31 de maio de 2010

BLOGAGEM COLETIVA - VIDA SIMPLES - 1ª semana


Vida simples em casa 

Bem cedo ainda comecei a trabalhar, lecionando e desempenhando funções administrativas com a conquista de status profissional e remuneração significativa, mas o desgaste e o cansaço se fizeram presentes e a opção por uma vida mais simples, com prazeres singelos, ganharam força...
Aposentei com 30 anos de trabalho e ainda continuei por mais 10 anos na ativa. Quando completei 40 anos de trabalho, alguns deles em jornada dupla, numa atitude amadurecida, dei entrada com meu pedido de demissão, pois qualidade de vida não combina com as angústias, o estresse gerado pelo cumprimento de tarefas em prazos exíguos, as jornadas de trabalho prolongadas, as perdas de tempo no percurso para o trabalho, a pressa para a alimentação. Há quase 4 anos assumi minha casa e tenho desfrutado com simplicidade da alegria de viver em harmonia e com qualidade de vida...


Simples em casa é levantar bem cedinho com a algazarra das Maritacas nas Paineiras do vizinho dos fundos, ou apenas pelo prazer de ver o sol nascer, sem o sufoco dos horários marcados, cuidar da casa e poder decorá-la do jeito que gosto!


É lavar a área de serviço e para descansar um pouquinho, sentar bem a vontade acompanhada das minhas LEGÍTIMAS HAVAIANAS, amigas inseparáveis e como criança gulosa comer pipocas e mais pipocas, ainda quentinhas. Huuummm!!!

Vida simples em casa é degustar calmamente as minhas frutas preferidas, preparar os alimentos sem corre-corre e saboreá-los com prazer...
É beber a qualquer hora aquela água bem fresquinha, depositada em filtro de barro, mesmo tendo em casa aparelhos sofisticados para tornar a água potável...


Agora disponho de tempo para tomar aqueles banhos relaxantes “curtindo” o frescor da água e o aroma gostoso dos sabonetes de erva doce ou de canela.
Posso usufruir do conforto de vestir uma roupinha bem fresca, (pois onde moro nosso verão tem 12 meses),  acomodar em minha CADEIRA DE BALANÇO, que tanto amo, e viajar na leitura de um bom livro ou de uma revista...


Posso administrar meu tempo para adentrar no mundo do “Faz de Conta” e entretida no meio de uma imensidão de retalhos coloridos, rendas, feltros, linhas, lãs, agulhas, botões, flores, enfeites e dar asas a imaginação para confeccionar Bonecas e Bichinhos de Pano, enfeites de Natal, peças decorativas para copa/cozinha, quartos de crianças e panôs...


Já que não tenho condições financeiras, para montar uma oficina ou ateliê, então é aqui mesmo, na simplicidade da “CASINHA FELIZ” (como chamamos nossa casa) que exercito a alegria de projetar e executar peças artesanais, não como sustento de vida,  mas pelo prazer imensurável de atender as expectativas de quem me faz uma encomenda e desfrutar do encantamento das pessoas diante de cada projeto concluído.


Ah! Que delícia estar em casa para passar em coador de pano o cafezinho da manhã e da tarde, enquanto o cheirinho gostoso dos pãezinhos de queijo e dos sequilhos assando invadem toda a copa/cozinha... Isso não tem preço!!! Dá para sentir dai????


Sempre que desço até o centro da cidade compro um vasinho pequeno de flores e  preparo com todo gosto, num cantinho do mini-jardim a mesa para tomar o café da tarde em canequinha de ágate como na casa da vovó, e ali passo momentos tão agradáveis!!!


Vida simples em casa é tudo de bom e eu não quero mais abrir mão dessas vivências preciosas...
A opção de viver com simplicidade é, antes de tudo, um jeito de agradecer a Deus pelo que recebemos todos os dias...
Regina Coeli

Agradeço Irmã/Afilhada Rita de Cássia, que mora comigo na CASINHA FELIZ, pela boa vontade e paciência para tirar as fotos postadas.

Iniciamos hoje a BLOGAGEM COLETIVA organizada pela MILA VIEGAS.
Durante 4 semanas vamos criar posts que retratam a VIDA SIMPLES.
Para você se inteirar melhor da BLOGAGEM COLETIVA - VIDA SIMPLES clique aqui: 
Até a próxima segunda-feira!!!

36 comentários:

  1. Bom dia, Regina querida! Que delícia conhecer um pouco mais de você. Passar um dia ao seu lado, mesmo que em poucos minutos. O café com pão de queijo estava uma delícia e a hospitalidade irrepreensível. Um prazer ser recebida por você com tanto carinho na casinha feliz! Ser feliz é mesmo simples, não?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,adorei o retrato da simplicidade e quer coisa melhor?LINDO!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina, esta tua vida simples me deu uma saudade!...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina
    Felicidade é isso...essa calma e simplicidade que vc tão bem descreve!!
    Que prazer conhecer vc!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  5. Dia Re
    Tenho tanto a aprender com vc amiga...
    Minha participação nesta blogagem coletiva, tb me remeteu às Minas Gerais...qdo penso em simplicidade e vida tranquila, não tem como não me lembrar da minha terra natal maravilhosa...que vc bem descreveu na sua postagem...café de coador, pão de queijo, água frsquinha de filtro de barro, copinho de ágata...como não pensar em Minas?
    Bjks e bom inicio de semana!
    ;-x

    ResponderExcluir
  6. Linda sua participação e reflexão sobre tudo isso que a vida simples insere, Regina!
    Me emocionei te lendo nesta manhã e quase me senti aí juntinho, tomando este cafezinho coado como antigamente.
    Teu cantinho no jardim é especial e mágico, adorei!
    beijos cariocas e uma ótima semaninha!

    ResponderExcluir
  7. Regina, que delícia de vida simples você relatou! Adorei o seu post e as fotos bacanérrimas que retraram momentos de pura simplicidade.
    Ah! Adoro a água em filtro de barro mesmo porque não bebo água gelada... me faz lembrar a infância gostosa da casa da minha avó.
    Parabéns pelo post. Perfeito!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Regina, que delícia! Tomei café com bolo juntinho com vc....e vc trata suas visitas com um carinho especial...vc é chic por demais menina, com sua simplicidade, pois como já disse hj várias vezes, chic é ser feliz! beijos

    ResponderExcluir
  9. Regina , você escreve lindamente, e mais.... dá um show quando revela o seu jeitinho simples de ser, dá vontade de ficar ai sentada apreciando suas bonecas e aprendendo com você! Este filtro de barro, a agua sai geladinha com sabor bem diferente, que saudade disso na roça do meu avô.... Suas fotos complementaram perfeitamente suas palavras. Bela particpação!!!!!
    Bjos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. Regina querida,

    Viajei até sua casa e experimentei sua vida simples e amorosa, tão vívidas são suas palavras para descrevê-la. Senti o gosto do café coado e experimentei, extasiada, o sequilho derretendo na boca.
    Privilégio todo seu e muito merecido.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  11. Sabendo mais sobre você e fiquei encantada. Vida simples e muito saborosa hein. Eu também aprecio muito a afua em filtro de barro, café no coador de pano, sentar na area de serviço limpa e geladinha para ler, beliscar ou qq coisa.
    Você parece uito comigo nos gostos pelas simples coisas da vida!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o cheirinho de café...rs
    Vc descreve a maneira simples e por isso feliz de viver!
    Lindo seu texto!
    Voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Regina.
    Mais um texto lindo, destes que se lê e relê.E onde nos encontramos tanto!Através das sus palavras a "casinha feliz" nos recebe com muito calor humano. Como é bom!
    Beijos, Iêda

    ResponderExcluir
  14. Menina me senti sentada na sua mesinha escutando sua historia de simplicidade, adorei !!!!! Ficou na medida!!! Muitos beijos de sua amiga Eliane.!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Regina!
    Que gostosura sua vida simples!
    Está perfumada de café coado na hora...hummm que delícia!
    Ficou muito bom seu post sobre as coisinhas simples da vida.
    Você deve ser daquelas pessoas adoráveis junto as quais gostamos de sentar e ouvir...ouvir...
    Um beijo querida!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  16. Está tudo muito
    gostoso fazer as coisas simples da vida.
    Um senti o cheirinho
    de café fresquinho.
    Bom D+
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  17. Que delícia de vida simples, menina!

    E esse pão de queijo, com café coado na hora...
    Te garanto que prá mineiro não tem coisa melhor, "uai"!

    Gostei tanto daqui, que acabei voltando e me tornando seguidora, prá não correr o risco de te perder de vista.

    O dia em que as pessoas descobrirem que as coisas boas da vida habitam na simplicidade, o mundo, com certeza, se tornará um lugar bem melhor para se viver.

    Você nasceu em Belo Horizonte, e eu por minha vez, moro aqui...rs
    Nasci no sul de Minas (Pouso Alegre), mas moro em BH desde os 9 anos de idade. Como tive meus filhos nessa cidade linda, adotei-a de coração, e não penso nunca em sair daqui.

    Paz e Bem prá você amiga!

    Bjsssss

    Cid@

    ResponderExcluir
  18. Oi, Regina. Tenho lido sobre você no blog da Tati e alguns comentários seus em outros blogs. Estava faltando vir aqui, conhecê-la. E tive muito prazer.
    Sua vida simples é a minha também.
    Nasci aí na região do "Vale do Aço"., Coronel fabriciano, mas há anos moro em Belo Horizonte.
    Tenho parentes em Timóteo e Fabriciano. E sei bem o que é o calor daí, dessa Valadares.
    Sua Casinha feliz é um mimo.
    Depois volto mais.

    ResponderExcluir
  19. Oi Regina que delícia o seu post e que grande alerta.
    Infelizmente vida simples não combina muito bem com essa grande agitação em que vivemos. Hora para tudo. Tomar banho, comer, pegar a condução, nossa... por isso que muitas vezes no final de semana tudo o que desejo é fazer nada e poder curtir a minha casinha, ler um bom livro e poder fazer as coisas com calma!
    Adorei a sua vida simples.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. Ai que vontade de fazer a vida ficar simples assim... Com um passo de cada vez é aí que eu vou chegar! Mas por enquanto vou comendo pães de queijo nas horas vagas e saboreando essa delícia que eu, como boa mineira, simplesmente adoro! E que jardim mais gostoso Regina! Que ele esteja sempre cheio de flores e cores, assim como a sua vida simples!

    ResponderExcluir
  21. Oi querida
    Que cotidiano gostoso. Como, às vezes, é dificil optar por esta simplicidade. A movimentação diária dos centros urbanos confunde e as pessoas acabam ficando presas a um ofício, como se este fosse o único sentido da vida.
    Você é o retrato vivo das alternativas.
    bjs,

    ResponderExcluir
  22. Boa noite,

    Deu uma vontade de ir ate ai tomar um golinho desse café de coador...mas acho que é melhor esperar amanhecer..ta tarde pra fazer visita...rsss...Uma vida simples, recheada do que realmente importa!

    Muito prazer,
    Renata
    www.eternosprazeres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Essa casinha feliz me remeteu a um passado não tão distante, pelo menos em minha memória (já se vão bons 30 anos), sempre morei em fazenda então, coador de pano...canequinhas de ágata...talhas de barro (minha mãe colocava folhas de laranja para tirar o cheiro do barro quando eram novas)ai quantas lembranças deliciosas estão embaladas com cheirinho de café fresco e afeto... cheirninho de pão assando e muito amor...
    O amor e a paz se aconchegam tão bem na simplicidade , vamos resquardá-la entaõ!!!!
    Adorei tomar o café tarde com você, obrigada.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  24. Oi Regina!
    Que beleza de vida simples.Bom fazer seu próprio horário com coisas boas de viver.Muito boa sua blogagem.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite, amiga
    Vida simples e um post pra lá de elaborado!!! Parabéns, ficou ótimo, dá gosto ler e apreciar as imagens. Fico pensando que na verdade, o essencial, o que nos faz realmente feliz são as coisas simples e descomplicadas. Mas perceber é preciso. Beijos grande.

    ResponderExcluir
  26. Oi,Regina
    Deu para sentir o cheirinho do café. Eu também gosto da simplicidade,uma boa comida mineira feita no fogão à lenha,uma broinha de fubá. Viver sem stress, sem depender do relógio.
    Amei seus textos,você escreve com o coração.
    Beijos. Elaine Regina
    www.fiodourado2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Eu quero!! Pão de queijo, sequilos e cafézinho!! Ai... ai... fui lá nas minhas origens!! Eu amo acordar com o cheirinho de café! Um restauro para a alma insone!! (rs*)
    Regina, adorei os seus cantinhos! Sua casa é seu lar, percebe-se!! Beijus,

    ResponderExcluir
  28. Olá querida Regina, não quero que você fique triste por mim.
    É que eu não sou ainda prática de manejar estes botões.
    Te agradeço tanto , por tudo aquilo de bom que me faz.
    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Ah, café a moda antiga é tudo de bom! Beijo grande, querida!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Regina!

    É minha segunda visita ao seu Blog, e quero te dizer que gosto muito, do que você escreve, do que você faz...
    Adorei a história do boneco Francisco, da amizade que ultrapassou a blogosfera, e da postagem da vida simples. Também considero que viver de forma simples é a melhor coisa do mundo, é a verdadeira qualidade de vida.
    Um grand abraço.
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  31. Olá Meninas,
    Receber um comentário é sempre muito agradável e a gente percebe que o outro tem sempre algo a acrescentar sobre aquilo que a gente postou..
    Fico muito agradecida e sensibilizada com tantos comentários carinhosos e com as opiniões aqui deixadas.
    Sintam-se abraçadas por mim e quando desejarem voltem para um cafezinho, nem que seja virtual.
    Muito obrigada,
    REGINA COELI

    ResponderExcluir
  32. Ola


    Adorei a sua casinha feliz, a felicidade esta nas coisas simples!!!

    Parabens!!!

    Beijos

    Mirane

    ResponderExcluir
  33. Minha amiga tem um selinho pra vc la em casa passe lá pra buscar. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  34. Oi Regina, não tinha tido tempo de vir aqui ainda, mas hoje consegui ler o seu post e amei o seu cotidiano. Parabéns por conseguir conquistar todos estes simples detalhes que te fazem feliz! Bjo no coração.
    Samara

    ResponderExcluir
  35. Que delícia a simplicidade da vida, né? Viver, comer, orar, conviver, ler, fazer o trabalho do dia a dia. Às vezes, a vida se torna complexa, com trabalho, agendas lotadas dos filhos e nossas próprias. Ainda assim tem seus encantos e beleza, se a gente olhar bem.
    Beijos, colega. E que sequilhos!!!! Hum

    ResponderExcluir
  36. ... entao li o seu "casinha feliz", e fiquei com muita inveja.
    Sabe, sempre fui simples, mas,,,,,
    A vida as vezes prega peças na gente, e aqui estou eu morando na Suiça hà quase dez anos. O que vejo, além de muita neve, é que apesar do pais ser um dos mais ricos do mundo,o povo nao saber ser feliz, nao sabe dar valor às coisas simple da vida.
    Vejo muito desamor, muita falta de calor humano, muiiiiiiiito suicidio, e digo sempre: falta pobresa aqui. Falta coador de pano, comer com as maos, pedir uma caneca de açucar pro vizinho, sentar no chao, isso é o que falta.
    Ai vejo voce, um amor!!! Me sinto jà sua amiga, pode? Quero poder um dia, viver uma vida assim, jà estou tentando.
    Podemos trocar receitas? Beijao.

    ResponderExcluir