13 de março de 2011

Renascer das Cinzas


 Abraço Solidário

Ah! Como foi doloroso tomar conhecimento da tragédia que assolou  a região NORDESTE do JAPÃO e ceifou muitas vidas: água invadindo o centro da cidade, arrastando tudo o que havia pela frente, carros e até casas inteiras...
Nas áreas das montanhas cobertas pela neve, o terremoto provocou avalanches que causaram grandes destruições.
Todos ainda estamos assombrados com a sequência de imagens assustadoras desse Terremoto de magnitude 8,9 da sexta-feira, do Ttsunami e dos resgates que visualizamos. 

Solidarizo com as vítimas de Minami Sanriku, onde mais da metade da população dos 17 mil habitantes está desaparecida, com os moradores de Minami Soma, e Rikuzentakada e de outras regiões japonesas!!! 

Sou admiradora incondicional desse povo tão INTELIGENTE, CULTO, CORAJOSO, GUERREIRO, pelo qual tenho o maior respeito e nesse momento difícil me vem a mente a história do enorme PÁSSARO FÊNIX da mitologia grega.



Esse mito, diz que FÊNIX era único... Portanto, para assegurar sua descendência, quando sentia a proximidade da morte, fazia uma espécie de ninho com plantas aromáticas e ervas mágicas e, após atear-lhe fogo, instalava-se em seu centro. Das cinzas surgia um novo FÊNIX, que transportava os restos do ninho para a cidade de Heliópolis, no Egito, onde era adorado o deus Sol, Hélios, de quem a ave era a encarnação.

Acredita-se que foi o único animal do Éden que resistiu à tentação, o que o converteu em um ser eterno. Este animal simboliza para as mais distintas culturas praticamente a mesma coisa: a imortalidade, a ressurreição, a força.
O pássaro FÊNIX, de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente,  simboliza a  ESPERANÇA e a continuidade da vida após a morte.
Na mitologia oriental, dá-se igualmente o nome de FÊNIX uma ave maravilhosa que os chineses transformaram em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência.

Tão logo pude vim saber notícias de meu Querido Menino - dekassegui - Alexandre Mauj Imamura Gonzalez, colunista dos sites PORTAL NIPON, Webnews, J-Wave e na mídia impressa - do Jornal International Press IPC/Globo (voltados à comunidade dekassegui, que com fidedignidade e inteligência registra com olhar brasileiro a vida no Japão e sua cultura.
Graças a Deus, folgo em saber que ele está bem.
Alexandre ainda esclarece sobre a onda de boataria que se espalha sobre o ocorrido,  promove a veracidade dos fatos e tranquiliza aqueles que estão mais distantes...

 
A capacidade que o ser humano tem de ressurgir de uma crise com amplitude e possibilidades criativas, de resignificar acontecimentos da Vida, muitas vezes chocantes e ameaçadores, é incalculável, impressionante!


O renascimento é um processo através do qual lamentamos nossas perdas e mesmo assim levantamos para começar tudo de novo. Enquanto processamos integralmente os aspectos físico, psicológico e emocional, do sofrimento, da crise, das perdas começamos a notar que ainda estamos vivos. 



Eu tenho certeza absoluta de que esse povo GUEREIRO, não se esqueceu de que o grande milagre da vida se dá em nós, na nossa existência e que muito em breve ao acordar pela manhã  com os raios do Sol, vai se sentir renovado feito FÊNIX.
Deixo aqui resgistrado todo o meu respeito, carinho e solidariedade a todos que direta ou indiretamente passaram por momentos tão difíceis!


As cerejeiras vão florir novamente, vamos continuar aprendendo e nos encantando com a força, a coragem, a sabedoria desses nossos irmãos distantes.
Recebam meu abraço solidário,
Regina Coeli

5 comentários:

  1. oi minha querida Regina! muito obrigado por esse carinho tão grande, faz bem enorme pra gente aqui viu?

    Graças a Deus estou bem, estamos seguros, moro mto longe da região atingida. Mas a tristeza é tão grande... tanta gente q perdeu a vida, triste demais.

    Sou muito é honrado, por ter amigos como vc! muito obrigado SEMPRE!

    ResponderExcluir
  2. Ha sido una trajedia tremenda......una se queda sin palabras ante una cosa así......besos

    Chelo

    ResponderExcluir
  3. Oii Regina, amei este post...assim como amei este abraço solidário! Mto triste assistir a toda esta tragédia com um povo já tão castigado!
    Enfim, que o sol volte a sorrir e que uma força divina lhes traga um pouco de paz e a certeza de dias melhores e infinitamente mais tranquilos!
    Bjinho grande no seu coração!

    ResponderExcluir
  4. Tocante suas palavras, verdadeiras e nobres, é triste ver tudo isso acontecendo no mundo, que Deus proteja as familias japonesas, as familias aqui do sul (São Lourenço, que também sofreu muito com a devastação das chuvas). Que todos consigam renascer como uma Fenix. Parabéns pela sua sensibilidade!!

    ResponderExcluir