31 de julho de 2010

Encerrando o mês com festa...

Parabéns, Parabéns Lelé!!!

E hoje o abraço especial, recheado de carinho, vai para minha cunhada HELENICE que hoje comemora junto daqueles que ama, mais um ano de vida!!


Que você possa celebrar com alegria muitos outros aniversários e que continue sendo essa pessoa que faz a diferença na vida do meu Irmão e de meus três Sobrinhos!!!
O mês de julho encerra com festa, parabéns HELENICE, hoje bem cedinho agradeci a Deus por sua vida!


Nossa família se enriqueceu com sua chegada!!!

Regina Coeli 

29 de julho de 2010

Um exemplo de organização e trabalho

Conhecendo mais sobre as Abelhas


Depois de assistir o filme: A VIDA SECRETA DAS ABELHAS despertei o interesse em conhecer um pouco mais sobre esses pequeninos insetos, pesquisei bastante e encontrei fatos curiosos e interessantes sobre as abelhas.
Compartilho com vocês algumas das minhas descobertas, sem a pretensão de fazer desse POST um tratado científico.


As abelhas são insetos que vivem agrupados em colônia dentro de colméias e são conhecidas há mais de 40 mil anos. São insetos extremamente organizados e trabalhadores. Em cada colméia existe cerca de 60 mil abelhas.


- Toda colméia possui uma fêmea que tem os órgãos sexuais completamente formados é a Abelha Rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia. A Abelha Rainha é a responsável pela reproduçãoda colmeia. 


- As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas.
- Quando a comida é escassa e geralmente no inverno, as abelhas operárias fecham as entradas e deixam os machos morrerem do lado de fora de frio e fome.

- Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as Abelhas Operárias são aquelas que de acordo com sua idade limpam a colméia, cuidam das larvas, produzem cera, constroem o favo, armazenam alimento e protegem a colméia. Pelo fato de viver em constante trabalho, vivem de um a quatro meses dependendo de seu cansaço físico. Os Zangões (em pouca quantidade), tem a função de fazer o acasalamento com a Rainha e garantir a reprodução. 


- A comunicação das abelhas é feita através de movimentos que fazem quando estão voando. Pelo cheiro elas descobrem o tipo de flor que armazena alimento, voltam à colméia e dançam para as companheiras indicando onde está o alimento.


- As abelhas produzem o mel, a geléia real, o pólen, a própolis e o veneno. O mel é conhecido desde a antiguidade, foi o único alimento doce usado pelo homem até quando foi substituído por açúcares. O mel é o único doce rico em proteínas, sais minerais, vitaminas, enzimas, dextrinas, aminoácidos e hormônios naturais e essenciais para a vida do homem. Possui ação antibactericida como poucos alimentos.


- A geléia real é o alimento da Abelha Rainha, contém quantidades significativas de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzima, substâncias minerais, substâncias biocatalizadores nos processos de regeneração das células.


- O pólen possui elementos indispensáveis para a vida de um ser vivo pelo fato de ter bastante vitaminas, proteínas e hormônio, mas em estudo realizado na França, percebeu o ganho de peso nas pessoas que usavam o pólen para algum fim. O pólen é conhecido como o pão das abelhas.


- A própolis é um poderoso antibiótico natural formado por ceras e resinas de brotos dentre outras partes de tecido vegetal. Leva ainda enzimas salivares e materiais inorgânicos. Possui ações bactericidas, antiinflamatórias, cicatrizantes, anestésicas e antifúngicas.


- as abelhas são incríveis pela capacidade de organização, localização de flores, armazenamento do mel em suas colméias, usam de todo o cuidado para que fiquem livre de qualquer contaminação.
O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores.


- As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça, possuem antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores.


- Quando se sentem ameaçadas, as abelhas podem picar animais eo homem utilizando o seu ferrão. A ferroada é dolorida e é injetado veneno. Embora este veneno seja inofensivo a grande parte dos seres humanos, pode levar a morte se uma pessoa for alérgica ou se uma pessoa não-alérgica receber ferroadas de grande quantidade deste inseto.


- A APICULTURA é o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las, convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real e própolis.
As abelhas melíferas são criadas em áreas onde haja abundância de plantas produtoras de néctar.


No Brasil a APICULTURA é muito difundida.
Pesquisando sobre a vida das ABELHAS pude constatar um belo exemplo de organização e trabalho entre esses pequeninos insetos...
Na minha casa sempre fiz uso do MEL DE ABELHAS e da PRÓPOLIS.
Fotos retiradas da INTERNET
Regina Coeli

26 de julho de 2010

Eu recomendo

A VIDA SECRETA DAS ABELHAS

Nos anos 60, no Sul dos Estados Unidos, os produtores de A VIDA SECRETA DAS ABELHAS, conceberam um universo que gira em torno de Lily (DAKOTA FANNING), garota que transita em 2 ambientes que podem ser divididos entre "um mundo perigoso" e " um lar harmonioso e feliz".


No primeiro, ela vive o inferno na mão do pai (PAUL BETTANY), um perfeito sulista branco, racista, bêbado e rancoroso.
A menina Lily, com 14 anos foge do convívio paterno com Rosaleen (JENNIFER HUDSON), a negra que ficou como sua mãe postiça, quando Rosaleen foi vítima de violência porque queria tirar o título de eleitor. 

Impelida por uma pista deixada pela mãe numa fotografia antiga, Lily e Rosaleen viajam para Tiburon, na Carolina do Sul, onde encontram uma espécie de rancho de paredes cor-de-rosa, onde é produzido o mel BLACK MADONNA (uma Santa cultuada pelos moradores daquele lugar).


A proprietária do rancho é Agosto (QUEEN LATIFAH), uma Apicultora cujo mel bem aceito pelo comércio, a faz ser amplamente conhecida como a melhor produtora de mel da região.


Agosto mora com suas duas irmãs, Junho (ALICIA KEYS) uma militante feminista, professora de música qualificada e Maio (SOPHIE OKONEDO) uma jovem mentalmente conturbada e excessivamente emocional, mas muito amada.
Essas três mulheres negras, educadas, inteligentes, compassivas e ricas, possuem suas próprias terras e negócios.


É lá que, entre cenários campestres, Lily encontra “um lar feliz”, descobre o poder do amor e da família, aprende a extrair o mel das abelhas, um mel que parece transbordar para fora da tela.


O êxito das apicultoras e o acolhimento recebido dá a Lily, uma oportunidade dela enfrentar os demônios do passado e traçar um rumo para o futuro.
Com um elenco de peso, o filme A VIDA SECRETA DAS ABELHAS, definitivamente, tocou meu coração.
Eu recomendo...
Regina Coeli

23 de julho de 2010

Um Nome de Origem Latina

As peripécias vividas com um Nome Latino

Logo após meu nascimento minha Mãe fez a escolha do nome: REGINA CÉLIA e como meu Pai não estava na cidade, lá se foi um compadre de meus pais até o CARTÓRIO DE REGISTROS providenciar minha CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
Ao dizer para o escrivão, um senhor já de cabelos grisalhos, o nome da criança, o mesmo disse:


“Que bom gosto, REGINA COELI – nome de origem latina que significa – RAINHA DO CÉU. Os pais devem ser muito católicos! Parabéns!”
O compadre da Mamãe meio sem jeito de discordar do Escrivão, confirmou o nome e retornou muito feliz com minha CERTIDÃO DE IDADE, contando o sucedido para Mamãe...


Tudo transcorreu dentro da normalidade até minha chegada na ESCOLA, isso há muitos anos atrás, ave!!!
Nessa época a matrícula era feita na 1ª série do Curso Primário.
Que alegria aprender a escrever meu nome: REGINA COELI, uma conquista de gente grande!!!


Mas as peripécias começaram a surgir quando eu tinha que dizer o nome e alguém tinha que escrevê-lo...
Mamãe ensinou que devia dizer REGINA CHELI (ou se puxasse mais para o Italiano poderia dizer: REDINA THELI).
Eu ficava desconsertada em ter que explicar a origem latina do nome (pois o Latim já era uma lingua extinta), e depois ainda tinha que soletrar os dois nomes para que a escrita saísse correta.
Eu via e ouvia diversas versões do nome:
REGINA CELI
REGINA CELLY
REGINA COELLY
REGINA CHELY
REGINA CÉLIA
REGINA COELHO
REGINA COLI
Mas o bendito REGINA COELI, não saia nunca!!
E eu ali esperando as pessoas refazerem a grafia do nome.


Eu só me sentia um pouco mais aliviada, quando participava das Missas que eram celebradas em LATIM e ouvia o afinadíssimo Coral da Igreja entoar magnificamente o:
Regina Coeli, laetare, alleluia, alleluia!!! Ou quando era rezada a LADAINHA DE NOSSA SENHORA, onde a RAINHA DO CÉU era enaltecida diversas vezes.


Fora disso toda vez que precisava apresentar meu nome para preenchimento de uma ficha, ou documento, tinha que me preparar para a soletração e explicação...
Nessa época eu ainda não tinha acesso ao TIO GOOGLE e quando me casei pensei seriamente em retirar o COELI (CHELI) do meu nome, mas como se tratava de um nome composto e Mamãe registrou os 8 filhos com nomes compostos, achei que seria uma indelicadeza retirar um dos nomes. Poderia manter REGINA sem o COELI, ou seja continuaria RAINHA, mas perderia o CÉU...


Cada nome possui um significado especial. Na maioria das vezes, este significado está diretamente ligado à sua origem e pode dizer algo sobre a personalidade da pessoa.
Fato considerado importante até existindo um ramo da lingüística destinado exclusivamente à explicação dos nomes: a ONOMÁSTICA - o estudo destinado a explicação dos nomes próprios.


Somente bem madura fui pesquisar sobre a origem e o significado do meu nome e então me senti agraciada: pelo seu significado tão bonito, pela escolha   indevida feita pelo compadre da Mamãe e reverti o que me incomodava em fonte de admiração...
Gosto do meu nome, tenho a maior paciência em soletrá-lo para as pessoas e ainda fico feliz em dizer a origem e o significado de REGINA COELI.


REGINA COELI: do Latim, significa Rainha do Céu - Indica voluntarismo e firmeza de decisão. É próprio de mulheres que, da mesma forma que os antigos sofistas gregos, usam os recursos verbais para convencer seus interlocutores.
Não vejo mais motivo de constrangimento, hoje vivemos em paz eu e meu nome. 

Regina Coeli 

21 de julho de 2010

Uma pimenta que não arde

Pimenta Biquinho
Ao receber de presente da minha querida NATHÁLIA a mudinha da PIMENTA BIQUINHO é que tomei conhecimento dessa espécie de condimento, isso aconteceu no ano passado...
Já de longe ela recende a pimenta-de-cheiro e o tom vermelho bem vivo reforça-lhe a pinta de arder como fogo, porém, à primeira mordida nota-se que era só ameaça, arder...


A muda plantada em um minúsculo vaso era tão pequenininha que me fez desacreditar em seu desenvolvimento...
Fui cuidando, cuidando com muito carinho, cuidado e ela ficou assim:


Tive que me ausentar de casa por duas grandes temporadas para acompanhar a Irmã mais velha em seu tratamento e ao retornar de uma delas, só encontrei um esmirrado talinho sem folhas, mesmo tendo a plantinha recebidos cuidados diários da RITA DE CÁSSIA minha afilhada, que cobriu minha ausência...


Levei um susto e tratei logo de paparicar minha mudinha da PIMENTA BIQUINHO e redobrei minha atenção para com ela.
As poucos novas folhas apareceram e senti que a muda estava crescendo novamente...


Que alívio! A PIMENTA  BIQUINHO voltava a vida com força total!!! 
O talo ia crescendo novas folhas iam surgindo...
Não é que numa manhã ensolarada descubro a primeira PIMENTA BIQUINHO no pezinho plantado no vaso???


Alegria!!!! Palmas!!! Muita emoção!!! Que delícia!!!
Acompanhar a revitalização da minha pequena mudinha, ver a primeira pimenta amadurecer me fez muito feliz!!! 
A natureza responde ao carinho que lhe é dedicado, não tenho dúvida...


Agora transplantei a muda para um vaso bem grande e minha PIMENTA BIQUINHO está assim:
Uma flor aqui, mais uma ali, nem sei quantas surgiram, pois elas se escondem entre as folhas viçosas...
O pé de pimenta está carregadinho de flores brancas e com algumas pimentinhas ainda bem pequeninas.


Tenho ou não tenho que ficar de queixo caído com esta visão???
Deixo aqui um carinho especial para NATHÁLIA que me proporcionou essa experiência tão agradável!!!
Regina Coeli

O que aprendi sobre a Pimenta Biquinho
 

Muito graciosa, é do tamanho da pitanga e tem um biquinho na ponta, que lhe dá o nome, é de se comer aos bocados, de tão saborosa que é.
A Pimenta Biquinho é de uma variedade da espécie Capsicum Chinense discreta, suave, não arde é classificada como PIMENTA BIQUINHO, assim como os pimentões e a Pimenta Americana e Cambuci.


Os pés atingem, em média, altura máxima de meio metro.
No período de inverno, entre julho e setembro, a produção da PIMENTA BIQUINHO é bem baixa.


Em época de chuva, o cultivo cai à metade, por isso, deve-se aproveitar o verão.
Essa espécie de pimenta ainda é uma novidade, pois começou a ser plantada em pequenas hortas, em Minas e Goiás, há menos de 5 anos.


E tudo parece ter surgido de uma mutação genética espontânea da Biquinho Ardida, velha conhecida dos mineiros. As sementes destes frutos, livres de capsaicina, a substância que faz arder, foram selecionadas e reproduzidas.


Logo, essas pimentinhas apareceram in natura em Feiras Livres ou Sacolões ou no Mercado na forma de conservas em vinagre.
Elas frescas são mais versáteis, mas em conservas são mais práticas.


A Pimenta Biquinho vem ocupando espaço cada vez maior, não só nas nossas mesas, mas também no campo, onde os produtores rurais acreditam em sua cultura como alternativa de investimento.


Uma das vantagens da PIMENTA BIQUINHO sobre as ardidas é que, apesar de todas oferecerem altos teores de betacaroteno (pro-vitamina A) e vitamina C, só a PIMENTA BIQUINHO pode ser comida em quantidade suficiente para ser considerada uma boa fonte destes nutrientes.


O Cultivo da PIMENTA BIQUINHO está se difundindo com grande rapidez.
Uma das vantagens de seu manejo e cultivo é que produz rápido e em grande quantidade. Para se ter uma idéia: a produtividade por pé pode variar de mil a duas mil pimentas.


Outra vantagem do cultivo da pimenta é o fato de não ser um produto perecível, ela dura até um ano depois de colhida.
Saiba como usar a Pimenta Biquinho:
- As frescas podem ser fritas em azeite de oliva, só até murchar, polvilhadas com sal e servidas como acompanhamento de carnes de porco ou de frango.


- Tanto em conserva quanto fresca, combinam com pratos agridoces, como salada de manga, ou geléias de pimenta (pura ou combinadas com outras ardidas)
- Nas saladas de folhas verdes e ardidas, elas oferecem ótimo contraste. Rúcula, agrião e mostarda são opções saborosas.


- Em espetinhos com carne seca ou queijo coalho (se for fresca, vale grelhar)
- Simplesmente como aperitivo, pura, enrolada em fatias de presunto cru ou recheadas com pingos de cream cheese.
- Sem as sementes e picadas, podem ser usadas junto com outras pimentas ardidas para dar cor sem tornar o prato muito ardido.

Regina Coeli

19 de julho de 2010

A ROSA PERDIDA


Uma estória de raro lirismo
Hoje eu acabei de ler A ROSA PERDIDA, o primeiro livro escrito por SERDAR OZKAN nascido na Turquia em 1975, formado em Marketing e Psicologia nos Estados Unidos.

Ele deu continuidade aos seus estudos de Psicologia em Istambul.
Desde 2002, SERDAR dedica-se inteiramente à escrita dos seus romances, que procuram o sentido mais profundo da vida.


O livro foi traduzido em muitas línguas, uma leitura envolvente que nos faz pensar em como as pessoas abdicam das coisas que gostam apenas para satisfazer vontades alheias e no fundo acabam deixando se ser elas mesmas, vivendo de aparências, deixando de olhar as coisas mais belas da vida...
A ROSA PERDIDA é um livro que ensina a busca de si mesmo...
A opinião que eu tenho de mim mesma deve ter mais espaço em minha vida do que a opinião que os "Outros" têm de mim...


Diana é uma jovem de 24 anos, rica, bela, inteligente e atraente, que está acostumada a ter tudo e todos aos seus pés. Mas, nesses últimos tempos, tem percebido que isso não é suficiente para que uma pessoa seja feliz. Sua mãe, pouco antes de morrer, lhe fala a respeito de uma irmã gêmea, Maria, que foi embora junto com seu pai. Essa revelação bombástica é seguida de um pedido - Diana deve encontrar essa irmã.

Com isso, a jovem de repente é levada a retomar o passado e buscar pistas sobre o paradeiro de sua irmã gêmea, através de cartas que ela teria mandado para a mãe. Ao buscar sua irmã, Diana acaba por encontrar a si mesma. E começa toda uma nova aventura.


A ROSA PERDIDA é um romance que retrata o amor e o lado universal do homem.
Uma história de um raro lirismo, A ROSA PERDIDA nos conduz a uma mágica viagem íntima no sentido da vida.
Eu recomendo a leitura desse livro.



Regina Coeli