19 de março de 2010

19 de março - Dia do ARTESÃO

Homenagem aos ARTESÃOS

O DIA DO ARTESÃO foi instituído em 19 de março, dia em que se festeja SÃO JOSÉ Carpinteiro e surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa de um povo e que também são responsáveis por impulsionar a economia em pequenas comunidades.

Os artesãos são pessoas sensíveis, talentosas, são artistas operários, que com sua arte simplista registram a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo contribuindo dessa forma para a reconstrução da história das civilizações.


O artesanato é uma das mais antigas atividades humanas. Era cultivado em comunidades muito remotas e manteve-se tanto nas culturas ágrafas, quanto nas sociedades pós-industriais e se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões utilizados em cada época e região.

A rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, muitas vezes reinventadas em cada nova peça ou forma, de acordo com a inspiração dos artesãos.Em virtude disso, o artesanato é um repositório universal precioso de práticas e símbolos.
Cada povo tem no artesanato aspectos fundamentais de sua identidade. Por isso, o artesanato não diz respeito somente aos seus produtores e consumidores, mas também, e principalmente, ao todo da cultura.


Quando celebramos o Dia do Artesão, resgatamos a consciência de que apoiar o esforço daqueles que são, a um só tempo artesãos, artistas, empresários significa proteger e perpetuar o caráter cultural de nosso País.
Não enterrrei os talentos recebidos por Deus, quero multiplicá-los para outras gerações e com esse encontro perene, quase miraculoso, entre mãos, materiais e memória uso minha criatividade para idealizar e confeccionar peças originais, utilizadas para encantar as pessoas e embelezar diversos ambientes.


Como ARTESÃ que sou cumprimento carinhosamente todas as pessoas que mantêm viva a tradição do artesanato, que transformam tecidos, linhas, lãs, fios, sisal, rendas, tiras bordadas, fibras, agulhas, contas, arames, sementes, couro, ferro, metais, madeira, palha, gesso, argila, resina, flores, caixas, quadros, massas, tintas, colas, gliter, lantejoulas, papel, papelão, vidro, plástico, e tantos outros materiais em peças que reunem criatividade, beleza, utilidade e cultura.
Compartilho com vocês minha criação preferida!!!
Estamos pois todos nós ARTESÃOS, de Parabéns!!!!!

Regina Coeli

6 comentários:

  1. Parabens a todas nos no dia de hoje!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. concordo com os textos de abordagens ao dia do Artesao, e que felicitar quem os postou e parabens pelo trabalho, bom dia do ARTESÃO...bjs.
    espero que não se importe de eu colar no meu blog alguns destes comentários....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns querida por nosso dia e que São José nos guie!
    Deixei um selinho pra vc com muito carinho lá no blog! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Regina. Parabéns a você pela comemoração desse dia do qual você é uma representante perfeita.
    Lindas e delicadas palavras!

    Beijos

    Eneida

    ResponderExcluir
  5. siempre es un placer para el alma pasar por su jardín,le mando un abrazo cariñoso

    ResponderExcluir
  6. Pues felicidades a tod@s las artesan@s!! aquí se celebra el día del padre, pero como San José obrero era un artesano pues está muy bien celebrar ese día también!! se te ve muy bien con tus muñecas en la fotos, son preciosas, besos

    Chelo

    ResponderExcluir