9 de março de 2010

Projeto artesanal com CABAÇA

A Cabaça ou Porongo é uma planta trepadeira, presente no Brasil, principalmente, na região norte e nordeste. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, cuia e taquera.
Em casas ribeirinhas, indígenas e quilombolas do Brasil, os frutos dos cabaceiros, das cuieiras e dos porongos eram partidos em vários formatos, limpado internamente – tirando as sementes, polidos e tingidos e decorados com tintas e desenhos diversificados.
A cabaça tem inúmeras utilidades, dentre elas: instrumento de trabalho, recipiente para líquidos e alimentos, matéria-prima para artesanato, coiós, bacias, tigelas, moringas, bolsas, brinquedos e instrumentos musicais, como por exemplo: atabaques, cuícas, bongôs, maracás, chocalhos, xequerês, djembês, calimbas, rabecas, cavaquinhos, violas, harpas, flautas, apitos, marimbas e berimbaus.
Na cultura popular mineira, por exemplo, muitos caboclos ainda têm sua cabaça para levar água para a roça ou para comer sua refeição. 


No artesanato brasileiro a cabaça tem sido utilizada como matéria prima para produção de diferentes formas de expressão artísticas, que permite elaborar produtos com as mais variadas formas.
Eu acho interessante as peças artesanais feitos com as cabaças, mas ainda não trabalhei com elas, pois acho esse material bastante perecível mesmo depois de preparado.


Vejam a graça e o charme dessa MOÇOILA NEGRA feita com cabaça.
Para o corpo utilizaram uma cabaça maior e para o cântaro que ela traz na cabeça uma cabaça menor.
Os demais detalhes foram feitos com biscuit e tintas acrílicas.


Essa original peça artesanal foi o presente que a Silvinha trouxe para mim lá de Angra dos Reis/Búzios quando voltou de seu rápido passeio por aquela região maravilhosa do Rio de Janeiro.
Gostei muito dessa lembrança e a MOÇOILA NEGRA já faz parte da decoração da minha casa.

2 comentários:

  1. Bela matéria sobre a cabaça. Seu conteúdo valorizou ainda mais o belo trabalho artesanal. Parabéns. Ted Machado

    ResponderExcluir