21 de março de 2010

Pé de Jabuticaba

Uma das minhas frutas preferidas

A jabuticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul, mas é também é encontrada na Bolívia, Paraguai, Honduras e El Salvador.
É conhecida por outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu, jabuticaba-sabará.

É planta que exige sol moderado a pleno. A árvore, chega até 15 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro. As folhas, têm até 7 cm de comprimento.
Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.
O cultivo de enxertos é mais simples que desde a semente. Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa e vivem menos tempo, embora produzam mais jovens.
É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco indispensável para uma boa colheita.
Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais como a decocção da casca para combater a asma.
São consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
Em Minas Gerais consome-se muito a “jabuticabada” um o suco extraído dos frutos. A famosa jabuticabada era usada por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro. Estão presentes na polpa da jabuticaba: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul arroxeada da jabuticaba.
A Jabuticabeira também se presta ao paisagismo como planta ornamental, além de atrair a avifauna.
Sendo a jabuticaba é uma de minhas frutas preferidas, eu não podia deixar de compartilhar com vocês esse espetáculo da natureza que acompanho todos os dias.

Esse pé de Jabuticaba tem 4 anos, é uma muda de enxerto, PLANTADA EM VASO e foi um presente que dei para minha Irmã Rita de Cássia. O vaso está na frente ao quarto dela e as frutinhas podem ser colhidas pela janela.
Assim que levanto corro para apreciar essa transformação miraculosa e agradeço a Deus pela oportunidade de acompanhar tudo isso...
Eu tenho o maior carinho por esse pé de Jabuticaba!!! Quanta riqueza... Que delícia!!!
Regina Coeli

6 comentários:

  1. Que maravilla de la naturaleza, todo un espectaculo.
    Yo pasaba a saludar y a desearte Feliz Primavera y mira por donde me topo con el arbol de Jabuticaba, que acabo de descubrir y me parece precioso.
    Muchos besitossss

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda esse pé de jabuticabas, adoroooo principalmente comer assim direto do pé. Deus é mesmo maravilhoso.
    Obrigada pelo selinho já estou levando e vou postar lá no blog de mimos e selinhos da vovó Rô.
    Muito obrigada pelo carinha Re e que Deus te abençoe!
    Beijos e beijos!
    Ah! venha ver meu netinho sendo alfabetizado pelo titio Hugo meu fillho mais velho, eita vovó babona!

    ResponderExcluir
  3. Hunnnnnnn, essa jabuticaba me deu agua na boca.

    ResponderExcluir
  4. Jaboticaba hum que delicia!!! Dei até uma fugidinha pro quintal pra checar a nossa mas agora só tem flores!!!!!
    Fiquei muito feliz com o selinho só demorei pra postar pois tinha muita coisa pra fazer ontem e hoje e esse post tinha que ser bem feito. Um beijão minha amiga.

    ResponderExcluir
  5. Ola,Regina.
    Venho agradecer sua presenca no Lata de Luxo,o que muito me agrada.No Estado de Sao Paulo a jabuticaba tambem e muito cultivada e amada pelos paulistas.
    Olha,tenho um outro blog que fala das grandes realizacoes da India no campo tecnologico,inclusive aqui na cidade em que moro,Bangalore,mas nao tem muito Ibope nao,rsrsrr.Mostro ali coisas maravilhosas,fatos locais e lugares incriveis,mas nao sinto que as pessoas se interessam,tanto que esta meio abandonado.E uma pena,pois foi um blog que eu e meu marido criamos com muito carinho,mas fazer o que,ne?
    Beijo grande.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  6. Oi,Regina.
    Passei aqui para avisar que tem selinho para voce la no Lata de Luxo.Beijao,querida.zenaide storino.

    ResponderExcluir