19 de março de 2009

Dia do Artesão - 19 de março

Parabéns a todos que fazem ARTE!

Instituído no mesmo dia em que se festeja o dia de São José Carpinteiro, o Dia do Artesão surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, e que também são responsáveis por impulsionar a economia dentro e fora do País.
O mais famoso carpinteiro foi JESUS que, na sua imensa humildade, aprendeu a arte da carpintaria com SÃO JOSÉ, homem simples e trabalhador, escolhido por Deus, em seu grandioso plano de redenção para a humanidade, para ser o pai terreno e tutor do MENINO JESUS.

Os ARTESÃOS, de fato, são pessoas agraciadas por Deus com um dom especial. Eles são, antes de tudo, ARTISTAS, OPERÁRIOS, que participam de todo o processo da criação, elaboração e até mesmo da comercialização de suas artes, cujo resultado para muitos serve para sua própria manutenção ou de sua família.
O artesanato é uma atividade universal, que se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões empregados em cada época e região.

Essa rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, incorporados e padronizados pelos artesãos, que em geral os reinventam em cada nova peça ou forma, de acordo com suas inspirações.
Atualmente o artesanato tem o conceito mundial de arte popular e é considerado o patrimônio cultural de uma nação. Assim sendo, é essa arte simplista que registra a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo. Por meio dela é que se reconstrói a história das civilizações.
Hoje, agradeço especialmente a Deus esse dom maravilhoso de criar e fazer ARTE!
Cada projeto concluído se transforma num motivo de alegria para mim e para quem recebe.

3 comentários:

  1. Olá minha querida
    Faz tempo que não a visito é certo, pois o tempo é o que sabemos... no entanto não me esqueço. Vim agradecer a sua visitinha e comentario na minha postagem de aniversario do meu cantinho no Tildas Fãs.
    Esta imagens estão maravilhosas. uma compilação perfeita, parabéns. Bom fim de semana e muitos bejitos do Coração <3
    Miká

    ResponderExcluir
  2. Eu que o diga, PARABENS A TODOS QUE FAZEM ARTE, VOCÊS SÃO MARAVILHOSAS!!!

    ResponderExcluir
  3. Que trabajos tan preciosos los de las fotos!!!!!! que cantidad de muñec@s!! con lo que me gustan!!! besos

    Chelo

    ResponderExcluir