu blog, e fiquei emocionada com a homenagem a sua mãe.Nossas mães sem dúvida são nosso maior tesouro.
    Abraços,
    Lu Alves

    ResponderExcluir
  3. Regina!!! adorei conhecer um pouquinho da sua Mãe. Vc não lembra dos afagos, mas acho que nem precisa pois a mulher que vc é foi criação dela eu garanto.Em algum lugar ela vela por vc e pelos seus. Menina seu texto hoje se superou, sou chorona então ja viu, desabei. Achei sua forma de homenagea-la muito bonita.
    Um belo exemplo de amor. Fique com Deus, reze por ela e tenha um lindo fim de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho palavras para comentar,sumiram todas! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que homenagem bonita e sentida,Regina!
    Mãe é mãe...e não tem contra argumento.
    Bela história e comovente da maneira que escreveu.
    Eu fiquei emocionada e encantada com tudo...e nem sei mais o que dizer...
    Acho mesmo que o silêncio agora é a mais justa reverência...às duas!!!
    Um beijo gostoso.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  6. Lindas palavras, Regina! Sua mãe certamente estará te abençoando por toda a eternidade. Obrigada por compartilhar conosco suas emoções.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  7. Dinha,
    Hoje estou num daqueles dias entristecidos e ao ler a sua declaraçao de amor para nossa mãe fiquei emocionada.
    Foi muito legal enxerga-la pelos seus olhos.Menina bateu uma saudade!
    Beijão,
    Ritoca

    ResponderExcluir
  8. Oi Tia Rege, gostaria de ter uma mãe igual a sua, mas por graça dela herdei o nome de seu pai, EDUARDO e o diabetes, sem nenhuma apologia, foi mulher mais doce que conhecí.

    ResponderExcluir
  9. Regina.
    Li seu texto sobre a querida dona Laura já há algumas hrs mas confesso que continuo muito emocionada! Quanta saudade!Sogra amiga, companheira, uma guerreira! Quantas coisas aprendi com ela principalmente nos momentos mais marcantes da vida!Resignação, coragem e fé, muita fé!Quanto amor ela ofereceu a todos nós e aos netinhos! Certamente que de onde estiver ela continua nos abençoando.

    Bj no seu coração!

    ResponderExcluir
  10. OLá querida Regina,
    Gostei muito de conhecer a sua mâe, uma lutadora na vida e nada foi fácil! Teve que ter muita resilência para aguentar muitas vicissitudes e deu-lhe ensinamentos para a vida preciosos, como descreve. Isso vale mais que bens materiais!
    Beijinhos e parabéns pela emoção verdadeira que transmitiu.
    Manú

    ResponderExcluir
  11. Regina!!
    Que Linda homenagem!!!
    Acho que a maior recompensa pra ela , foi criar os filhos e cuidar do marido da melhor forma possível.
    Com certeza ela deve estar muito Feliz lá no céu!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga Regina.
    Que lembrancas lindas e que texto maravilhoso e inspirado.Essas saudades tambem tenho e muitas vezes doi.So quando estamos mais velhas entendemos tantas coisas sobre nossas maes,ne?Sua mae foi um exemplo de luta e perseveranca e deixou grandes ensinamentos para os filhos.Grande beijo querida e feliz final de semana.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  13. ME emocionei lendo as lembranças da vovó! Que vontade de tê-los por perto para ganhar um abraço demorado!

    ResponderExcluir
  14. Eu, é claro que não poderia deixar de dizer que sou aquela que depois de todos os filhos criados, cheguei e fui recebida com todo amor por essa adorável mulher. Tento todos os dias seguir os passos de nossa saudosa guerreira e ter pelo menos um pouquinho de sua bondade . Me sinto honrada de ter feito parte dessa história de AMOR. Beijo, tia; AMO VOCÊ

    ResponderExcluir
  15. Vc é toda coração, Regina.
    Bom demais te ler...viajar de carona pela tua emoção.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Foi uma pena a Vovó Laura não ter me segurado no colo. Mas saiba mãe que você tem sido cada dia uma pessoa melhor, uma amiga melhor, uma MÃE MELHOR. Você é demais. TE AMOOOO. Bjos.

    ResponderExcluir
  17. sabe hj só que vi sua homenagem à D.Laura.E me lembrei que antes dela partir, recebi um telefonema no dia do meu aniversário e ela cantou parabéns para vc ao telefone, me emocionei demais.Ficou comigo dela a lembrança feliz dessa homenagem.Quando eu encontar com ela vou falar pessoalmente.Beijo.Iraci.

    ResponderExcluir
  18. Amiga querida... estou apaixonada por seu blog e pelas coisas que escreve... já passiei aqui pela manhã, depois à tarde... e agora à noite de novo... e em todas às vezes não pude deixar de comentar alguma coisa que li... e que me tocou profundamente... Ler sobre sua mãe só me faz sentir mais orgulho de você!! Sua mãe foi uma guerreira e vc, com toda a certeza, uma linda vitória!!! Amiga, vc é um doce!!! Bjuu

    ResponderExcluir
  19. Tia Rege, apesar de nāo ter conhecido Dona Laura, sempre tive uma admiraçāo muito grande por ela, e sem querer ela serve de inspiraçāo naquilo que mais gosto de fazer, que é cozinhar! Quem sabe algum dia conseguirei fazer aquela carninha tāo maravilhosa que ela fazia! Hummmm, sinto até o cheirinho exalando pela casa. Pena que a vida foi tāo dura com ela, mas tenho certeza que agora esta bem e muito bem acompanhada!

    ResponderExcluir