16 de dezembro de 2014

Aproveitando uma trégua das chuvas



Paisagismo mais clean

Com esse período chuvoso as plantinhas do meu Jardim de Inverno tomaram proporções avantajadas...
Já faz um bom tempo que precisava dar uma reestruturada nesse cantinho que tanto amo.


Ele estava bem bonito mas as PALMEIRAS RAPHIS EXCELSA CLOROFITOS ELATUM lá do fundo cresceram muito, sombreando meu dormitório, não deixando a luz do sol adentrar nele.

A Hortência em tom de rosa que a Rita de Cássia ganhou de presente do sobrinho Júnior e da Sofia no seu último aniversário já havia perdido os dois cachos lindos, então pensei replantá-la no solo do Jardim de Inverno ocupando o lugar dos Antúrios que estavam muito sem graça e salpicados de Cochonilhas.


Em sua primeira concepção, o Jardim de inverno recebeu um tronco seco onde fui adicionando várias mudas de Orquídeas, que floresceram garbosamente, mas com o passar do tempo ele foi apodrecendo e tombando para trás! 


Então a ideia era trazer todas essas mudas de Orquídeas para um novo tronco afixado ao meu pezinho de Araçá, lá na parte da frente da Casinha Viçosa.
O que iria trazer para ocupar esse espaço???


Há três anos a Rita de Cássia também ganhou de presente do sobrinho Júnior e Sofia um pequenino arranjo japonês de Bambus da Prosperidade, alimentados somente por água filtrada depositada em uma peça branca de louça.


Um ano, dois anos, três anos... Os bambus foram crescendo e mesmo temendo perdê-los por retirá-los da água, transplantei-os para um vaso grande. 


O que fiz então??? Aproveitei o embalo e replantei todos eles nesse espaço aberto para dar-lhes uma melhor oportunidade de crescimento e desenvolvimento.
Mantinha também no Carrinho de Mão uma pequenina muda de ARDÍSIA - (Ardisia crenata), originária do Japão e China, um arbusto delicado, que até então não conhecia.

Suas folhas perenes, serosas, com margens serrilhadas e onduladas, de cor verde-escura, são bastante atraentes.
As flores são brancas, quase imperceptíveis. Anunciam e dão frutos bastante decorativos, esféricos, de cor vermelha, brilhantes, que despontam no verão e vão até o início do inverno. 

A ARDÍSIA precisava de terra boa e mais espaço para desenvolver a contento.
Depois de uma poda geral fiz a limpeza do ambiente mantendo os (CROTONS RASTEIROS verde e branco), que contornam uma das paredes do jardim e as CORDYLINES TERMINALIS, também conhecidas como Dracenas Vermelhas.

Finalmente para compor melhor um dos cantos do jardim trouxe o vaso da ACALIFA, um arbusto lindo que compunha meu jardim externo.

Cansada, mas com o paisagismo mais “clean” concluído agora é só aguardar a aclimatação das plantas transplantadas, acompanhar o desenvolvimento delas e apreciar o novo visual do meu Jardim de Inverno.
Regina Coeli

8 comentários:

  1. Como é revigorante e prazeroso o trabalho na terra! Ficou lindo o seu jardim, Regina! Certamente as plantinhas vão se aclimatar muito bem e continuar enfeitando esse cantinho tão agradável da Casinha Viçosa. Parabéns!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eneida,
      Que saudade de você!
      Realmente o trabalho com a terra é muito saudável.
      Amo a Natureza e em especial as plantinhas, lidar com elas para mim é terapêutico.
      Fiquei feliz com sua visita!
      Abraço carinhoso!

      Excluir
  2. Meu Deus! O que escrever? Nada. Você é abençoada e eu também, afinal tenho você na minha vida! Te gosto e te admiro muito. Tudo lindo! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Irmã do Coração,
      Não foi por acaso que nossos caminhos se cruzaram.
      Estava "escrito nas estrelas"...
      Temos muitas coisas em comum, não e mesmo???
      Sua visita sempre me alegra e conforta.
      Beijinhos doces.

      Excluir
  3. Oi, Regina!
    Admiro o carinho e dedicação com seu jardim. Certamente a natureza devolve tudo que damos à ela! Parabéns!
    Acho que você vai gostar muito de conhecer o blogue da Simone Felic "Eu e minhas plantinhas" para trocarem figurinhas!
    :)
    Feliz 2015!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luma que prazer saber de você!
    Acato sua sugestão e agradeço pelo carinho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi regina adorei seu faz de conta , sua jardinagem então nem se fala , é uma prazer mexer na terra, as bonequinhas ficaram lindas , imagino que as crianças gostaram muito.

    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amomuitotudoisso, gostotambémdostemperinhos, masmaismuitomaisVOCÊ!

    ResponderExcluir