1 de fevereiro de 2011

Quanta Verdade!!!

DEZ ARTIGOS REGULAMENTADORES DA TERCEIRA IDADE
  
Art. 1º - NÃO SE APOSENTE DA VIDA PARA SE TORNAR "PERSONA NON GRATA" DA FAMÍLIA


A vida é atividade.  E o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo.  Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.  Se não tiver nada para fazer vá caminhar, passear no shopping, jogar baralho na praça, costurar, faça qualquer coisa, menos perturbar a vida das outras pessoas.

Art. 2° - SEJA INDEPENDENTE E PRESERVE A SUA LIBERDADE, MESMO QUE SEJA DENTRO DE UM QUARTINHO 


Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta dos pés, para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes.  Se possível more em um flat.  Melhor usar as suas economias para ter um resto de vida feliz!  Não economize no item "MORADIA".  A próxima vai ser a última e definitiva.  Aproveite a penúltima com tudo o que tem direito.

Art. 3° - MANTENHA O GOVERNO DE SUA PRÓPRIA BOLSA 


Ajude seus filhos financeiramente, na medida de suas posses, reservando, porém, parte para emergências.  Tenha o melhor Plano de Saúde que puder pagar.  Se você depender do governo, poderá ficar desprotegida!!!

Art. 4° - CULTIVE A ARTE DA AMIZADE, CERCANDO OS FAMILIARES E AMIGOS DE CUIDADOS ESPECIAIS 


Se a sua memória estiver falhando anote em uma agenda sentimental as datas mais importantes de sua vida e compartilhe com eles a alegria de estar presente.  Como você é uma idosa do século XXI aprenda a mexer com Internet e assim poderá programar todos os aniversários em seu e-mail.  Ele informará  você com antecedência e você nunca mais esquecerá nada.

Art. 5° - CUIDE DE SUA APARÊNCIA E SEJA O MAIS ATRAENTE POSSÍVEL 


Não seja um daquelas idosas relaxadas, que exibem caspa na gola do casaco e manchas de gordura na roupa.  Nunca despreze o uso de água e sabão. Vá ao salão de beleza uma vez por mês, pelo menos: a manicura vai lhe fazer as unhas das mãos, dos pés.  Você sabe o quanto eles agradam você para receber uma boa gorjeta.  Vista-se como uma madame!  Nada daquelas bermudas horríveis, moletons rosa e sapatinhos de velha!

Art. 6° - SEJA CORDIAL COM SEUS VIZINHOS 


Evite implicar com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada ou o volume do som.  Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes moram distante.  Seja esperta: use um MP3 e ouça músicas com fones de ouvido para se livrar dos barulhos que lhe chateiam... um Frank Sinatra, Jobim, Charles Azsnavour, Nat King Cole acalmarão você e o farão lembrar dos bons tempos. Se estiver depressiva, ataque de Elvis, Beatles, Creedence, Roling Stones.... todos de nosso tempo.

Art. 7° - TENHA CUIDADO PARA NÃO SE INTROMETER NA VIDA DOS FILHOS ADULTOS 

 
Eles são indvíduoas com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos para cometerem seus próprios erros: FECHE SUA BOCA!!!

Art. 8° - FUJA DO VÍCIO MAIS COMUM NA VELHICE - A "PRESUNÇÃO" 


Há muitos que chegam ao fim da jornada, tão ignorantes como no início dela.  Faça de conta que você nunca viveu nada!  Experiência não se passa!  Apenas observe os erros e não se meta, a menos que alguém peça a sua opinião.  Deixe que a "HUMILDADE" seja a sua marca mais forte.

Art. 9° - OS CABELOS BRANCOS NÃO LHE DÃO O PRIVILÉGIO DE SER RANZINZA E INCONVENIENTE


Lembre-se de que toda a paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte.  Comece a plantar e cuidar das planta, faça palavras cruzadas, crie um Blog, use o ORKUT, Twitter, Facebook, ou ocupe sua mente com outras coisas! Nada pior que uma velha chata!!!

Art. 10° - NÃO SEJA REPETITIVO, CONTANDO A MESMA HISTÓRIA DUAS, TRÊS, QUATRO VEZES 


Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro. Ouça mais e fale menos, isso é sabedoria.  Lembre-se de que você tem dois ouvidos e uma só boca.  Isso não é por acaso. 

Não sei quem redigiu os ARTIGOS, mas quem o fez demonstra bom senso e maturidade.

Já tem um bom tempo que venho me preparando para viver com  simplicidade e alegria a TERCEIRA IDADE...
Quanta verdade trazem esses ARTIGOS, estou incorporando-os na minha CARTILHA DE VIDA!!!!!!

Regina Coeli

9 comentários:

  1. Ameiiiii! Deus é muito bom! Colocou voce no lugar certo na hora exata.Gosto muito de voce! Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi Regina querida, precisa chegar à terceira idade para seguir estes conselhos? Rsrs.
    Adorei!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já coloquei na minha cartilha, também. Obrigada por nos ensinar.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina!
    que dicas excelentes, quem escreveu realmente teve mta sabedoria. e muita coisa serve mesmo para quem não está na terceira idade.
    e que todos vivam bem esta idade, sem tantas obrigações, com tanta coisa boa para se fazer... sem a presunção da falsa sabedoria e sim transmitindo a experiência de vida.

    (tava vendo a minissérie do Chico Xavier... qdo ele era menino, as paisagens lindas de Minas, que saudade boa deu. Ia muito brincar em Minas nas minhas férias, guardo muitas lembranças boas e cheias de amor desta terra maravilhosa. Voltarei um dia para abraçar vc, a amiga Lucia Soares, tanta gente maravilhosa das Minas Gerais)
    bjs e bom dia

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!
    Vou internalizar tudo para colocar em prática. Muito sensato.O blog eu já criei rsrs
    Bjs,em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  6. Hola querida Regina pase a verte.
    Me parecen estupendos estos consejos,procurare no olvidarlos.

    Un afectuoso saludo.

    ResponderExcluir
  7. Regina
    Que maravilha!Gostoso de ler, e com dicas excelentes. Eu realmente não quero ficar uma velha chata. Ai Deus, não deixe que isso aconteça!.
    um beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog, teu trabalho, as palavras, muita seriedade e alegria de viver, parabéns. Obrigada pela visitinha. bjo

    ResponderExcluir
  9. Verdades mais que verdadeiras! :)

    Outro dia eu falei que morro de medo de ficar uma velha ranzinza (como tantas que eu conheci), e minha nora me disse: ai sogrinha, você não corre esse risco não...
    Fofa, né?

    Mas eu sei, amiga, que a gente tem mais é que se cuidar e procurar ser alto astral.
    Já reparou que ninguém gosta de ficar perto de pessoa que está sempre "pra baixo"?
    A vida é linda, e temos que vivê-la plenamente, e sem esquecer de agradecer a Deus cada dia que ele nos dá de presente.

    Obrigada pela partilha!

    Beijinhosssssss

    Cid@

    ResponderExcluir