Conhecendo mais sobre as Abelhas
Depois de assistir o filme: A VIDA SECRETA DAS ABELHAS despertei o interesse em conhecer um pouco mais sobre esses pequeninos insetos, pesquisei bastante e encontrei fatos curiosos e interessantes sobre as abelhas.
Compartilho com vocês algumas das minhas descobertas, sem a pretensão de fazer desse POST um tratado científico.
As abelhas são insetos que vivem agrupados em colônia dentro de colméias e são conhecidas há mais de 40 mil anos. São insetos extremamente organizados e trabalhadores. Em cada colméia existe cerca de 60 mil abelhas.
- Toda colméia possui uma fêmea que tem os órgãos sexuais completamente formados é a Abelha Rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia. A Abelha Rainha é a responsável pela reproduçãoda colmeia.
- As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas.
- Quando a comida é escassa e geralmente no inverno, as abelhas operárias fecham as entradas e deixam os machos morrerem do lado de fora de frio e fome.
- Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as Abelhas Operárias são aquelas que de acordo com sua idade limpam a colméia, cuidam das larvas, produzem cera, constroem o favo, armazenam alimento e protegem a colméia. Pelo fato de viver em constante trabalho, vivem de um a quatro meses dependendo de seu cansaço físico. Os Zangões (em pouca quantidade), tem a função de fazer o acasalamento com a Rainha e garantir a reprodução.
- A comunicação das abelhas é feita através de movimentos que fazem quando estão voando. Pelo cheiro elas descobrem o tipo de flor que armazena alimento, voltam à colméia e dançam para as companheiras indicando onde está o alimento.
- As abelhas produzem o mel, a geléia real, o pólen, a própolis e o veneno. O mel é conhecido desde a antiguidade, foi o único alimento doce usado pelo homem até quando foi substituído por açúcares. O mel é o único doce rico em proteínas, sais minerais, vitaminas, enzimas, dextrinas, aminoácidos e hormônios naturais e essenciais para a vida do homem. Possui ação antibactericida como poucos alimentos.
- A geléia real é o alimento da Abelha Rainha, contém quantidades significativas de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzima, substâncias minerais, substâncias biocatalizadores nos processos de regeneração das células.
- O pólen possui elementos indispensáveis para a vida de um ser vivo pelo fato de ter bastante vitaminas, proteínas e hormônio, mas em estudo realizado na França, percebeu o ganho de peso nas pessoas que usavam o pólen para algum fim. O pólen é conhecido como o pão das abelhas.
- A própolis é um poderoso antibiótico natural formado por ceras e resinas de brotos dentre outras partes de tecido vegetal. Leva ainda enzimas salivares e materiais inorgânicos. Possui ações bactericidas, antiinflamatórias, cicatrizantes, anestésicas e antifúngicas.
- as abelhas são incríveis pela capacidade de organização, localização de flores, armazenamento do mel em suas colméias, usam de todo o cuidado para que fiquem livre de qualquer contaminação.
O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores.
- As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça, possuem antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores.
- Quando se sentem ameaçadas, as abelhas podem picar animais eo homem utilizando o seu ferrão. A ferroada é dolorida e é injetado veneno. Embora este veneno seja inofensivo a grande parte dos seres humanos, pode levar a morte se uma pessoa for alérgica ou se uma pessoa não-alérgica receber ferroadas de grande quantidade deste inseto.
- A APICULTURA é o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las, convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real e própolis.
As abelhas melíferas são criadas em áreas onde haja abundância de plantas produtoras de néctar.
No Brasil a APICULTURA é muito difundida.
Pesquisando sobre a vida das ABELHAS pude constatar um belo exemplo de organização e trabalho entre esses pequeninos insetos...
Na minha casa sempre fiz uso do MEL DE ABELHAS e da PRÓPOLIS. Fotos retiradas da INTERNET
Regina Coeli