25 de janeiro de 2009

Meu Pequeno Jardim - Um dos meus Recantos preferidos

Meu pezinho de ARAÇÁ

Meu jardim é tão pequenino que as plantas lá existentes são plantadas em vasos... Em minha última viagem a capital mineira ganhei uma minúscula muda de ARAÇÁ, uma frutinha que saboreei muito quando criança. Nunca mais vi um pé de ARAÇÁ...


O ARAÇÁ (Psidium cattleyanum Sabine) é um arbusto pertencente à família das mirtáceas, uma espécie silvestre nativa, encontrada no Brasil, de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, bem como na região nordeste do Uruguai.
Seu porte pode variar, tanto como arbusto ou árvore, tem caule tortuoso e de casca lisa e folhas persistentes. Os frutos são pequenos, arredondados com casca de coloração amarela, roxa ou vermelha, com polpa de cor esbranquiçada e com muitas sementes. A polpa do fruto tem seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado.
Existem vários tipos de araçá, sendo os mais comuns o Araçá-Vermelho, o Araçá-de-Cora, o Araçá-de-Praia, o Araçá-do-Campo, o Araçá-do-Mato, o Araçá-Pera, o Araçá-Rosa e o Araçá-Piranga. 
Em face de apresentar alto teor de vitamina C de seus frutos, apresentam ótima aceitação para consumo in natura ou industrialização na forma de doces em pasta, geléias ou cristalizados, e baixa suscetibilidade a pragas e doenças, sendo usado também no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada. 


A produção de mudas de Araçazeiro é comumente realizada por meio de sementes, sendo preferida por sua facilidade de germinação. Para minha alegria, hoje tive a bênção de colher meu primeiro ARAÇÁ madurinho...
Que delícia!!! Ao saboreá-lo acabei voltando ao meu tempo de criança!!!

3 comentários:

  1. Olá minha amiga querida, realmente vejo cada vez mais que você é muito ESPECIAL! Incrível, encontrar uma pessoa lá das Gerais falando sobre a nossa plantinha nativa aqui do sul! Pasme! Meu pai e eu íamos todas as tardes colher essas deliciosas (e azedinhas) frutas no pé do nosso quintal; elas levemente nos lembram o sabor de goiabas, mas bem mais ácidas e muito mais perfumadas (que delicioso perfume tem suas folhas! Gostávamos de mastigá-las!!!) Obrigada por me levar ao passado que foi feliz através deste post!... Surpresas tão agradáveis assim, em um único lugar (blog) eu nunca havia encontrado antes! Não disse que você esconde suas asinhas de anjo?! Rsrsrs! Muito obrigada pelo email com os detalhes das bonecas! Adorei. Abraços e uma ótima semana! :-)

    ResponderExcluir
  2. Viva!!! Coeli, adorei seu pé de araçá.......amo esta frutinha deliciosa e tão difícil de encontrar aqui. Quando criança, ficava sentada nos pés de goiaba próximo a casa de meus pais, e tinha somente um pé de araçá, era uma disputa com a criançada da comunidade. riririri muito boas lembranças........beijos...

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina
    Parabéns pela postagem sobre araçá.
    Meu conhecimento sobre esta fruta se deu depois que fiquei "bem adulto", por conta de meu interesse por cultivar bonsais. Hoje ainda consegui meu primeiro araçá do campo. Estou aventurando para ver se vingará. Depois te conto. Logo vou postar uma imagem no meu blog de generalidades "À margem da fonte..".
    Abjçs!

    ResponderExcluir