26 de fevereiro de 2011

UM SÁBADO AZUL

Cheguei...

Após percorrer 740km chegamos em ARAXÁ-MG.
Cansaço natural  motivado pelas 10 horas de viagem...
Pelo caminho meus olhos se encantaram com o Céu maravilhosamente azul, retratando a beleza de um belo dia de verão!! 


A mudança veio mais devagar e também já está aqui, Graças a Deus!!!
Achar o lugar adequado para cada móvel e utensílio vai demandar ainda um bom tempo!!! E coloca tempo nisso!!!
Toda calma, paciência, energia, foram evocadas para evitar o aparecimento do estresse.


Mas vou confessar que tudo o que mais desejo nesse momento é deleitar-me no aconchego de uma rede estendida ao ar livre, sem me preocupar com o passar das horas...


Ou acomodar-me sem pressa num sofá bem confortável, onde eu possa dar asas a imaginação e sonhar com a "CASINHA VIÇOSA" toda arrumada, aconchegante...





Ou mesmo com um dormitório muito lindo, com decoração suave , onde imperasse o bom gosto e o simples fosse preservado, onde eu pudesse desfrutar  essa nova etapa de vida ao lado da companheira de todas as horas minha Irmã/Afilhada Rita de Cássia...


Como tenho feito ultimamente, dei logo um jeitinho de colorir meu primeiro sábado aqui em ARAXÁ....
Vocês podem imaginar qual a cor desse sábado???
Isso mesmo! Vivencio mais UM SÁBADO AZUL!!!
Esse post faz parte da BLOGAGEM COLETIVA sugerida pela  TINA  lá do BLOG SONHAR E REALIZAR .
E então você não quer se juntar a nós?? Permita que seu SÁBADO se torne AZUL...

Regina Coeli

24 de fevereiro de 2011

Até mais Governador Valadares!

Depois de 56 anos, mudança de rumo...

Ainda não tinha completado 7 anos quando minha família aqui chegou vindo da cidade mineira de Muriaé berço natal de meu saudoso Pai e de um irmão.



Governador Valadares era ainda uma CIDADE tão MENINA,  quanto eu, mas já emancipada e conhecida como "PRINCESA DO VALE" e também pelo "CLIMA QUENTE" durante os 12 meses do ano.
Éramos uma família humilde em busca de melhores oportunidades para se viver...
Eu tive uma infância tranquila, com brincadeiras nos grandes quintais apinhados de frutas ou na porta das casas.
Algo muito prazeroso era ouvir o apito do TREM DE FERRO  anunciando sua chegada, ora carregado de minérios, ora repleto de passageiros que se deslocavam pela Estrada de Ferro Vitória/Minas.
Ali de pé perto da cancela ficava a imaginar como seria "bacana" fazer uma viagem  naquele TREM DE FERRO tão comprido...


Como é bom ser criança, tudo é motivo de festa e alegria!!
A imponência do trem me encantava e não me cansava de vê-lo chegar, deslizando devagarinho pelos trilhos com aquele barulhão!!!  Piuuu!! Piuuuu!


Em poucos minutos a Praça da Estação ficava lotada de passageiros e de outras pessoas que vinham recepcionar seus amigos e parentes, formando um delicioso burburinho... 
Meu Pai trabalhava na área comercial e nos criou com as dificuldades de um cidadão pouco remunerado, dai minha grande vontade de estudar para ajudar meus familiares tão logo conseguisse um bom emprego e estivesse preparada...
Iniciei meus estudos na Escola Estadual Prof. Nelson de Sena a melhor Escola Pública da época, muito limpa e organizada, com uma merenda tão saborosa e nutritiva, feita  para ninguém colocar defeito!


O Colegial foi feito no Instituto Imaculada Conceição, um educandário muito bem orientado pelas Irmãs Clarissas Franciscanas, cuja proposta pedagógica se baseia no:
- respeito à natureza;
- comprometimento com o saber científico e crítico, voltado para a realidade e formação do cidadão consciente e onde mais tarde meus dois filhos estudaram. 


Governador Valadares é uma cidade plana, e em décadas passadas um meio de transporte muito utilizado pelos valadarenses era a bicicleta.
Aqui quase todos tem ou já tiveram uma bicicleta.
Particularmente eu gosto muito de pedalar, o que me motivou a elaborar essa POSTAGEM,  dê uma olhadinha! 

Minha Adolescência foi muito tranquila, com direito ao "footing" = passeio a pé, para espairecer, flertar e descobrir os "gatinhos" na linda Praça SERRA LIMA, no centro da cidade. Um tempo mágico, muito romântico... 
Experiência que os jovens de hoje não desfrutam!!!


Aqui me casei e constituí minha pequena família.
Governador Valadares é berço Natal dos meus dois mais preciosos tesouros: HUMBERTO e RAFAEL. 
Exerci minhas atividades profissionais a princípio como Professora Primária, alfabetizando centenas de crianças, hoje engenheiros, médicos, dentistas , militares, diretores, professores, como eu fui. 
No SENAC/GV preparei e reciclei pessoas para o desenho das atividades  no comércio, no PRO-MENOR contribui para a recuperação e formação de adolescentes de baixa renda, um trabalho muito bonito que deixou saudade!!!



Fiz minha graduação e especialização na Universidade Vale do Rio Doce-UNIVALE exercendo por mais de 2 décadas as funções de Secretária Executiva, Assistente e Chefe de Gabinete, nos dois CAMPI e onde encerrei minhas atividades profissionais, depois de trabalhar por 40 anos.



Uma época de muito crescimento pessoal e profissional...
O trabalho era intenso não via as horas passarem, aprendi muito, alarguei meus horizontes, assim como conheci muitas pessoas interessantes... 
Na UNIVALE também trabalhou, por mais de 35 anos, minha irmã/afilhada - Rita de Cássia na área contábil e ainda hoje trabalha meu filho caçula, como Professor.



O tempo foi passando e a cidade foi construindo sua HISTÓRIA assim como eu também fui construindo a minha, com erros, mas graças a Deus com mais conquistas e vitórias...
Tive a oportunidade de morar em bairros diferentes, cada um com suas peculiaridades e encantos.


O caudaloso Rio Doce que corta Governador Valadares tem uma ilha muito bonita transformada em bairro, ligada a cidade por uma ponte.
Na ILHA DOS ARAÚJOS residi por muitos anos e desfrutei de paisagens maravilhosas, uma experiência sem igual!!!
Abri muitos espaços, conheci muitas pessoas, fiz muitas amizades, que conservo  carinhosamente no coração.


Muitos quilômetros antes de entrar no município, quem chega a Governador Valadares avista, ainda na estrada, o PICO DO IBITURUNA - em tupi-guarani PEDRA NEGRA, majestosa, encravada na planície por onde serpenteia o caudaloso Rio Doce, ela é ponto de referência para todos que por aqui passam.

O PICO DO IBITURUNA pode ser avistado de todos os bairros da cidade, de frente, de lado, as vezes retorcido, coberto de vegetação bem verdinho, ou acinzentado escuro, após um ato irresponsável das queimadas.
Da sua parte mais alta se tem uma das vistas mais bonitas da cidade.
Não há quem não se encante com tamanha beleza!!!

O pôr do sol visto do PICO DO IBITURUNA é um momento de rara beleza. A magia do entardecer se enche de brilho quando as luzes da cidade se acendem e transformam Governador Valadares numa cidade progressista.

Esse pico é conhecido como “Plataforma Mundial de Vôo Livre”, é o principal atrativo de fomento do turismo Valadarense. 
Pilotos nacionais e internacionais exibem com audácia e muita perícia suas ASAS DELTAS e seus PARAGLIDERS, nos céus de Governador Valadares fazendo manobras arrojadas deixando todos de "queixo caído" com tamanho espetáculo que vale a pena ser apreciado!!!

Com 1.123m de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, o PICO DO IBITURUNA  possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre.
Eu tenho um respeito muito grande por esse tesouro valioso que a Mãe Gaia com sua benevolência oferece de presente a todos. 

Além do vôo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura e é base de estudos e planejamento turístico.
Com seus 73 anos, a cidade pode ser considerada uma  JOVEM  METRÓPOLE,  tem tudo para continuar crescendo, para alcançar vôos cada vez mais altos...   



Como estou de partida para outra cidade das Minas Gerais deixo registrada minha singela homenagem a cidade de Governador Valadares.
Optei por levar comigo apenas as boas recordações daquilo que aqui vivi e aprendi ...


Desde a minha chegada nessa terra, ainda menina, fui acolhida de braços abertos!!!
Muito obrigada, Governador Valadares pela bonita história de amor que vivenciamos juntas durante tantos anos!!!
Que Nossa Senhora das Graças continue abençoando esse torrão e sua gente lá do alto do Pico do Ibituruna!!!
Até mais!!!Sentirei saudade!!!
Regina Coeli

21 de fevereiro de 2011

O que eu tenho não me pertence

Dividir para multiplicar...

Tudo o que eu tenho me foi um dia emprestado pelo Criador para que eu pudesse compartilhar com todos aqueles que de alguma forma cruzarem os meus caminhos.


Nada me pertence, uma verdade que acato e venho respeitando no meu dia-a-dia... Ninguém que se aproximou de mim foi por acaso, assim como não me aproximo dos outros sem uma razão. 
Sempre existe algo por fazer...


Ah! Como tenho aprendido com as experiências positivas e negativas da vida!!!
As experiências negativas que experimento acontecem por uma razão que muitas vezes eu não alcanço.
Nesses momentos me silencio e busco a proteção Divina e  evito "murmurar", pois pouco adianta e nada acrescenta...



Quando me sinto decepcionada porque uma pessoa não correspondeu as minhas expectativas, quando alguém me feriu, desrespeitou, trabalho no sentido de atenuar minha ferida, para que ela não se transforme em mágoa.
A mágoa bloqueia todos os canais de bênçãos, me impede de compartilhar o melhor de mim e de desfrutar da beleza da vida.



Cada um dá aquilo que tem...
Dai tenho procurado estar mais atenta, aberta, receptiva, para acolher melhor as pessoas que de uma forma ou de outra fizeram ou fazem parte da da minha vida.
Tenho consciência de que muito vou receber, mas também de que muito ainda tenho que partilhar...
 

Chega de "ACUMULAR" tesouros...
Os "TALENTOS" que recebi não me pertencem, não serão  enterrados. 
Agradeço diariamente ao Pai, tantas dádivas, cultivo com carinho cada uma delas,  procuro multiplicá-las e compartilho da melhor forma o que tenho descoberto e aprendido.


Hoje, mais do que nunca, tenho a absoluta certeza de que quando eu me for, a única coisa que vou deixar é a lembrança de tudo aquilo de bom que fiz aqui.
Sabem onde encontro inspiração???
Eu me inspiro no maravilhoso exemplo das flores que  sem estardalhaço: colorem, suavisam e perfumam o ambiente onde vivem.
Regina Coeli

14 de fevereiro de 2011

Fazendo ARTE na contagem regressiva...

Produção decorativa

No meio de tantas providências a serem tomadas para a mudança, não faltou um tempinho para deixar a criatividade rolar...

 
A cabeça ficava efervescente, as ideias saltavam catitas a procura de acolhimento e o processo da criação ganhou espaço e como resultado surgiram algumas peças decorativas para a nova COZINHA da "CASINHA VIÇOSA".


Na COZINHA nada melhor do que Vidros com Tampas de Crochê, Arranjos de Frutas, Baleiros, Peças Craqueladas, Biscoitos, Galinhas e muito mais...
Ai está em primeira mão, minha GINGER GIRL, graciosa, com suas colheres de pau prontinha para  executar saborosas receitas de: bolos, doces, massas e de tudo que engorda...

 
Numa aventura lúdica, os tecidos foram escolhidos e combinados resultando nesse composê chic, sem perder de vista os ares campestres.
Minha GINGER GIRL vai encantar a COZINHA da CASINHA VIÇOSA com esse sorriso maroto e esse olhar romântico.


Se lhe interessar saber como surgiram os BISCOITINHOS DE GENGIBRE dê uma passadinha por aqui.

As "PENOSAS CANTANTES" são minhas companheiras desde muito cedo.
Fico admirada como a criatividade das artesãs não tem limites...
Elas são muito procuradas para a decoração das copas/cozinhas.  




A cada dia descubro pela INTERNET uma nova maneira de  confeccionar as "PENOSAS CANTANTES": gorduchas, anoréxicas, coloridas, pintadinhas, com formas geométricas, de pernas e pescoço longos, de pernas curtas, com asas de fuxico,  rabos de fitilhos, lã, tiras de retalhos, vestidas garbosamente, sentadas em seus ninhos, penduradas, enfim cada uma com seu "charme pessoal"...


Desta feita optei por um MOBILE com as "PENOSAS CANTANTES" carijós,  gorduchinhas, bem coloridas, aproveitando aqueles retalhos pequenos com predominância do preto e branco.
Elas vão dar um toque de alegria na minha COZINHA, vão compor o ambiente com outras peças de madeira e cerâmica que já garimpei.



Lancei mão de umas frutinhas vidrificadas que já tinha há um bom tempo, montei os PORTA-GUARDANAPOS com argolas de madeira compradas em  loja especializada em Peças de Bijouterias.
Tão fácil de fazer, de efeito bonito e harmonioso, acabam valorizando a decoração  e o visual da  mesa de refeições!! 
estou contado os dias para colocar tudo no lugar... 
A COZINHA da CASINHA VIÇOSA vai ficar muito linda, não acham???
Regina Coeli
 

12 de fevereiro de 2011

Blogagem Coletiva - Sábado Azul.


Sábado Azul...

Semana corrida com muitos preparativos para a grande mudança de cidade...


Cansaço, muito cansaço, também não é para menos, ufa, ufa!!!
Mas nada melhor para espairecer e relaxar do que apreciar a natureza, em especial as flores que tanto amo!!!


E dessa feita a minha escolha para esse Post recaiu sobre elas nos mais variados tons de azul!
Ai estão elas, tão lindas, tão perfeitas, tão cheirosas para fazerem o meu e o seu SÁBADO AZUL.


Elas nos trazem PAZ e é essa paz relaxante o que desejo a todos vocês nesse sábado ensolarado de verão.
Que o nosso SÁBADO se torne AZUL como a proposta feita pela TINA lá do BLOC SONHAR E REALIZAR 

 
Se você quiser se juntar a nós, não se acanhe, seja muito Bem-Vindo(a) a essa BLOGAGEM COLETIVA - SÁBADO AZUL!!!!


Agradeço pelas simpáticas visitas e pelos carinhosos comentários...
Como é gostoso essa convivência saudável!!!
Regina Coeli 

9 de fevereiro de 2011

Você sabe o quanto é forte???


Um bom texto para reflexão nunca é demais... 
Com propriedade Aldo Novak chama a atenção para a força existente no interior de cada um, só você pode usá-la, quando achar que deve, quando achar que pode, quando achar que vai solucionar o problema...
Compartilho com vocês!
Tropeçar e cair

Todos tropeçam e caem, especialmente quando estão caminhando e buscando mudanças - seu caso.


Todos se machucam e sangram, por fora ou por dentro, mesmo quando querem somente viver a vida plenamente - seu caso.


Todos se sentem exaustos, um dia ou outro, e param a caminhada para descansar quando não conseguem dar nem mais um passo - seu caso.


Seu caso, meu caso e o caso de todos os que estão vivos. ..
Ninguém disse que nossa aventura de viver seria fácil, mas apesar dos tropeços, quedas, dores, tristezas, ferimentos, solidão e exaustão, ainda assim você é mais forte. Mesmo quando derrubado, ou derrubada, você pode levantar e continuar...


Você é mais forte do que suas aparentes limitações e a prova disso é que sente quando algo está limitando sua vida. Se não fosse mais forte, nem notaria.
Você é mais forte do que seus ferimentos, razão pela qual busca curar-se o mais rapidamente possível para voltar ao combate na vida, na família, na empresa, na escola ou onde quer que seja necessário o seu retorno.


Você é mais forte do que a tristeza porque, no fundo, deseja que ela se vá para dar lugar à alegria e felicidade.
Você é bem mais forte.
Mais forte do que pensam os outros, por melhor que conheçam você. Mais forte do que pensa você, por mais que acredite conhecer-se. Mais forte do que qualquer um sobre a Terra possa achar que você é.


Sua força não pode ser medida em aparelhos, não pode ser guardada nem vendida. Ela está ai dentro e só você pode usá-la, quando achar que deve, quando achar que pode, quando achar que vai...
Suas derrotas não são permanentes, como diz Marilyn vos Savant ao afirmar: “Ser derrubado é freqüentemente uma condição temporária. Desistir é o que a torna permanente”.


E você não vai desistir, porque você é mais forte, e sempre será mais forte!
Mostre isso ao mundo hoje e se, por qualquer razão, você tropeçar e cair, respire fundo, levante- se e não desista!
Desistir é o que torna toda derrota permanente... 
Levantar-se é o que torna toda derrota somente mais uma lição em direção ao seu imbatível sucesso!!!
Aldo Novak