27 de julho de 2008

Beija-Flor doce pássaro...

Uma das aves mais lindas que existe na fauna brasileira é o cintilante Beija-Flor, ou Colibri.
Pelos três continentes americanos já se registrou cerca de 330 espécies, sendo que cerca de 150 espécies são encontradas em nosso País.
O Beija-Flor é belo quanto a forma e mais esplendido quanto a sua cor.
Este pequeno pássaro foi dotado de leveza, ligeireza, agilidade, graça e rica penugem colorida.
A Esmeralda, o Rubi, o Topázio cintilam em sua roupagem, que ele nunca suja com o pó da terra, porque durante toda a sua vida etérea, dificilmente toca o chão, permanecendo de flor em flor, e através de delicados beijos retira o néctar que o alimenta.

Com vôo febril o Beija-Flor é tão rápido que aparece e desaparece num instante sem se saber de onde veio e para onde foi, parece acompanhar o sol, avançando e retirando-se no seu ágil bailado embalado pelo vento...
Quem não pára para admirar uma dessas amáveis criaturinhas quando rapidamente voa, zumbindo os ares e segurando-se no espaço como por encanto, ou quando adeja de flor em flor, brilhando como se fosse um fragmento do arco-íris? Por ser o Beija-Flor uma das aves mais delicadas e graciosas de nossa fauna, porque tudo na vida dessa ave é curioso: sua biologia, seus hábitos, sua bravura, sua singularidade de vôo, sua arte na construção do ninho, entre outras coisas foi que acabei me apaixonando por ele e sentindo-me motivada a pesquisar e aprender um pouco mais sobre essa pequena criaturinha...

2 comentários:

  1. Queria que você colocasse mais característicasss sobre os colibris, como por exemplo, como constroem o ninho, outras espécies, diferenças com outras pequenas aves, mais além de tudo, muito obrigada.!

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido que o "meno Beija-Flor" do mundo mede cerca de 5 centímetros. Na minha propriedade (Praia de Mauá - Magé - RJ) recebemos a visita de um que, estou certo, não passa de 3 centímetros. Alguém já viu um assim ???

    ResponderExcluir