30 de abril de 2011

Conhecendo um pouco mais sobre as Formigas

Um Passeio pelo Jardim...

Muitas espécies de FORMIGAS constroem Formigueiros, autênticas obras de engenharia, normalmente subterrâneas, com um complexo sistema de túneis e câmaras com funções especiais para o armazenamento de alimentos, para a Rainha, o “berçário”, onde são tratadas as larvas etc.
As SOCIEDADES das FORMIGAS são organizadas por divisão de tarefas, chamadas castas.
A função da reprodução é realizada pela Rainha e pelos machos. A Rainha permanece no Formigueiro, é maior que as outras Formigas, perde as asas após a fecundação e durante toda a sua vida põe ovos.
As outras funções como procura de alimentos, construção e manutenção do Formigueiro e sua defesa são realizadas por fêmeas estéreis, as Obreiras, que possuem asas para maior mobilidade no Formigueiro.


As Operárias tomam conta da cria (ovos, larvas e pupas), fazem a limpeza do formigueiro e coletam o alimento. Já as Formigas Soldados guardam a entrada do Formigueiro sem descanso.
As FORMIGAS se comunicam geralmente por uma química chamada FERONOMAS.
Quando uma Formiga Obreira encontra comida ela deixa uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras Formigas no caminho de volta para a colônia.
O Formigueiro é sempre localizado por pontos de referência deixados na área e pela posição do sol; os olhos das FORMIGAS têm células especializadas que detectam luz polarizada, usados para determinar direção.


As FORMIGAS são úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga quando invadem as casas, jardins e campos de cultivo. As Formigas-Carpinteiras destroem a madeira furando-a para fazer os seus ninhos.
Algumas espécies, chamadas Formigas-Assassinas, têm a tendência de atacar animais muito maiores que elas para se alimentarem ou para se defenderem. É raro atacarem o homem, mas podem dar picadas muito dolorosas e, se forem em grande número, podem causar dano permanente ou matar por alergia grave.
As FORMIGAS geralmente atacam e defendem-se ferroando, por vezes injetando compostos químicos no animal ou pessoa atacada, em especial, o ácido fórmico.


As FORMIGAS aparecem em muitas Fábulas e Histórias Infantis da cultura ocidental, representando o TRABALHO e ESFORÇO COOPERATIVO, assim como AGRESSIVIDADE e ESPÍRITO DE VINGANÇA.
Em partes de África, as FORMIGAS são consideradas Mensageiras dos Deuses. Algumas religiões dos índios norte-americanos consideram as FORMIGAS como os primeiros habitantes do mundo. Outras usam picadas de FORMIGAS em cerimônias de iniciação, como teste de resistência.
Desde a etapa em que são ovos, até se tornarem adultas, as FORMIGAS duram entre 6 a 10 semanas. As Operárias podem viver meses ou até aproximadamente 3 anos.
Há uma grande diversidade de FORMIGAS: Formigas-Correição, Formigas da Amazônia, Formigas Pote de Mel, Formigas-Tecelãs, Formigas-Cortadoras, Formiga-Argentina, Formiga-Cabaça, Formiga-Caiapó, Formiga-de-Ferrão, Formiga-de-Novato, Formiga-Feiticeira entre outras...
A maioria das espécies de FORMIGAS domésticas, são altamente repulsivas ao Cravo da Índia, sendo este um bom agente para combater a invasão das Formigas.


Essas FORMIGAS são inofensivas... Eu as adquiri lá na cidade de NOVA LIMA-MG onde muitos ARTESÃOS fazem verdadeiras OBRAS DE ARTE, utilizando latas, ferro, zinco e objetos encontrados em ferro velho, muito valorizadas pelos visitantes e turistas.
Fiquei encantada com essas FORMIGAS, assim como BORBOLETAS, MOLDURAS PARA ESPELHO, FLORES e tantas outras peças maravilhosas confeccionadas com o mesmo material!!!
Elas são feitas nos mais variados tamanhos e são usadas para decoração de jardim, paredes de varandas, muros de quintal.
Mais tarde fiquei sabendo que as minhas FORMIGAS, um trabalho tão criativo foram feitas pelo Artista MÁRCIO FERREIRA, de Nova Lima.
Como o dindim estava curto não adquiri outras peças e nem tive a chance de conhecer quem faz peças tão originais...
Como essa MAMÃE FORMIGA e suas FILHINHAS não conseguem atacar minhas plantinhas eu as fotografei enquanto passeavam pelo meu Jardim... Uma graça, não???
Regina Coeli

25 de abril de 2011

Raggedy Doll

TROQUINHA RAGGEDY DOLL

Dizem que o raio não cai no mesmo lugar duas vezes...
No meu caso ele caiu e não fez estragos, pelo contrário só me trouxe alegrias.
Há precisamente 2 anos atrás eu experimentei emoções tão deliciosas quanto essas de hoje.
Logo que cheguei à COMUNIDADE CASINHA DAS BONECAS ela me acolheu com simpatia...


Fui visitar seus álbuns e me apaixonei por seus trabalhos, pela harmonia das cores, pelo capricho, criatividade e estilo próprio.
Na TROQUINHA DA BONECA NEGRA AFRICANA ela me tirou e deu um SHOW idealizando a BONECA NEGRA ABAYOMI = ENCONTRO FELIZ, especialmente para mim!!!


Seu carinho e preocupação em agradar-me, sensibilizaram-me e estabeleci com minha ABAYOMI uma amizade feliz e duradoura!!!
Quando participei do II ENCONTRO DA CASINHA DAS BONECAS em SÃO PAULO, ela me acolheu carinhosamente em sua casa na cidade de SANTOS – SP,  mesmo sem conhecer-me pessoalmente, atitude que para mim, NÃO TEM PREÇO!!!


Nesses 3 dias maravilhosos tive o privilégio de desfrutar de sua companhia e de seus familiares, algo que nunca esquecerei...
Agora outra surpresa gratificante!
O PANGARÉ EMILIANO chegou de fininho aqui na Casinha Viçosa, quando eu estava lá no centro da cidade e perdeu a chance de  ser fotografado, para aparecer na postagem.  



Quando li o nome da remetente da TROQUINHA, o coração bateu mais forte, seria mesmo verdade???
De posse da câmara digital minha fotógrafa particular – RITA DE CÁSSIA – pode registrar toda a alegria que precedeu meu 1º encontro com minha RAGGEDY DOLL.

- uma cartinha carinhosa que me fez engasgar...
 E muitos MIMOS que retratam o carinho dessa Amiga Querida:
- Três pacotes contendo moldes de BONECAS (um tesouro);
- Móbile com uma Casinha Country em tons de verde, para pendurar na entrada da Casinha Viçosa e dar sorte (um encanto);


- Botões em formato de flor, coração e linhas para bordar;
- Tecidos estampados em puro algodão, feltro em Poá tudo com um cheirinho delicioso...
Finalmente aí está minha RAGGEDY DOLL encantadora a AUTUMN - criada com muito carinho para mim...
Surpresa, fui descobrindo a riqueza dos detalhes:


- corpinho miúdo com tecido tingido, cabelinho ruivo atados com Maria Chiquinhas, sorriso largo, narizinho vermelho e olhar expressivo, vestido xadrez em verde musgo e bege (minhas cores preferidas) com renda grossa de algodão, botão avantajado como um broche, sapato pintado de preto com meia soquete bordada e decorada com minúsculo botão coral, bombacha em tecido de algodão bordado, uma graça!!!


Que maravilha vivenciar tantas emoções e sentir com tanta intensidade o carinho que uma AMIGA DE LONGE me dispensou, fiz com que o tempo parasse e eternizei esse momento mágico em meu coração!!!
Só me resta agradecer a dedicação e o zelo, da minha querida Amiga DUDE ROSSI da cidade de SANTOS - SP, uma ARTISTA DE PRIMEIRA GRANDEZA , uma pessoa que admiro muito. Vale a pena conhecer e adquirir uma de suas criações!!!
Estou muito, mas muito feliz com tudo isso!!!
Abração apertado,

Regina Coeli 

14 de abril de 2011

Lutar uma palavra vibrante...

Simplicidade: o melhor caminho para atingir a riqueza de espírito

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas - CORA CORALINA, uma das principais escritoras brasileiras, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.


Mulher simples, doceira de profissão, viveu longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produzindo uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
CORA CORALINA, senhora de poderosas palavras, escrevia com simplicidade e seu desconhecimento acerca das regras da gramática contribuiu para que sua produção artística priorizasse a mensagem ao invés da forma. Preocupada em entender o mundo no qual estava inserida, e ainda compreender o real papel que deveria representar, CORA CORALINA parte em busca de respostas no seu cotidiano, vivendo cada minuto na complexa atmosfera da Cidade de Goiás, que permitiu a ela a descoberta de como a simplicidade pode ser o melhor caminho para atingir a mais alta riqueza de espírito.
Livros e outras obras:


- Estórias da Casa Velha da Ponte (contos)
- Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais (poesia)
- Meninos Verdes (infantil)
- Meu Livro de Cordel

- O Tesouro da Casa Velha
- A Moeda de Ouro que o Pato Engoliu (infantil)
- Vintém de Cobre
- As Cocadas (infantil)

Sendo abril o mês de seu falecimento e como sua admiradora, deixo resgistrado no FAZ DE CONTA minha homenagem  a essa ENCANTADORA MULHER:  CORA CORALINA.
O QUE É VIVER BEM?


Um repórter perguntou à CORA CORALINA o que é viver bem?

Ela disse-lhe:

“Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice”. E digo prá você, não pense.

Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.

Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê.

O bom é produzir sempre e não dormir de dia.

Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.

Eu não digo nunca que estou cansada. Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros.

Então silêncio!

Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não. Você acha que eu sou?

Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.


Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.

Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor.

“Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!”

CORA CORALINA

10 de abril de 2011

Quem corre riscos é livre????


CORRER RISCOS

Rir é correr o risco de parecer tolo.
Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.

Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.
Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.
Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.
Somente a pessoa que corre riscos é livre!
Sêneca


Estou correndo muito mais riscos hoje e me me sinto bem mais leve, Sêneca tem toda razão!!
Agradeço as visitas e comentários carinhosos!
Grande abraço a todos, muito em breve estarei postando com mais assiduidade no FAZ DE CONTA... 
Regina Coeli

1 de abril de 2011

Seja bem-vinda YASMIN!!

1º de Abril de 2011

O mês de abril chegou e nesse início de tarde trouxe você... Não é mentira!!
Nossos corações estão em festa e vibram de alegria!!!
Seja bem-vinda YASMIN- flor branca, quase transparente, cabelinho farto, essência de anjo, amor maior!!


Seu nome vem do árabe e tem significado expressivo destacando a reserva, equilíbrio, perspicácia, confiabilidade e espírito analítico.


- Passa a impressão de uma pessoa muito inteligente e intuitiva, desde muito cedo é notória sua vocação por atividades intelectuais. Não se atrai por atividades desgastantes e de esforço físico.


- Alguém que valoriza a espiritualidade. Sempre envolvida com seus pensamentos pode passar a impressão de solitária. Séria, não aceita intimidades ou brincadeiras inoportunas.


- Possue um estilo todo próprio de fazer as coisas, e não se importa com o que digam ou pensem.

- Bastante reservada, torna-se difícil ter sua confiança, e guarda seus segredos sempre para si. Não se familiariza com encontros sociais, prefere sempre atividades que exijam concentração.


- Fala pouco, e evita comentários óbvios, nunca age com a intenção de impressionar, por isso só participa de conversas quando está embasada de sua observação e cuidadosa análise.


- Preocupa-se com o conteúdo e nunca com a forma.
A VOVÓ REGINA COELI traz flores brancas para você, pequeninas, grandes, cheirosas, originais, nobres, flores branquinhas como você...
Parabéns HUMBERTO! Parabéns CLAUDINELE!
Já estou chegando, para abraçá-los pessoalmente, me aguardem!!!
Com minha bênção e meu amor!
Regina Coeli