18 de março de 2009

Uma boa leitura


Não é que minha AMIGA além de DESIGNER, ARTISTA, ARTESÃ, ARTEIRA, também escreve e transmite com maestria emoções através das palavras...

Compartilho com vocês o texto redigido por SIMONE GUARDIOLA, publicado no BLOG ZERO HORA MOINHOS- RS, em 23 de fevereiro de 2009, pois uma "BOA LEITURA" só faz bem a mente e ao coração!!!!
FLORES PARA VOCÊ

Essa foi a primeira frase que li quando abri meu e-mail, comentando uma postagem que eu havia feito. Era uma senhora de Minas Gerais que nunca me viu pessoalmente, mas que viu flores em mim. Isso aconteceu num daqueles dias em que você tem certeza que não deveria ter saído da cama. Mas, nesse momento, tudo mudou!

E, no dia seguinte, saí pelas ruas do bairro me sentindo uma linda e perfumada flor no auge da primavera! Eu precisava me encontrar com outras flores, e assim fui. Então percebi: como há poucas flores no Moinhos! Não acreditando no que via, percorri mais. Sai da 24 de Outubro para as transversais e não as encontrava. Percorri mais, e poucas enxergava.

Foram algumas bougainvilles mais formosas aqui, outras mais franzinas ali, uns beijinhos esparsos em alguns jardins e... só. Então comecei a ver os jardins, verdes jardins, folhagens em jardins, lindos jardins, mas sem flores. E as sacadas? E as janelas? Nada...

Em novembro, conheci uma Paris no início de outono. Alguns dias eram nublados, mas suas ruas sempre eram coloridas. Havia gerânios vermelhos no peitoril de suas sacadas e janelas. Podia-se perceber que não era uma obrigatoriedade da prefeitura e muito menos da administração do prédio, quase todos tão antigos quanto sua história. Era apenas porque as pessoas queriam ver e oferecer flores em suas vidas.
Pensando sob esta ótica foi possível perceber que as sacadas de Paris tinham vida, enquanto que as do nosso bairro são apenas pedaços de concreto que parecem não receber uma visita ou uma olhada de orgulho há muito tempo. As janelas resplandeciam com seus peitoris floridos, e as cortinas se mostravam orgulhosas de serem admiradas, enquanto que nossas janelas permanecem quase sempre fechadas com cortinas tristes que não vislumbram o sol. Deve ser porque não têm flores nas janelas.

Nas nossas calçadas não encontramos extemosas, jacarandás, carobas, chal chal ou hibiscus, como existem em outros bairros e onde podemos ver cores como o rosa, o fucsia, o vermelho-alaranjado adornando a avenida. Foi então que me dispus a fotografar alguns prédios e a fazer uma montagem (tosca, me desculpem), num dia nublado, como só nosso verão permite, para ver como seria andar por janelas e sacadas com vida.

Nós já temos a nossa Champs-Elysées, temos nosso charme, temos nossos cafés. Então porque não podemos ter nossas flores? Primeiro uma janela, depois outra sacada, mais uma janela e então gerânios vermelhos brotarão orgulhosamente para deixar nosso bairro mais colorido e simpático. Um a cada dia, alguns por semana, muitos em cada mês e na primavera um show de vida, alegria e de boas vindas!Eu vejo flores em você, Moinhos de Vento."
SIMONE GUARDIOLA

6 comentários:

  1. Qué maravillas de flores!!!!!
    Gracias por tu comenbtario en el blog de Tildas.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Que preciosidad de flores!!!! unas fotos preciosas, me encantan las flores!! besos

    Chelo

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina! Mais uma vez obrigada a você. Suas flores e janelas são mais bonitas do que as que fotografei para minha matéria. Entrei no site do blog do ZH moinhos e coloquei meu nome e então apareceram todos os textos publicados no blog e mais um que foi o introdutório e que saiu na edição impressa. Logo ele deve ser buscado na prória Zero Hora, nas edições anteriores, no dia 15/01/2009 no caderno Zh Moinhos. Acho que não compliquei muito, né? ès socióloga, assim sabes o que um louco quer dizer quando complica, né? Hi,hi,hi,hi....
    Ainda bem que gostaste. Sua opinião é muito importante para mim.
    http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getPalavra&template=3948.dwt&section=Blogs&blog=455&coldir=1&busca=1&topo=3951.dwt&uf=1&local=1&pg=1&palavra=Simone%20Guardiola

    ResponderExcluir
  4. Regina, ainda sobre o trabalho: que bom que gostaste!!!! Fiquei com tanto medo de parecer óbvio, banal... As americanas parecem tão mais soltas e competentes em seus trabalhos que acabam passando a impressão que são mais livres e muuuito mais superiores a nós! Eis aqui uma mulher digna de compaixão!!!! Socorro!!!
    Ao mesmo tempo que me coloquei embaixo de uma bandeira, na verdade não tenho nenhuma obrigação formal de representar o país. Apenas a louca se colocou mais esta obrigação!!! Eis aqui uma mulher digna de internação! coitaaaada...
    É que jamais poderia falar em praia, sendo brasileira, e não falar do meu país, né? Afinal, somos um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que be-le-za!
    E há quem diga que Deus é brasileiro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lindas essa palavras e as fotos maravilhosas. Vocês além de artesãs são maravilhosas escritoras... Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. EU TENHO ESTRMOSAS ROXAS E EM DEZEMBRO FICAM LINDAS MORO EM NITEROI - RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir