13 de março de 2011

Renascer das Cinzas


 Abraço Solidário

Ah! Como foi doloroso tomar conhecimento da tragédia que assolou  a região NORDESTE do JAPÃO e ceifou muitas vidas: água invadindo o centro da cidade, arrastando tudo o que havia pela frente, carros e até casas inteiras...
Nas áreas das montanhas cobertas pela neve, o terremoto provocou avalanches que causaram grandes destruições.
Todos ainda estamos assombrados com a sequência de imagens assustadoras desse Terremoto de magnitude 8,9 da sexta-feira, do Ttsunami e dos resgates que visualizamos. 

Solidarizo com as vítimas de Minami Sanriku, onde mais da metade da população dos 17 mil habitantes está desaparecida, com os moradores de Minami Soma, e Rikuzentakada e de outras regiões japonesas!!! 

Sou admiradora incondicional desse povo tão INTELIGENTE, CULTO, CORAJOSO, GUERREIRO, pelo qual tenho o maior respeito e nesse momento difícil me vem a mente a história do enorme PÁSSARO FÊNIX da mitologia grega.



Esse mito, diz que FÊNIX era único... Portanto, para assegurar sua descendência, quando sentia a proximidade da morte, fazia uma espécie de ninho com plantas aromáticas e ervas mágicas e, após atear-lhe fogo, instalava-se em seu centro. Das cinzas surgia um novo FÊNIX, que transportava os restos do ninho para a cidade de Heliópolis, no Egito, onde era adorado o deus Sol, Hélios, de quem a ave era a encarnação.

Acredita-se que foi o único animal do Éden que resistiu à tentação, o que o converteu em um ser eterno. Este animal simboliza para as mais distintas culturas praticamente a mesma coisa: a imortalidade, a ressurreição, a força.
O pássaro FÊNIX, de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente,  simboliza a  ESPERANÇA e a continuidade da vida após a morte.
Na mitologia oriental, dá-se igualmente o nome de FÊNIX uma ave maravilhosa que os chineses transformaram em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência.

Tão logo pude vim saber notícias de meu Querido Menino - dekassegui - Alexandre Mauj Imamura Gonzalez, colunista dos sites PORTAL NIPON, Webnews, J-Wave e na mídia impressa - do Jornal International Press IPC/Globo (voltados à comunidade dekassegui, que com fidedignidade e inteligência registra com olhar brasileiro a vida no Japão e sua cultura.
Graças a Deus, folgo em saber que ele está bem.
Alexandre ainda esclarece sobre a onda de boataria que se espalha sobre o ocorrido,  promove a veracidade dos fatos e tranquiliza aqueles que estão mais distantes...

 
A capacidade que o ser humano tem de ressurgir de uma crise com amplitude e possibilidades criativas, de resignificar acontecimentos da Vida, muitas vezes chocantes e ameaçadores, é incalculável, impressionante!


O renascimento é um processo através do qual lamentamos nossas perdas e mesmo assim levantamos para começar tudo de novo. Enquanto processamos integralmente os aspectos físico, psicológico e emocional, do sofrimento, da crise, das perdas começamos a notar que ainda estamos vivos. 



Eu tenho certeza absoluta de que esse povo GUEREIRO, não se esqueceu de que o grande milagre da vida se dá em nós, na nossa existência e que muito em breve ao acordar pela manhã  com os raios do Sol, vai se sentir renovado feito FÊNIX.
Deixo aqui resgistrado todo o meu respeito, carinho e solidariedade a todos que direta ou indiretamente passaram por momentos tão difíceis!


As cerejeiras vão florir novamente, vamos continuar aprendendo e nos encantando com a força, a coragem, a sabedoria desses nossos irmãos distantes.
Recebam meu abraço solidário,
Regina Coeli

4 comentários:

  1. Ha sido una trajedia tremenda......una se queda sin palabras ante una cosa así......besos

    Chelo

    ResponderExcluir
  2. Oii Regina, amei este post...assim como amei este abraço solidário! Mto triste assistir a toda esta tragédia com um povo já tão castigado!
    Enfim, que o sol volte a sorrir e que uma força divina lhes traga um pouco de paz e a certeza de dias melhores e infinitamente mais tranquilos!
    Bjinho grande no seu coração!

    ResponderExcluir
  3. Tocante suas palavras, verdadeiras e nobres, é triste ver tudo isso acontecendo no mundo, que Deus proteja as familias japonesas, as familias aqui do sul (São Lourenço, que também sofreu muito com a devastação das chuvas). Que todos consigam renascer como uma Fenix. Parabéns pela sua sensibilidade!!

    ResponderExcluir