15 de julho de 2010

Manifesto GRUPO CRIA

Maternidade Consciente

Visitando a minha querida Amiga LUMA tomei conhecimento de uma promoção muito interessante e fui conferir.
Procurem conhecer o trabalho dessas 5 mulheres, vale a pena!!


O Grupo Cria é a união de cinco mulheres, mães, esposas, profissionais, donas-de-casa, blogueiras, que se uniram a partir de seus blogs e que lutam pelo direito de exercer a Maternidade Consciente por meio da promoção da informação, conhecimento, educação, participação coletiva e troca de experiências pessoais em busca da emancipação feminina e maternal.
O objetivo delas é realizar projetos coletivos destinados a mães que tenham como princípios a participação coletiva, a liberdade, o diálogo, o espírito crítico e a apropriação de espaços sociais.




O MANIFESTO é primeira ação delas. Nele, expressam o que as uniu e o que as move e o que acreditam ser o anseio de muitas mulheres, mães ou futuras mães. E é também uma forma de saber o que nós pensamos  sobre os sentimentos delas. Ele é a base das ações, sempre coletivas, que pretendem empreender em prol dessa causa que abrange a maternidade consciente, participativa, transformadora, responsável e de respeito à infância. Para que ele serve? Para nos unir, nos comunicar com outras mães que dizem: “Sim, nós estamos prontas para lutar pela valorização da Maternidade.”
 


Essa história começou por meio das redes formadas no ambiente digital principalmente através do uso de ferramentas como blogs e listas de emails. Agora querem ampliar os relacionamentos e vínculos criados em todos os espaços públicos com objetivo de encontrar, conhecer e dialogar conosco e com novas mães.




CONSCIÊNCIA, RESPONSABILIDADE, INFÂNCIA e ATITUDE


Seus projetos são realizados para cumprir uma missão audaciosa: formar criadores de uma nova História. Sejam mães, pais, filhos e cidadãos. O principal ingrediente para essa missão chama-se paixão. Detalhe: uma paixão que não perca a medida da razão. Tornar-se uma Mãe do Cria implica estar disposta a sair do lugar comum, do lugar seguro. É preciso iniciar um processo que envolve entender a si mesmo, entender o outro e, a partir disso, atuar como uma mãe consciente, responsável pela sua própria realidade e crença. Cada mulher vai saber qual é a sua verdade. Nossa finalidade é sermos uma mãe sem culpa, no mínimo, com menos culpa.


Não têm respostas nem verdades prontas. Lutam justamente para que a Maternidade não seja resumida em fórmulas ou guias práticos, pois cada mulher é livre para buscar seu caminho e desenvolver sua história. No seu tempo, no seu ritmo e na sua individualidade?
Precisam de nossa resposta e o Manifesto é a forma que encontram de expressar o desejo e receber nossa resposta a este chamado. Fica o convite para que você seja com uma Mãe da Cria.

CLIQUE AQUI para conhecer o MANIFESTO e participar de se tornar se assim odesejar uma MÃE CRIA.
Regina Coeli

6 comentários:

  1. Nota 10, Regina! Ótimo apoiar a iniciativa. Também quero fazer parte deste grupo. Li ontem na Luma e agora aqui. Tenho que ler com calma o manifesto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que interesante lo que comentas, me parece una muy buena iniciativa, suerte!! besos

    Chelo

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Regina
    Achei bárbaro o post e muito inteligente os cartazes.
    Hoje não vou conseguir ler o manifesto, mas vou ler depois com mais calma.
    um beijo

    ResponderExcluir
  4. Regina, como me emociono com atitudes como a sua! Pois quem sabe o valor de uma mãe, não consegue ficar de braços cruzados! Nós damos duro, queremos o melhor para os nossos filhos e ainda assim, somos muito cobradas. Não conseguimos ser 100% em tudo, o tempo todo, não é mesmo!! Obrigada pela iniciativa, por escrever um post tão abrangente, se associar ao manifesto e passá-lo adiante!! Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Regina,
    É uma honra ter você nessa luta pela valorização da maternidade. Fico muito feliz com tudo isso e espero em breve poder dar ainda mais força e sentido a este post. Obrigadá pela visita lá no blog do desabafo, pelo apoio ao manifesto e por acreditar que juntas podemos SIM transformar a maternidade.

    ResponderExcluir