21 de junho de 2010

LAGOA SANTA - um recanto de PAZ

A serenidade da LAGOA SANTA

Milhões de pessoas são adeptas dos benefícios oferecidos pelos grandes centros urbanos: as maravilhas da tecnologia, os carros de luxo, os shoppings, os hipermercados, os self-services, os modernos escritórios, as carreiras, os cursos universitários, os estudos avançados, tudo muito fascinante...
Mas pouco a pouco o ser humano se mostra cada vez mais cansado dessa rotina enlouquecedora: poluição, engarrafamentos, excesso de ruídos, edifícios a se perder no horizonte, consumismo desenfreado e a sensação de estar numa corrida permanente...


A cada dia aumenta o número de pessoas que desejam voltar aos ideais de uma vida simples, uma casa com quintal e jardim, um contato mais estreito com a natureza.
Querem respirar ar puro, ver um pôr-do-sol dourado, descansar preguiçosamente numa rede, “jogar conversa fora” num fim de tarde, acompanhar a revoada e acomodação dos pássaros e dá para perceber que a Humanidade, afinal, começa a perceber que a vida é muito mais do que prazeres passageiros.


Então a gente se pergunta: Dá para viver com simplicidade nos grandes centros?
Eu acredito que sim, porque a simplicidade é um estado de espírito, não precisamos nos vestir de trapos, nem abrir mão de uma vida normal para ser pessoas simples.
A simplicidade está em viver a vida sem exigências descabidas, descomplicando o dia-a-dia, sem se perder em detalhes completamente desnecessários.


Encontro a felicidade no prazer daquilo que está ao meu redor: na imensidão do céu, na brancura das nuvens, na quietude da natureza, na serenidade da noite, no brilho do sol e das estrelas, no frescor da água, no canto dos pássaros, no matiz das flores e borboletas, na diversidade do verde, no sabor das frutas e alimentos, na acolhida calorosa dos animais, nos pequenos gestos, nas doces palavras, nos sorrisos espontâneos, na beleza das canções...


Há poucos quarteirões da CASINHA FELIZ eu tive o privilégio de acompanhar todo o processo da terraplanagem, loteamento e a edificação das primeiras moradias de um novo bairro que abriga magestosa lagoa: BAIRRO LAGOA SANTA...


A lagoa existente recebeu tratamento ecológico requerido pela Legislação Municipal e hoje não passa de uma ADOLESCENTE, pois ainda não completou 15 anos, mas consegue nos encantar com a serenidade de suas águas e a vegetação de entorno...


A vegetação ciliar já tomou seus espaços, a fauna silvestre se faz presente e sua pista cimentada recebe centenas de pessoas de diversos bairros da cidade para suas caminhadas matinais e vespertinas.


Atualmente a artrose nos dois joelhos me impede de fazer minhas caminhadas, mas meus olhos não se cansam de apreciar e agradecer a Deus o imensurável prazer em poder usufruir da beleza e da paz desse lugar que tão acertadamente recebeu o nome de LAGOA SANTA.


Quando desejo espairecer um pouco, vou até lá apreciar tudo que minha visão alcança e retorno com a cabeça arejada, agradecida a Deus por esse maravilhoso presente da natureza.


E ainda posso admirar as pequenas árvores de MURTA, que arborizam todo o BAIRRO LAGOA SANTA, carregadinhas  de flores brancas exalando aquele cheirinho gostoso pelo ar.


A cada dia uma nova moradia é concluída para alegria e felicidade daqueles que vão habitá-la, pois esse é um lugar para se viver com qualidade de vida...
Regina Coeli

12 comentários:

  1. Lindo o seu relato, Regina! Acho que, assim como Deus está nos detalhes, Ele está também nas coisas simples.
    Que delícia viver perto de um lugar tão bonito!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. oioi, sigo sempre seu blog e estou convidando para visitar o meu e conhecer meus produtos!!
    obrigada e espero vc por lá!!
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Regina, que delícia de post. Eu acho que podemos viver com simplicidade até nos grandes centros, mas somos meio que atropelados por tantas demadas impostas e esquecemos de contemplar o simples e quando o fazemos sentimos um felicidade tão grande.
    Enfim que tenhamos um olhar mais atencioso com o que nos rodea e é simples.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina,tudo bem?

    Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando e querendo u lugarzinho mais sossegado, para pisar na terra, ver e ouvir os pássaros, apreciar o por do sol.
    Graças a Deus tenho este privilegio de vida simples e em contato com a natureza, apesar de morar coladinho em Sampa. Valorizo muito meu espaço, minha estadinha de terra cercada pelas matas. Difícil o dia em que vou trabalhar pela manha e nao vejo um monte de borboletas no caminho. Digo que elas me acompanham, já que sabem que sou apaixonada por elas.
    beijos pra vc!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é amiga, eu não tenho o privilégio de morar em um lugar encantador assim, mas felizmente meu filho caçula mora em um que é um verdadeiro paraíso.
    Sendo assim, sempre que preciso "recarregar as baterias", vou para o cantinho dele e volto completamente revigorada.

    Com toda certeza, a felicidade habita nas coisas simples e singelas criadas por Deus.
    O ser humano é que tem mania de complicar, e depois reclama!...:)

    Um beijo grande, e tenha uma excelente semana.

    Cid@

    ResponderExcluir
  6. Pase a verte Regina hace unos dias que no lo hago pero me he dado un paseo por el blog.
    Que razon tienes ,hay que vivir cerca de la natualeza y las cosas simples y sencillas de la vida.
    Yo tambien disfruto mucho en mi jardin hoy precisamente he hablado en mi blog de mis plantas me gusta mucho estar rodeada de ellas he puesto algunas fotos .

    ResponderExcluir
  7. Regina
    Você é uma felizarda por estar perto de um lugar tão especial. Fora o seu sítio que postou outro dia. Só coisas boas. Aqui em São Paulo dá pra se viver simplesmente, mas é um pouquinho mais complicado, tem que estar enraizado dentro da gente mesmo.
    Mas pra me alimentar sempre dessa sua simplicidade, estou sempre por aqui.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Mãe, suas fotografias ficaram maravilhosas. Não sabia deste talento "escondido". Parabéns, agora artesã e fotógrafa.

    ResponderExcluir
  9. Olá Regina, sou Sílvia,tive a felicidade de fazer parte do grupo Marilia Baunilha e Patch e conhecer pessoas maravilhosas assim como o previlégio de conviver com a Eneida,uma pessoa especial...
    Logo a primeira vez que li suas postagens, tive a impressão de te conhecer ,cheguei comentar com a Eneida, que achava que voce devia ser de Marilia,e por algum motivo tivesse se afastado daqui,se mudado etc.
    Desculpe,não pirei não,é que tive no meu tempo de colégio uma amiga com seu sobrenome e na empolgação achei que fosse voce.Achei lindo o lugar em que mora,cada detalhe parece estar ai perto vendo toda esta paisagem, lindo!!Eu e minha filha temos um blog quero que me visite !Um abraço Sílvia
    meu blog tuttipatch@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi querida
    Quando escolhi meu cantinho pra morar, pensei exatamente nessa qualidade e simplicidade de vida que vc falou tão lindamente. Temos por aqui muitas árvores, rios e animais silvestres lindos, como micos e garças que sempre nos agraciam com suas doces presenças...
    Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  11. Olá Regina, obrigada pela visita,um beijo pra você tambem.

    ResponderExcluir
  12. Oi,Regina
    Eu moro na cidade de Lagoa Santa,mas no seu relato parece que está falando daqui. Apesar de ser pertinho de BH,ainda vivemos neste ar interiorano de simplicidade. Caminhar em volta da lagoa com suas capivaras, os patos selvagens e vários outros pássaros é uma sensação indescritível.
    Você tem o dom de escrever e tocar as pessoas e também é ótima fotógrafa.
    Beijos. Elaine Regina

    ResponderExcluir